Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Carta emocionada de uma senhora de 93 anos à presidente Dilma!

Conspirações

Carta emocionada de uma senhora de 93 anos à presidente Dilma!

Em uma carta emocionada, Teresa Rosa Lurdes de Souza, aos 93 anos, faz a presidente chorar e prometer se esforçar mais para fazer um governo melhor! Será?

O texto apareceu na web em março de 2014 e relata uma carta que teria sido escrita por uma engenheira idosa e indignada com o governo da presidente do Brasil. O conteúdo exaltado da carta, dando um “puxão de orelhas” na Dilma, teria feito a dirigente do país chorar de emoção e prometer que iria se dedicar mais para melhorar seu governo.

Será que essa história é real?

Engenheira de 93 anos teria enviado uma carta que fez a presidente Dilma chorar! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Engenheira de 93 anos teria enviado uma carta que fez a presidente Dilma chorar! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdade ou farsa?

A suposta carta, que foi compartilhada centenas de milhares de vezes pelas redes sociais, mistura várias características de um boato digital:

  • Não é datada
  • Mistura fatos reais com falsos
  • Usa o nome de uma pessoa com um cargo importante (apelo à autoridade)
  • Trata de um assunto que interessa muita gente
  • O texto é confuso e incoerente
  • Possui um tom alarmista

Quem é ela?

Em primeiro lugar, temos que saber quem é a suposta senhora de 93 anos que teria enviado a carta à presidente (não se sabe quando a carta teria sido enviada). Uma busca por “Teresa Rosa Lurdes de Souza” só retorna sites e blogs que apenas copiaram esse mesmo texto. Nenhum jornal, revista, programa de TV ou de rádio conseguiu uma entrevista com essa senhora – uma suposta engenheira cujo o número de registro do CREA-RS não está cadastrado no site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul.

Só com esse fato já poderíamos encerrar as nossas pesquisas, concluindo que trata-se de mais uma farsa da web. Mas resolvemos tentar achar quem seria a senhora que aparece na foto que acompanha o texto apócrifo e, com a ajuda do leitor e amigo Goiano Braga, descobrimos que a velhinha de cara séria se chama Sra. Shirley e é avó de um fotógrafo norte-americano de Ilinois. A fotografia da vovó Shirley é de 2009 e foi roubada de um tutorial elaborado pelo fotógrafo para a criação de um menu para DVDs.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Analisando trechos do texto

Não vamos reproduzir o texto da suposta carta na íntegra aqui no E-farsas, mas vamos analisar apenas dois trechos que mostram que o autor dessa farsa usou algumas técnicas conhecidas aqui do nosso blog para disseminar hoaxes pela rede!

Em um dos parágrafos da suposta carta, temos:

[…]Meus bisnetos irão crescer em um país infestado por marginais, homossexuais, travestis, ladrões, comunistas, bandidos. Sorte deles se conseguirem ir embora desse inferno.

No trecho acima, o autor da falsa carta carregou no texto uma grande dose de preconceito, colocando no mesmo patamar marginais e homossexuais. Escondido por trás de uma personagem, fica fácil dizer o que quiser…

Mais adiante, a carta diz:

“[…]O seu chefe, Lula, é o maior ladrão da história desse país. Você sabia que ele é bilionário segundo a revista Forbes?[…]”

Aqui, o autor se apoiou em outro boato que circula pela web há anos e que já pesquisamos aqui no E-farsas. Em agosto de 2012, pesquisamos sobre a falsa notícia que afirmava que o ex-presidente Lula teria entrado para a lista da Revista Forbes dos 10 homens mais ricos do mundo.

Conclusão

A carta é falsa! Alguém criou a personagem, lhe deu um nome e um rosto (além de uma profissão), inventou um texto cheio de mentiras e espalhou pela web.

Continue lendo
11 Comentários

11 Comments

  1. Alexandre Aguiar

    17 de maio de 2014 em 8:14

    Escrever coisas deste tipo não tem problema. Cada um é responsável pelas m… que tem na cabeça.
    O problema são os outros estúpidos que acreditam nisso.

  2. Goiano Braga Horta

    17 de maio de 2014 em 9:58

    Parabéns, fenomenal! Sua análise vai além do esperado. A questão do preconceito foi muito bem explorada, porque, além de outros aspectos, põe a nu métodos que pessoas retrógradas utilizam para passar suas ideias atrasadas.
    Suas publicações têm me ajudado a ajudar outras pessoas a compreender que é preciso pesquisar as notícias e a evitar de repassar mensagens deletérias, mentirosas, enganosas e prejudiciais.

    • Gilmar Lopes

      17 de maio de 2014 em 10:03

      Eu é que agradeço pela ajuda! Abração!

  3. Franco

    17 de maio de 2014 em 12:37

    Quando falou em. choro de político já deu pra ver que era falso.
    Acreditem, essa gente não chora pelo povo. Não mesmo.

    • Pedro Rocha

      21 de maio de 2014 em 16:23

      Exatamente. Dilma nunca sequer se arrependeu de seu passado terrorista na VAR-Palmares e das mortes causadas por essa organização.

  4. MONIKE MARS

    17 de maio de 2014 em 22:20

    NAO MORO NO BRASIL A MAIS DE 25 ANOS ,ESTUDO CIENCIAS POLITICAS,MAS TENHO A MINHA PROPRIA OPINIAO. O JOGO POLITICO NO BRASIL CHAME SE “PERERECA NA PANELA ” COLOCA AGUA EM UMA PANELA E POE EM FOGO BAIXO,POE UMA PERERECA PARA COZER,AOS POUCOS SEM SENTIR ELA SERA COZIDA,QUANDO ELA TENTAR REAGIR SERA TARDE,CERTAMENTE ELA MORRERA,POIS SE TIVESSE TENTADO COLOCA LA EM AGUA FERVENDO ELA TERIA PULADO FORA ,ASSIM E O POVO BRASILEIRO ,CULTUA A CRENCA DO BOM POLITICO E ESQUECE SEUS VALORES QUANDO SE OFERECE BARGANHA PELO VOTO,INFELIZMENTE OS DEFENSORES NAO SAO PATRIOTAS E NEM ESTADISTAS ,SE O FOSSEM O BRASIL SERIA OUTRO E MUITO,MAS MUITO MELHOR QUE HOJE ,PRINCIPALMENTE EM DIGNIDADE.

    • Lucho

      18 de maio de 2014 em 16:10

      Ainda bem que precisamos de uma estudante de ciências políticas (se você disse que é estudante de ciências políticas, então eu acredito) para nos dizer o óbvio.

      Pena que no curso de ciências políticas não ensinam que se deve desligar o caps lock enquanto se escreve algo na Internet.

  5. Dudu

    22 de maio de 2014 em 9:40

    A mentira começou no “FEZ DILMA CHORAR”. Crocodilos não choram…. e o e-Farsas vai descendo a ladeira junto com o PT. Lamentável comentar essa “carta” como se fosse uma farsa. Não tem nada nela que seja farsa, a não ser o método de divulgação, de resto, a pura verdade que tanto irrita os “progressistas do passado”.

    • Renato

      30 de maio de 2014 em 6:29

      Incrível o número de pessoas que acham normal o pensamento de que “o fim justifica os meios”. Gente, botem na cabeça que MENTIR NÃO É NORMAL. Se na vida de vcs a mentira faz parte do dia-a-dia, na minha família isso nunca foi admitido. Por isso que tenho descrédito em políticos e advogados, que fazem da mentira parte integrante de suas vidas, como se fosse algo normal. Por isso a política e a justiça nesse país está desse jeito.

  6. Ozeas

    28 de julho de 2014 em 15:53

    Eu tenho pena dessas pessoas que dizem acreditar em Deus, mas o único “deus” que eles servem é a MENTIRA. Seja ela em maior ou menor grau. Deveriam ser humildes e pesquisar para ver se o que se diz por ai é verdade ou mentira. Mas a populaça ama a mentira. Desde os formadores de opinião até os mais iletrados. Os piores são os apedeutas inclusos no internet. Obrigado E-farsas por vcs existirem

  7. Fazendo_Justiça

    30 de setembro de 2014 em 14:05

    Aproveitando o espaço.
    A verdade
    Bem no inicio de 1995 Gaston Schwabacher teve a idéia de carteira eletrônica, quando ele teve que enviar dinheiro para os seus filhos, as crianças que não tinham uma conta bancária.

    Daí surgiu a idéia poderia ligar ou enviar uma mensagem para uma pessoa que poderia dar o dinheiro aos seus filhos.

    Pulando de alegria, poderia patentear sua idéia e assim o fez, n.PI9500345 patente.

    Agora há tantas belas imagens,demonstrado pelo Google, muitas alegrias ao ver o funcionamento do Google Wallet, invento patenteado de Gaston Schwabacher.

    Gaston Schwabacher, também faz parte da história de Sergey Brin – Larry Page e Google, ele não nega os méritos do Google.
    Mas Gaston Schwabacher merece receber seus direitos Carteira Digital (Google Wallet), patente n.PI9500345

    E Gaston Schwabacher,um Brasileiro nascido e Orinhos SP tem inúmeras outras patentes que o Google poderia desenvolver.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo