Título:

  Ajude o pequeno Cleto. Cada e-mail = 10 centavos!
 

Status:

  Falsa!
 

Publicado em:

  27 de junho de 2004

ICQ: 138013945Windows Messenger: luciene_gilmar@hotmail.com

 

Recebida em fevereiro de 2002 (texto sem correções)

AJUDEM ESSA CRIANÇA!!!

Cleto (foto) é um menino de Bogotá-Colombia, com cinco anos de idade e desde os dois anos sofre de uma doença rara chamada "elefantiasis cumerdi", que devido a grande desnutriçao, tem provocado uma severa malformação de seus ossos.

Pedimos de todo o coração que ajudem. Vc deve estar se perguntando: Como? Reenviando este e-mail a todos de sua lista de endereços, porque para cada e-mail que é reenviado, Cleto receberá uma quantidade de dinheiro, a qual se destinará a ajudá-lo en sua recuperação e em suas terapias.

Cleto, mais que ninguém, e seus pais lhe agradecerão eternamente.


Atenciosamente.
 

 

    É incrível o fenômeno causado pela Internet: Informações trafegando em tamanhas quantidades e rapidez geram, às vezes, muita dor de cabeça!

    Mensagens como a de Cleto são as que mais dão trabalho para pesquisarmos devido à pouca quantidade de informações que há na corrente.

    No entanto, é possível fazer umas considerações com um mínimo de pesquisa:

    1- Não adianta repassar esse tipo de e-mail;

         É isso mesmo! Não há como saber por quantas pessoas o e-mail passou. Um exemplo disso é uma corrente antiga que pesquisamos - logo no inicio do E-farsas.com - sobre a pequena Raquel Arlington, uma menina com câncer que pedia para repassarmos seu e-mail para o maior número de pessoas e, com isso ela ganharia 3 centavos de cada mensagem repassada. É claro que a corrente era falsa.

    2- Quem é Cleto?

        Não descobrimos quem é Cleto e nem descobrimos se o nome do garoto da foto é esse mesmo. Sabemos que em alguns países de língua espanhola "Cleto" é uma forma diminuta do nome "Anacleto", mas isso também não ajudou muito, pois não encontramos nada com esse nome também. Se essa fosse uma campanha séria para arrecadar dinheiro, estaria sendo divulgada nos principais meios de comunicação, não é? Pelo menos em seu suposto país natal seria fácil encontrar algo a respeito dele, mas não encontramos nada! O menino provavelmente existiu, mas sua foto deve ter sido retirada de algum arquivo médico e espalhada pela rede com essa história fajuta. Como a maioria dos hoaxes, esse não tem nem o nome inteiro do menino e nenhum outro dado para contato.

    3- A foto parece ser real! Mas pára por aí.

        Sim, a foto parece real. Ao analisarmos mais de perto, podemos notar que não há nenhuma marca de retoque ou manipulação. Também pode-se ver que as sombras do menino são compatíveis com a parede do fundo.

    4- Se a fotografia é real, talvez a história seja verdadeira?

        Possivelmente, não! É muito comovente a história do menino deformado pela Elefantíase, mas - como sempre insistimos - não adianta ficar reenviando essas coisas. Não adianta nada. No site Encyclopedia.com podemos ver que a Elefantíase é um crescimento exagerado de certas partes do corpo e, em especial, os membros inferiores. Para quem gosta de termos mais específicos, essa doença é causada por uma série de problemas no sistema linfático. Ás vezes, quando ocorrem obstruções permanentes na correntes sanguínea paras esses membros, acontece o inchaço nos tecidos subcutâneos, deixando o enfermo com a aparência igual ao do menino da corrente. As pernas - que são as que mais sofrem com a doença - ficam semelhantes às patas do elefante e isso é que dá o nome à doença. O problema maior é o seguinte: Não encontramos o tipo de "elefantiasis cumerdi" em nenhuma página que trata do assunto. O tipo de Elefantíase mais comum é a elefantiasis filariana. Essa tal de Cumerdi não existe, ou não encontramos. Mas uma coisa é certa: essa doença não é causada pela má nutrição. Se fosse assim, só aqui no Brasil seriam mais de 80 milhões de pessoas com esse mal.

 

    5- só pra você ver como essa corrente já viajou por várias partes do mundo...

        Resolvemos colocar algumas versões dessa corrente que circulam pela rede:

 

Versão em espanhol (texto sem correções)

AYUDA A CLETO !

Cleto es un niño de Bogotá Colombia, cuenta con cinco años de edad y desde los dos años sufre de una rara enfermedad llamada elefantiasis cumerdi, lo mismo que en sus brazos debido a la gran desnutrición ha sufrido una severa malformación de sus huesos.

Te pedimos de todo corazón tu ayuda, como? reenviando este e-mail a cuantos corresponsales tengas en tu libreta de direcciones, por cada e-mail que se reenvíe, Cleto recibirá una cantidad de dinero la cual se destinará a ayudarlo en su recuperación y terapias.
cleto97@baracobauta.com

DE PASO AGREGO QUE TENEMOS QUE AGRADECERLE A DIOS DE ESTAR SANOS... HAY GENTE QUE ESTA MUCHO PEOR QUE UNO...

 

 

Versão em Inglês (texto sem correções)

 

CLETO IS A FIVE- YEAR- OLD BOY FROM BOGOTA, COLOMBIA.

HE IS SUFERING FROM A VERY RARE DECEASE "ELEPHANTIASIS CUMERDI", COMBINED WITH UNDERNURISHMENT CREATING MALFORMATION IN HIS BONES.

FOR EVERY PERSON FORWARDING THIS EMAIL, CLETO WILL GET MONETARY SUPPORT FOR HIS TREATMENT.

MAY GOD BLESS YOU.

   

  Quando receber e-mails desse tipo, não repasse. Mande pra lixeira. Não há nenhuma campanha de ajuda ao pequeno Cleto.

Gilmar Henrique Lopes

   Colaboraram conosco os internautas: Carlos Tonin, Neyla Guedes e Adriana Paula Ferreira


 

Envie seus comentários pra nós!

 


Sites relacionados nessa pesquisa:


Se algum amigo lhe mandou essa corrente, clique e RECOMENDE ESSE TEXTO!


Você conhece alguma lenda? Sabe como foi feita? Então clique aqui e mande pra nós!

www.e-farsas.com - Gilmar Henrique Lopes - copyleft ® 2004