Mais de 65% dos spams têm informações falsas.


    Nos Estados Unidos, por volta de 65% dos e-mails comerciais não-solicitados, mais conhecidos como spam, contêm algum tipo de informação falsa (do produto que é oferecido ao e-mail de retorno). É o que afirma a pesquisa da FTC (Comissão Federal do Comércio dos EUA).

    A comissão analisou mil mensagens e descobriu que 44% delas usa um e-mail inexistente de retorno para esconder a identidade do remetente ou uma linha de assunto sugerindo que o e-mail é a resposta a alguma mensagem que você teria enviado, por exemplo "Re: almoço amanhã". Isso induz o usuário a abrir o e-mail.

    Segundo a FTC, 66% das spams analisados provavelmente violam leis federais por se tratar de práticas comerciais ilegais, afirmou Eileen Harrington, diretora associada do FTC. "O spam é um grande problema de fraude e um dos que mais precisam de uma resposta agressiva das autoridades", disse Harrington.

    O volume de mensagens comerciais não-solicitadas explodiu durante os últimos dois anos, segundo a maioria das estimativas, e provedores de acesso à internet afirmam que gastam agora milhões de dólares a cada ano para combater a atividade.

    Apesar de muitas leis estaduais dos Estados Unidos exigirem a identificação "ADV:" na linha de assunto para caracterizar uma mensagem de propaganda, somente 2% dos spams pesquisados adotam tal prática.

    Mais da metade dos Estados dos EUA têm alguma lei contra spam, mas nenhuma lei nacional foi criada pelo Congresso. A FTC usou leis comerciais já existentes para interromper as atividades de 48 produtores de spam desde 1997.

    O Brasil ainda não possui leis contra o Span, existem algumas propostas em apreciação em Brasília, mas nada ainda aprovado. 

    "Sob a legislação atual e as leis propostas, somente governos podem sugerir processos", afirma Jason Catlett, presidente da Junkbusters Corp. "O envio de spam é um jogo de números e a única maneira de atingir os spammers é ter vários litigantes contra eles." 


FONTE:

- Folha Online


RECOMENDE ESSE TEXTO A UM AMIGO!               


Você conhece alguma fraude? Sabe como foi feita? Então clique aqui e mande pra nós!

www.e-farsas.com - Gilmar Henrique Lopes - copyright ® 2003