Fantasmas não existem!


14/06/2003


    Segundo o Jornal eletrônico Folha On-line, fantasmas não existem. Na verdade, até existem, mas não têm nada a ver com espíritos de outro mundo voando invisíveis por este em que vivemos.

    Quem diz isso é um grupo de psicólogos britânicos que publicou um estudo na última edição do "British Journal of Psychology". Para eles, os fantasmas não passam de uma resposta a estímulos ambientais.

    Mais de 400 voluntários participaram do estudo, que focou dois prédios reconhecidos no Reino Unido como assombrados: as catacumbas de South Bridge, em Edimburgo (Escócia), que seria lar do fantasma de um menino conhecido como "sr. Boots"; e o palácio de Hampton, em Surrey (Inglaterra), onde Catarina Howard, 5ª mulher do rei Henrique 8º (1491 - 1547), vagaria pelos corredores.

    Após caminharem pelos locais, cerca de 45% dos participantes relataram pelo menos uma "experiência incomum", como vertigens, dores de cabeça, náuseas e falta de ar. Eles também sentiram mudanças bruscas de temperatura e a existência de outra pessoa no ambiente, mesmo quando não havia ninguém.

    Os pesquisadores então mediram movimento do ar, incidência de luz e campos magnéticos nos prédios escolhidos. "Reunidos, esses relatos sugerem que as supostas assombrações não representam evidência de atividade fantasmagórica, mas são o resultado da resposta pessoal - talvez de forma inconsciente - a fatores normais", afirma o principal autor do estudo, Richard Wiseman.


FONTE:

- Folha On-line

Fotomontagem: Gilmar Henrique Lopes


RECOMENDE ESSE TEXTO A UM AMIGO!               


Você conhece alguma fraude? Sabe como foi feita? Então clique aqui e mande pra nós!

www.e-farsas.com - Gilmar Henrique Lopes - copyright ® 2003