O DIA DA MENTIRA 


    Segundo especialistas, há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. 

    Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. 

    As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

    Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".


    Tradicionalmente, supõe-se que as mentiras encerrem a meio-dia. Supõe-se que os feitos posteriormente tragam a má sorte ao perpetrador. Contudo, isto não é universalmente aceito, e muitas peças já foram praticadas depois do meio-dia.

    Alguém que não consegue aceitar os truques, ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento também deve sofrer com a má sorte. Também se diz que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o matrimônio, ou pelo menos a amizade dela.

    Outro mito ou a superstição diz que o matrimônio no Dia da Mentira não é uma boa idéia e que um homem que se case nessa data será para sempre controlado pela esposa.

    A Internet faz com que seja difícil de saber se uma peça é perpretada antes ou depois do meio-dia. Os fusos horários são diferentes em partes diferentes do mundo. O 1 de de abril (ou primeiro de abril) não acontece simultaneamente em todo o mundo.

    Pessoas não-residentes no ocidente pouco conhecem o o costume do Dia da Mentira e são mais vulneráveis a peças na internet.

    Muitas organizações de mídia propagaram inconscientemente ou deliberadamente peças no Dia da Mentira. Mesmo agências de notícias sérias consideram o Dia da Mentira uma brincadeira normal, e uma tradição anual. O advento da internet como um meio de comunicação mundial serviu para faciliar os traquinas no seu trabalho.

Peças do Dia da Mentira que ficaram famosas

- Ilha de San Serriffe: O jornal britânico The Guardian publicou um suplemento em que mencionava esta ilha ficcional. O nome da ilha vem de "sans-serif", uma família de tipos de letras.

- Plantação de espaguete: O canal de televisão BBC no programa Panorama apresentou em 1957 uma reportagem falsa sobre árvores de espa(r)guete. Muitas pessoas interessaram-se em plantar árvores de espa(r)guete em suas propriedades.
 


Links pesquisados:

- Texto adaptado do original retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira

-As 100 maiores mentiras de 1 de Abril de todos os tempos http://www.museumofhoaxes.com/hoax/aprilfool

- Snopes.com's website sobre lendas urbanas que fala sobre as origens do Dia da Mentira http://www.snopes.com/holidays/april/aprlfool.htm

- 1957: A BBC enganou a nação http://news.bbc.co.uk/onthisday/hi/dates/stories/april/1/newsid_2819000/2819261.stm

- The Fools Day - http://www.thefoolsday.com

Primeiro de Abril: O Dia da Mentira da série FOLCLORE, editada pelo Departamento de Antropologia da FJN - nº 255 - http://www.soutomaior.eti.br/mario/paginas/cur_1abr.htm


 


Você conhece alguma fraude? Sabe como foi feita? Então clique aqui e mande pra nós!

www.e-farsas.com - Gilmar Henrique Lopes - copyright ® 2003