AS FARSAS DO ESPORTE


A FARSA DO ARQUEIRO

Fato:

            Foi uma cena linda. Na cerimônia de abertura dos jogos das Olimpíadas de Barcelona, em 1992, o arqueiro espanhol Antonio Rebollo atirou do gramado  uma flecha incandescente e acendeu o fogo olímpico. 

Farsa:

            Mais tarde descobriu-se  a farsa: A pira se acendeu automaticamente, enganando milhões de espectadores em todo o mundo. Um cinegrafista amador filmou a cena do lado de fora do estádio. A flecha passou bem longe da pira. Há uma versão de que Rebollo fora instruído para atirar mesmo a flecha pra fora do estádio, pois se errasse o alvo e ela batesse na parte externa da pira caindo do lado de dentro, o vexame seria ainda maior.


A URINA

 Fato: 

         Em 1978, testes antidoping dos jogadores de futebol da Argentina não deram nenhum sinal de substâncias proibidas.

 Farsa:

            Jogadores de futebol da Argentina foram denunciados pelo jornal inglês Sunday Times. Dizia o Jornal que a urina para os exames a cada partida não era fornecida pelos jogadores, que ingeriam altas doses de anfetaminas. Um homem teria sido contratado só pra fazer xixi.


O LUTADOR DE BOX

Fato:

Durante dois anos e vinte lutas, o meio-pesado Manoel Borges subiu ao ringue para se profissionalizar no mundo do Box.

 Farsa:

Seu verdadeiro nome era Rui Barbosa Bomfim. É que ele estava foragido da Justiça com uma considerável ficha policial de assaltos, roubos e furtos, que lhe valeram uma soma depenas de 23 anos. Por isso ele teve de usar a falsa identidade. Ao se tornar profissional, Bomfim se apresentou à Justiça e passou a ocupar a cela 509, no Pavilhão 2 da Casa de Detenção de São Paulo. Porém, ele recebia autorização para sair em dias de lutas. Tornou-se campeão Brasileiro, até um problema no olho o afastar do ringue. 

 


A tocha Olimpica

O primeiro atleta a conduzir a tocha olímpica, o grego Savvas Saritzoglou, disse ter sido assaltado perto do monte Olimpo. Depois descobriu-se a farsa e o atleta confessou o roubo. Nos Jogos de Barcelona, a tocha passou pelas mãos de 9.661 pessoas durante 43 dias.

 


Você conhece alguma fraude? Sabe como foi feita? Então clique aqui e mande pra nós!

www.e-farsas.com - Gilmar Henrique Lopes - copyright ® 2003