Título:

   
 

Status:

  Falso!
 

Publicado em:

  05 de maio de 2005
 

 

   

ICQ: 138013945Windows Messenger: luciene_gilmar@hotmail.com

 

Mensagem recebida em maio de 2005 - texto sem correção

   

Televisão
Grande, irmão!
Diogo, filho de Boni, acusa Boninho, diretor do Big Brother Brasil, de manipulação total do programa e afirma "Jean sabia que ia ganhar".
Francisco Alves Filho

Acostumado a meter o bedelho na privacidade dos outros como diretor do Big Brother Brasil, da Rede Globo, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, 43 anos, está no meio de uma polêmica que expõe o futuro da emissora. Seu irmão Diogo Boni, 26 anos, fez a denúncia de que o reality show global em sua quinta edição foi completamente manipulado. Os dois são filhos de um dos responsáveis pelo “padrão Globo de qualidade”, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, hoje dono da TV Vanguarda, afiliada da Globo em Taubaté, no interior paulista.


ISTOÉ – O Big Brother Brasil 5 foi manipulado?
Diogo Boni – Sim. Em dezembro, houve uma reunião com diretores gerais e patrocinadores da Rede Globo, onde a pauta foi a "O.F.

Em família: Boninho preferiu o silêncio. Boni (à dir.) faz cara de preocupação
ISTOÉ – O.F.?
Diogo Boni – (risos) Operação Fantoche. Esse foi o nome dado para o projeto, simbolizava a manipulação do programa sem que o público percebesse, achando assim, que a votação determinaria o vencedor.

ISTOÉ – Que tipo de manipulação ocorreu?
Diogo Boni – Manipulação de votos, edição de imagens. O vencedor do programa, Jean, já sabia que iria ganhar, os participantes já sabiam, a produção inteira sabia, já estava tudo acertado.

ISTOÉ – Explique o que ocorreu.
Diogo Boni – Não vou entrar em detalhes. Jean fazia aulas ministradas pelo diretor Wolf Maia na Oficina de Atores da Rede Globo desde 2002. Wolf e Jean já tiveram um caso, ele iria ser encaixado em projetos de novela em breve mas como surgiu o projeto "O.F.", Jean foi escolhido para isso. Não só ele como todos os outros participantes.

ISTOÉ – Porque houve uma manipulação de vencedor? O prêmio de 1 milhão de reais foi dividido?
Diogo Boni - Esse prêmio não existe, é "virtual". O valor público anúnciado como prêmio (1 milhão de reais) não chega ao valor que um patrocinador pagava por anúncio no intervalo do programa. Todos os participantes receberam quantias enormes de dinheiro.

ISTOÉ – Qual o motivo dessa denúncia?
Diogo Boni - A Globo não cumpriu com o prometido, fui apunhalado por trás pela minha própria familia e tenho como provar.

Leia a matéria completa e entrevista na integra clicando aqui.

Caso tenha dificuldades em acessar a página, clique no site abaixo:
http://www.terra.com.br/istoe/ 1843/artes/1843_bbb.htm.

 

    Aproveitando-se da grande audiência que o programa da Rede Globo, algum desocupado resolveu espalhar mais essa história falsa pela rede. Quem entrar no link que a matéria "reveladora" propõe dará de cara com o vírus Trojan.Downloader. VB.HF

    Segundo o dicionário Michaelis, "Trojan" vem da expressão "Trojan Horse" ou - aqui no Brasil - "cavalo de tróia". Trojan é um programa inserido em um sistema por um hacker que vai fazer executar uma função inofensiva enquanto copia informação de um arquivo classificado (confidencial) para um arquivo de baixa prioridade, que o hacker pode acessar sem o conhecimento autorizado do autor.

    Ou seja, enquanto você está vendo uma animaçãozinha ou umas fotos "maneiras" algum hacker está roubando suas informações pessoais... e você, nem tchum!

    A própria revista Istoé nega a autoria da mensagem. No site da Editora Três - que publica a revista - há os seguintes dizeres:

URGENTE, ATENÇÃO!

Circula pela internet um e-mail com falsa reportagem atribuída à ISTOÉ sobre o BBB 5. Esta mensagem contém um vírus perigoso para seu computador. A Editora Três, que publica a revista ISTOÉ, não se responsabiliza por este e-mail. Ao recebê-lo, apague-o imediatamente.

     Não é nova esse idéia de se utilizar do grande sucesso desse reality show para a disseminação de vírus. Em 2004, o E-farsas.com publicou uma pesquisa sobre um e-mail que circulava pela net na época: no e-mail o texto dizia (com muitos erros de português) que o seu destinatário havia sido escolhido para participar do programa e, para confirmar sua participação, precisaria clicar em determinado link e preencher um formulário. É claro que tudo não passava de mais uma farsa e mais um trojan.   

Se o programa Big Brother Brasil é uma farsa ou não, isso não sabemos! Mas a história que está no e-mail é falsa! A revista Istoé não publicou matéria nenhuma desse tipo.  Para não cair nessas armadilhas, mantenha seu antivírus sempre atualizado; nunca dê informações pessoais em sites desconhecidos; ao receber mensagens de remetentes que você não conhece, exclua da sua caixa de entrada. E, por último, cuidado com os arquivinhos anexos.

 Gilmar Henrique Lopes

http://www.e-farsas.com/corrente_big_brother5.htm

   Colaborou conosco o internauta: Marcos de Assis.


Site pesquisado:

- Revista Istoé - http://www.terra.com.br/istoe/ 


 

Envie seus comentários pra nós!

 


 

Se algum amigo lhe mandou essa corrente, clique e RECOMENDE ESSE TEXTO!


Você conhece alguma lenda? Sabe como foi feita? Então clique aqui e mande pra nós!

www.e-farsas.com - Gilmar Henrique Lopes - copyright ® 2005