today-is-a-good-day
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

OVNI sobrevoa os céus de Embu em São Paulo!

- Publicidade -

Várias pessoas avistaram um estranho objeto sobrevoando à noite os céus de Embu, no interior de São Paulo. OVNIS?

No dia 24 de julho de 2011, o vídeo abaixo foi postado no Youtube. As luzes rodando em volta de seu eixo formaram uma enorme circunferência e, segundo testemunhas, o “Disco Voador de Embu da Artes” (como foi apelidado) teria ficado várias horas no céu.

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/5Sf5cJ1Iba0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

ETs?

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Apesar de o vídeo ser muito curto e conter poucas informações visuais, aparentemente não há indícios de manipulação digital. No entanto, infelizmente, estamos diante de mais um vídeo em que não há nada de extraterreno nele!

Não se trata de um disco voador de outro planeta!

Em entrevista ao portal de notícias da Globo G1, as assessorias de imprensa da Aeronáutica, em Brasília, e da Polícia Militar, em São Paulo, disseram que não houve nenhum registro de ocorrência que envolvesse objetos voadores não identificados em Embu nos dia 23 e 24 de julho.

A teoria de uma visita de ETs em nosso planeta também foi descartada por estudiosos desses fenômenos como o presidente do Centro de Ufologia Brasileiro, Milton Frank (já entrevistado por nós aqui no E-farsas). Segundo Frank, Em 33 anos pesquisando casos de supostos contatos entre humanos e naves e seres de outros planetas, ele disse nunca ter tido uma prova da existência de discos voadores.

Inicialmente, alguns ufólogos apostaram na hipótese de que as luzes vistas em Embu poderiam ser, na verdade, um balão (desses de festa junina) com um tipo de iluminação mais elaborada. Isso explicaria muita coisa.

- Publicidade -

Porém, a explicação mais plausível é a do eolista Silvio Voce. Segundo ele, trata-se de uma pipa noturna.

De fato, as pipas noturnas ou kite leds existem mesmo, mas são relativamente novas aqui no Brasil. O site Spark Fun ensina como fazer sua pipa com leds.

Veja abaixo algumas dessas pipas que foram filmadas num festival em Bristol, na Inglaterra, em 2010:

[iframe: width=”560″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/3RfuMWaSoJ4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Próximo video, outros modelos de pipas noturnas:

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/zM0m_Oeod8k” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Nesse filme, podemos ver outras pipas noturnas. Dessa vez, aqui no Brasil – em Riviera de São Lourenço, litoral de São Paulo – em 2009:

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/dRncgHY32rs” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Para conhecer outros modelos dessa pipa, faça uma busca no Youtube por “Kite led”.

Por coincidência (ou não!), um mês antes houve um festival de pipas noturnas em São Paulo. Segundo esse site especializado em pipas, em setembro teremos um novo festival na cidade. Portanto, veremos em breve uma nova série de Óvnis nos céus do interior!

Update: 27/07/2011

caderno Pipa
Mecânico mostra caderno com desenhos da pipa com leds (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Parece que estávamos certos! O leitor do E-farsas Foguinho nos avisou nos comentários que a jornalista Juliana Cardilli, do portal de notícias G1, publicou ontem a possível origem do tal óvni de Embu. De acordo com a notícia, um mecânico de 42 anos de idade- morador de Embu – teria criado a pipa que enganou muita gente.

O mecânico afirmou que demorou cerca de 4 meses para projetar o brinquedo. Usando 32 pequenas lâmpadas leds alimentadas por uma bateria de celular, a pipa foi solta pela primeira vez no dia 23 de julho.

A matéria publicada no portal da Globo também conta que a pipa noturna foi criada para se testar várias formas de energia podendo também ser usada para se gerar eletricidade a partir da força do vento.

Alguns moradores próximos ao inventor acabaram “entregando” o mecânico, que tem a fama de ficar testando suas estranhas invenções pelas ruas da vizinhança.

 

Update: 8 de agosto de 2011

No último domingo, dia 7 de agosto, o repórter do programa Fantástico, Maurício Kubrusly, foi à Embu das Artes – na Grande São Paulo – para conhecer de perto o mecânico aposentado João Pelizari e suas invenções.

Na entrevista ao Fantástico, o mecânico e inventor contou que desde pequeno tem profunda admiração por tudo que voa e sempre teve como passatempo criar aviões de diversos materiais. Sua mais recente invenção – uma pipa que leva consigo uma armação de leds – chamou a atenção de muita gente que achava se tratar de um disco voador.

A pedido da produção da TV Globo, João fez outra pipa e em uma noite de bastante vento colocou sua criação no ar.

“… São 31 LEDs mais 15 no centro”, explica o inventor. “A estrutura é levinha: tem cerca de 50 gramas. O que mais pesa é a bateria de celular. A energia dela é para manter tudo isso funcionando. ..”, conta o mecânico.

E para quem estava duvidando que se tratava apenas de uma série de pequenas luzes de led, o inventor provou que sua idéia funciona e, depois de colocar sua pipa no ar, mostrou que o efeito é realmente assustador.

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/aGvxbw7DWKY” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Agora que o assunto está encerrado, cabe aqui uma observação do criador e pesquisador do  E-farsas:

Muita coisa acontece nesse mundo para o qual não temos explicação. Isso é fato!

No entanto, quando algum fenômeno como esse ocorrido em Embu das Artes acontece e temos a explicação, nossa obrigação é a de informar o que descobrimos. Não importa a fonte.

Não somos vendidos por citar essa ou aquela fonte (como sugerido em alguns comentários). Por exemplo, a TV Globo foi citada diversas vezes nas nossas pesquisas, pois os jornalistas entrevistaram ufólogos sérios – como o presidente do Centro de Ufologia Brasileiro – Milton Frank.

Outro detalhe importante a ressaltar é o fato de que um avistamento com essa repercussão gera um tipo de histeria coletiva. Um disco com menos de 1 metro de diâmetro virou, em pouco tempo, um objeto de mais de 150m! Tudo isso por causa do “quem conta um conto aumenta um ponto” (acho que é assim o ditado).

Encerro essas pesquisas aqui, até que outro dado pertinente apareça, com a sensação de dever cumprido. Mais uma vez, nossas pesquisas se mostraram corretas e, apesar da limitação financeira, conseguimos mostrar aqui que somente através de consultas simples na web podemos desvendar as farsas que nela circulam.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

112 COMENTÁRIOS

  1. Espertão você, né? Ok, é uma pipa. Faltou explicar como uma pipa ergueria as pesadas baterias de alimentação dos leds, durante dez horas. Você observou o tamanho e a intensidade dos leds dessa suposta pipa? Tenha certeza que não é qualquer meia dúzia de pilhas que iria alimentar aquilo durante dez horas, e, sem perder a intensidade do brilho! Vá se foder cara, acha que é sabichão?

  2. Desse jeito voce será contratado pela NASA, já que desvenda com tanta propriedade todos os enigmas do universo! Quero ver você ter coragem de liberar meu comentário anterior… aposto que vai apagar! Amanhã eu passarei aqui pra ver…

    Ah, antes que me esqueça, voce não explicou como a suposta pipa conseguiu ficar estática durante dez horas. Quem já empinou pipa sabe que ela não fica 100% estática no céu, por mais calma que esteja a brisa. Acho que a fraude aqui, é teu site.

    • Concordo totalmente com você, kra, é mesmo ele não explicou como o LED ta sendo alimentado…

      AH PROCURA UM PSICOLOGO MAIS TARDE TÁ…
      CÊ TA MAL DA KBÇA EM… KKKKKKKKKK

  3. E já que voce pesquisou no site da Globo (ótima fonte hein!!!! percebe-se o quanto voce é esperto), pergunte à Globo e à Record por que durante dez horas de filmagem nenhuma da duas emissoras enviou o helicóptero de reportagem ao local. Pesquisou no site de pipas e no site da Globo, mas não pesquisou se quer no site do Ministério da Aeronáutica. Espertão mesmo…

    • Só citei as matérias da Globo porque os repórteres entrevistaram pessoas sérias que conheço e confio! Caso as fontes não fossem idôneas, eu não citaria.

      • Gilmar, isso não é o bastante! Curto o seu site a um tempão… mas nessas explicações vc deixou a desejar!!! Vc já viu todos os vídeos, inclusive das outras emissoras?! Até parece que a Globo é fonte idônea!

      • Outa coisa que lembrei, o bom do e-farsas é dizer É FALSO! E não o que a turma tá postando por aí! Talvez vc tenha se precipitado em ter postado este post! É claro que vai aparecer alguém com uma solução para este caso. Realmente é algo incrível a princípio, mas como todo fake, se for, vai aparecer sim que é uma pipa, um balão, um aeromodelo(se bem q acho que não foi isso), ou outros tantos brinquedinhos. Mas volto a afirmar, vc se precipitou dessa vez!!!

      • E vc acha que qualquer coisa vindo da Globo são verdadeiras aqte as fontes que “eles” dizem que são sérias(…)? Amigo, tá na hora de vc acordar e deixar de ser mas um alienado!

  4. Que cara chato esse tal de “usuário”, pelo jeito ele também acredita em saci, mula-sem-cabeça, duendes, pé-grande e papai noel. Eu já empinei pipa e posso dizer que se deixá-las numa altura boa elas podem sim ficar estáticas ou quase estáticas, ainda mais a noite que o vento está mais ameno, e quem disse que o objeto no video está estático? Eu já soltei pipas a noite e sei o que estou falando, só não tinha luzes. O desinformado não sabe que luzes de led gastam menos energia e que somente pela intensidade do brilho não dá pra saber o tamanho de uma lâmpada, não quer dizer que ao vermos uma luz grande de uma certa distância que a fonte da luz também será igualmente grande.

  5. huahauhuahua… tem gente que se acha o esperto e nem conhece como um LED é econômico, podendo ficar horas aceso com pouca bateria…
    Parabéns pela matéria, me convenceu.

    • ô meu colega pt-BR, você viu no vídeo que não é UM led, são VÁRIOS? (se é que aquilo é LED…) E o senhor notou o tamanho deles? Tá achando que são LEDs de 5 mm desses de lanterninha? Pela altura que estava o objeto, aquele emissor de luz é muito maior que um LED !

      E o outro colega disse que bateria CR2032 alimentaria aquilo tudo… putz, você já pesquisou quantos mAh uma bateria dessa fornece? Menos de 100 mAh!! Certamente não alimentaria aquelas luzes todas durante dez horas. Teria que associar centenas de baterias daquela em série ou em paralelo e isto está fora da realidade para uma pipa.

      Obs.: não estou dizendo que é disco-voador ! estou dizendo que não é pipa, nem balão, devido às impossibilidades técnicas. Portanto, é um OVNI: Objeto Voador Não Identificado. Mas infelizmente tem gente inculta que acha que OVNI é nave extra-terrestre.

      E tem gente que pensa que pode exlplicar tudo, sem nenhuma demonstração científica, sem cálculos, apenas porque a Globo disse que é uma pipa. A Globo é uma fonte idônea sim… idônea com quem pagar mais !! Mas obviamente se o dono do site já esteve no programa do Jô, ele vai puxar a sardinha para a Globo… quem sabe a Globo o convide novamente.

  6. esse “usuario” é um ignorante. Vai dizer então que o segundo vídeo é uma invasão completa, né? Meu Deus! Ovnis de todos os tamanhos e formatos! Todos invadindo a Terra ao mesmo tempo!

    • Eu não disse que é uma nave extraterrestre ! Eu disse que é um OVNI: Objeto Voador Não Identificado, ou seja, não é uma pipa, nem balão, pois ninguém provou cientificamente que seja algum destes objetos ! Enquanto não se provar nada, continua sendo um OVNI ! Eu é que sou o ignorante né? Minha filha, se liga!

  7. Cara, esses argumentos estão fracos mesmo.
    Como o citado eu esperava mais, estou com um olhar cético sobre esse caso.
    Mas pipas não giram, tem aquele video mas é diferente a forma que o led finge girar(são todas acesas e não apenas uma ou duas), tem o flying wheel mas parece (pelo que vi) que chega a uma altura limitada.
    Esperava algo mais “profissa”!!!

    • Esperava algo como vários artigos detalhados ao ponto de qualquer um desacreditar naquilo que lhe é mostrado.
      Fora isso parabéns pelo site que é excelente!!!!

      • Realmente, o site é excelente! Mas toma cuidado com informações de terceiros!!! O ideal é ir a campo, mas sei das suas limitações pq já assisti uma entrevista tua no Jô que vc comentava que nem todos os assuntos dá pra vc ir a campo! Espero que vc não tenha lançado essas informações pra não ficar pra trás!

  8. é claro q o e farsas esta certo, que negocioé esse de disco voador e et, e vida em outro planeta, isso é coisa de evolucionista, nós fomos feitos à imagem e semelhança de DEUS, se existisse vida em outro planeta nòs seríamos seres de segunda classe, isso é balela, vida alienigena nao existe, qualquer coisa que dê sustância a isso esta relacionada à demoniologia e coisas do gênero.
    abraço

    • Meu caro,
      O evolucionismo não pode mais ser contestado. Não é uma teoria, é fato. Cada vírus que nos ataca todos os anos com novos tipos de dengue é uma mutação de um vírus anterior. Isto é evolução. Darwin nunca falou sobre evolução, escreveu sobre adaptação das espécies. Com o passar do tempo, seres vivos mais adaptados se reproduzem, menos adaptados desaparecem. Não há como negar isto, basta estudar um pouco. Não há demônio nenhum envolvido. Ursos polares são brancos, ursos das florestas são castanhos, é simples assim.

  9. {…}esse “usuario” é um ignorante. Vai dizer então que o segundo vídeo é uma invasão completa, né? Meu Deus! Ovnis de todos os tamanhos e formatos! Todos invadindo a Terra ao mesmo tempo!{…} – RAXEEEII!!! husahsuhaushaushuashuas

  10. Como tem gente chata por aqui. Não têm a mínima educação e postura ao discordar do site. Independentemente da posição deveria tratá-lo com respeito e polidez, ao inves de ficarem o atacando sem razão alguma.

    Aliás, bom trabalho!

  11. Quem está criticando é porque tem algo melhor pra exibir.

    Hey, ‘Usuário’ (porque não se revela pro pessoal? Medo?) se está tão confiante no que diz, por que não tenta provar tudo o que disse então?

    Falar se escondendo através de um computador é fácil.

    • Kenji, nao tenho tempo para criar perfil, prencher longos cadastros e muito menos, colocar fotinho como você… Por praticidade, usei um perfil anônimo para dar minha opinião neste site. Aliás, nem sei porque estou perdendo meu tempo para lhe dar satisfações. Preocupe-se com o assunto principal: o objeto voador, e não com a minha vida!

          • Infelismente vc acreditar no que se fala aki, vc é mais um perdi, um manipulado que aceita que todos dizem, realmente isso me descepciona em vc amigo!

          • É mais coerente acreditar em algum fato que tenha explicação e comprovação científica, mas ainda não encontrei isto nas explicações dadas neste site.

            É simples e cômodo dizer: é uma pipa e pronto acabou. E como prova, mostrar um corpo sem rosto, segurando uma folha de caderno com uns rabiscos de pipa, de uma reportagem de terceiros que você pegou de alguém que nem é especialista para falar do assunto e emitir parecer técnico.

  12. Apresentem de novo a pipa da Globo ou do mecânico, e que lea esteja acima das nuvens de que fique de 6 a 7 hs no ar do mesmo jeito, e desapareça sem deixar vestígios. Se isso não acontecer, o povo está certo era um objeto voador não identificado.

  13. Pela distância em que o objeto se encontrava, não dava para ele ter menos de 100 metros de diâmetro. Esse é o problema a ser solucionado. Tem uma reportagem na Record em que um senhor de nome Carlos, que estava no local, levou um telescópio e afirmou categoricamente que não viu o corpo da pipa pou balão, que não tinha condições de ter apenas três metros de diâmetro conforme afirmou o ufóloco Claudeir Corvo na matéria do Bom Dia Brasil.

  14. Sr. usuarios meu nome é Cringer sou de fonte confiavel que estava no local com binoculo e telescópia e ao me entrevistarem fui bem claro e especifico no que vi. Se não é de conhecimento dos senhores tudo e qualquer objeto que venham a sobrevoar o espaço aereo teria que ser imediatamente identificado nos radares uma vez que, ali aonde foi visto tal objeto por mim e por mas de 30 pessoas é rota de trafego de aeronaves tais como aviões e helicopteros diariamente.
    Diante da Repercurssão nascional e mundial com certeza foi dada alguma ordem para que descartazem tal objeto sendo um disco, satelite ou etc………., de forma que falarmos ser um pipa com Led não causa impacto nenhum na sociedade.
    Infelismente é isso…………. Feliz de mim e daqueles que

  15. Não sei se os sabichões de plantão criticam tanto o trabalho do e.farsas por acreditarem cegamente em ETs verdinhos e gosmentos (que desperdiçam o tempo deles voando os ceus da terra sem entrarem em contato com o ser humano) ou se são pessoas que não gostam que os outros saibam mais que eles! Affe –‘

  16. Caro usuário, não é porque o sr. não acredita na versão apresentada do fato que o sr. tem o direito de duvidar e menosprezar o trabalho desenvolvido pelo e-farsas. Se voce não acredita nas explicações, então não visite mais o site ou se deseja visita-lo, coloque os seus pontos de vista de uma maneira que colabore com o autor, e não que menospreze o trabalho dele.
    Agora na minha opinião, também é dificil de me convencer de que são leds, mas é a explicação mais racional até agora, e não é só porque saiu na Globo quer dizer que seja totalmente falsa. Até que alguem apresente outra versão mais racional, a que o Gilmar apresenta na pesquisa tem que ser considerada como uma boa explicação para o fenomeno. E se for comprovado que não são pipas, com certeza o Gilmar atualizará essa matéria, como fez com outras.

    • Se o dono do site não consegue explicar, comprovar e demonstrar cientificamente que o objeto é uma pipa, então, que não emita nenhuma opinião, ou que simplesmente, diga:

      é um Objeto Voador Não-Identificado,

      e aguarde por quem puder comprovar cientificamente o fato.

      Obs.: uma foto de uma pessoa (que nem mostra o rosto) segurando um caderno com desenhos de pipas, não prova nada! Isto não é Ciência! Povo brasileiro, vamos acordar!!

      Na reportagem é afirmado que uma bateria de celular alimentou os supostos leds. Onde está a demosntração científica desta afirmação?

      Onde estão os cálculos? Cadê a aplicação da primeira Lei de Ohm, para provar que x leds, consumindo y miliamperes, durante z horas, poderiam ser alimentados por uma bateria de w mAh ?!?!

  17. engraçado! porque ninguem questiona o sistema falho da aeronautica em detectar tal objeto . E porque eles nãO MANDARAM AERONAVES PARA INVESTIGAR, UMA VEZ QUE TAL OBJETO FICOU NOS CÉUS DO EMBU POR NO MINIMO 8 HORAS. NIGUEM TEM PEITO PARA QUESTIONAREM. é ISTO MESMO. ME RESPONDAM!!!

    • Acredito que a aeronáutica não iria mobilizar nenhum efetivo para um local onde não há nenhum registro nos radares, ou seja, não iriam mandar aviões para verificar um céu vazio!

      • E se fosse um avião militar invisível aos radares? Aeronaves deste tipo existem de fato, desde os anos 90 do século passado, vocês sabem! Inclusive, algumas são invisíveis aos radares e não-tripuladas.

        Colega, o céu não estava vazio!!!

        Havia de fato um objeto voador que não foi identificado até o momento, nem mesmo pelo próprio Ministério da Aeronáutica.

        Você escreveu:

        “…verificar um céu vazio”

        Então o que todos viram, foi uma miragem?

        Desculpe a sinceridade, mas você é um curioso, um cara “esforçado”, que tenta explicar as coisas, mas te falta fazer Ciência de verdade, para dar explicações aceitáveis.

        Não fique zangado com este comentário, por favor.

  18. Então volto a dizer! Estamos com um sistema totalmente falho no que diz respeito ao nosso espaço aéreo. Pessoal me explique porque ja que localizaram o autor da façanha. pede para ele apresentar o tal objeto. E vou mais loge. porque este mecanico ou construtor de pipas com leds, não se identifica assim como todo sque viram até agora identificaram tranquilamente. concordam. pois assim tudo isso facaria facilmente resolvido e explicado.É simples.

    • é… de fato, o fato do mecanico não querer que divulguem seu nome dá margem para várias teorias! Segundo pude averiguar, ele não quis aparecer pois está afastado pelo INSS por motivo de saúde. O medo dele é de que o instituto acabe com a sua aposentadoria.

    • As pessoas acabaram criando algumas histórias em cima de alguns segundos de um vídeo! Mesmo as testemunhas locais tendem a aumentar um pouco o que viram! Isso é normal!

  19. Eu acho que era apenas o ET Bilu do projeto portal,brincando com sua pipa cheia de leds que ele trouxe do seu planeta…esse ET Bilu hein!…só apronta!
    Procurem conhecimento!

    • Eu já tenho acompanhado o E-Farças a muito tempo, e realmente é um site de utilidade pública. Mas nesse caso especifico ficou claro que os argumentos não são convincentes. Em primeiro lugar no site do G1 mostra apenas uns LEDs na mão do mecânico com um caderno com os desenhos do projeto, essas imagens em si não provam nada onde tá a pipa original, alguém seria capaz de reproduzir uma outra com toda a fidelidade da primeira? (pq os exemplos mostrados das kite leds não chegam nem perto da complexidade dos movimentos da outra) As luzes de led da pipa do terceiro vídeo piscam de forma a simular o movimento de rotação, mas o efeito não chega nem perto dos da pipa original a qual parece estar realmente girando. Fora isso tem todos os outros questionamentos como o tempo que permaneceu no ar, a estabilidade ect. O fato de que a aeronáutica não registrou nada diferente na quela noite não quer dizer nada pq simplesmente eles pode não estar falando a verdade. Na verdade eu acho que o comportamento normal de q

  20. A melhor forma de fazer as pessoas perderem o interesse por determinados assuntos é noticiar o caso de maneira cômica, como foi feito e depois da uma explicação meia boca pra satisfazer o publico em geral e dar o caso por encerrado. Mais a verdade é que eu me senti meio lesado vendo as pessoas querendo me fazer acreditar na teoria da PIPA. Resumindo aquilo pode ser qualquer coisa menos uma PIPA.

    • É bom lembrar que os assuntos pesquisados no E-farsas nunca são fechados pra sempre! Caso haja alguma novidade no assunto, faremos um update no texto! Valeu!

      • Apenas uma contribuição, sem juízo de valor. Ainda mais porque eu mesmo já vi OVNIS e vi um em extrema velocidade e numa proximidade do solo incondizente a um avião a jato às 5h10 do dia 22/07/11 na estrada Campos X São Fidélis (RJ-158). Reitero: Objeto Voador Não Identificado. Daí para ser uma nave interplanetária com seres inteligentes é um abismo! Poderia ser um meteorito, ou não!

  21. Não vou negar, essas pipas noturnas realmente ficam parecidas com “discos voadores”. Mas será que agora TODO avistamento será, na verdade, de uma pipa noturna?

    Se o cara não quiser se identificar, que não se identifique, mas que pelo menos mostre a dita pipa – por que a Globo não pediu para que ele a mostrasse, ou que fizesse-lhes uma demonstração para eles gravarem?

    Creio que, até que seja feito o que eu disse acima, este caso ficará igual ao dos círculos nas plantações: haverá aqueles que dizem ser algo terrestre, haverá aqueles que dizem ser algo extraterrestre.

    …mal posso esperar para ser abduzido por uma pipa! xD

  22. Sobre a matéria em si, o Centro de Ufologia tem registros diversos de experiências visuais e o Brasil é um dos países mais pródigos do mundo em avistamentos. O que é raro é a prova física, e deve ter sido isto que o presidente citou.

  23. Senhores, NENHUM de vcs pararam pra pensar que o unico tipo de nave motorizada que precisa se identificar visualmente são aeronaves comerciais.
    Vcs REALMENTE acreditam que uma espaçonave que veio voar sobre uma cidadezinha do interior paulista PRECISA MESMO ter esse TANTO de luz? Se eles querem tanto se identificar, QUE POUSEM LOGO NA PRAÇA.
    Seus imbecis. Alienigenas que por ventura sobrevoarem o espaço aéreo terrestre NÃO PRECISAM DE LUZ NAS SUAS NAVES.

    Outra coisa… A noite em Embu não tem 12 horas. como essa porra podia voar 12 horas no céu? Só um IGNORANTE pra cair nessa conversa.

    E pra finalizar: um boeing 747 tem 76 metros de comprimento. Vc ALGUMA VEZ na sua vida esteve EMBAIXO de um Boeing 747? É UM ABSURDO de tamanho. Vc chega a acreditar que aquilo JAMAIS levantaria vôo.
    Vc REALMENTe acha que um objeto voador teria 150 metros e seria gravado assim nessa filmagenzinha MIXURUCA? Tenha dó. Vcs não sabem o que é 150 metros. Deve ser o mesmo tipo de perdedor que diz que tem 25cm de pau.

    • E você já parou para pensar, que se porventura existir um aparato voador de outra civilização, ele pode emitir luzes devido à sua propulsão, e não para “se mostrar” nos céus. A turbina de um avião emite luz, mas não é para dar show de luzes, é para fazer o avião adquirir velocidade.

      Obs.: não estou dizendo que o objeto de Embu é nave espacial. Até o momento é um objeto voador não-identificado.

      E um objeto de 150 m é realmente grande desde que você esteja perto dele, mas se o objeto estiver a uns 3000 m de altura, vai parecer pequeno. É um conceito simples de relatividade, que as pessoas que têm noções básicas de Física, sabem.

      O objeto do Embu não estava “sobre” a cabeça de ninguém, ele estava muito alto, portanto, pode perfeitamente ter dezenas de metros de diâmetro.

  24. hsuahuah…COMENTÁRIOS FAIL! Só o Update já encerrou com o assunto desse pessoalzinho que jurava ser um OVNI e ficaram inventando histórias para se auto-enganarem.

    100m? kkkkkkk Faz-me-rir. Povo ignorante. Esses que deveriam ser abduzidos por ET’s…mas eu ficaria com dó dos ET’s, pois estariam fazendo teste com gente que não tem cérebro.
    kkkk FAIL!

  25. O estranho é a tal reportagem não mostrar o rosto, nem o nome do mecânico que criou a suposta pipa, muito menos mostrar a tal pipa que ele soltou naquela noite. Na reportagem que aparece ali em cima, vi apenas uma folha de caderno com uns desenhos, e isto por si só, não prova que aquele objeto voador era uma pipa.

    Enquanto não fizeram uma reportagem séria, em que mostrem esta pipa em terra firme e provem que realmente era ela quem fez aquele efeito luminoso, este caso ainda continuará sendo tratado como um OVNI.

    Atenção: não estou dizendo que eram alienígenas! Estou dizendo que continua sendo um OVNI: objeto voador não identificado.

  26. Este rapaz, usuário, me fez rir…

    É interessante observar a retórica pseudo intelectual dele, ele diz que não há base científica alguma para se afirmar que tal objeto era uma pipa com Leds… No entanto ele afirma que o objeto tinha 150m de diâmetro (Eu já li por ai que eram 100, mas quem conta um conto aumenta um ponto), todavia ele não apresenta nenhuma informação científica que corrobore a teoria dele.

    Eu observei o vídeo, única prova do fato a que tive acesso, com base nele é muito possível que fosse, realmente, uma pipa com Leds. Conclusão a qual este sítio chegou antes (ANTES) se saírem as reportagens jornalisticas.

    A teoria das pipas é muito plausível, o fato de o homem não querer se apresentar cria margem para todo o tipo de teoria pseudo científica, no entanto baseadas em suposições pessoais nada científicas.

    Não te camufles de cientista, coisa que, pelo lido aqui, tu não és.

    De minha parte, não tenho condições de ir até a localidade estudar o ocorrido, contudo depois de assistir a muitos vídeos de pipas com leds, acredito que seja muito provável ser este o caso.

    Ademais, para quê tanto afã com este caso? Houve algum cisma? Alguma quebra de paradigma? Pessoas falarão disso daqui a dez anos?
    Eu acredito que não… Fosse o que fosse, se tu não acreditas que era uma pipa, não venha pregar cientificismos sem qualquer base teórica ou fundamento.

    PS: Eu nunca havia comentado aqui, mas sempre acompanho o sítio, estão de parabéns. Se precisarem da ajuda de um historiador, podem contar comigo.

    • Rafael, interprete o que eu escrevo, em vez de simplesmente ler.

      Escrevi: “O objeto do Embu não estava “sobre” a cabeça de ninguém, ele estava muito alto, portanto, pode perfeitamente ter dezenas de metros de diâmetro.”

      Eu NÃO AFIRMEI que o objeto tem 150 m. Eu AFIRMEI que há condições dele ter este tamanho.

    • Além do mais, não estou tentando provar que era pipa, avião, balão, nave extraterrestre, foguete da NASA, etc.

      Estou dizendo que as justificativas apresentadas neste site e em muitos outros, não comprovam cientificamente de que aquilo era uma pipa.

      Estou dando a mais simples e leiga das opiniões:

      até o momento continua sendo um OVNI, ou seja, um objeto que voa, mas que não conseguimos identificar.

      Rafael, após ler os textos, faça primeiro o mais simples: interprete-os! Somente depois, dê a opinião.

    • Rafael, acho que você não leu (ou não entendeu) o que escrevi lá em cima, a respeito de uma bateria CR2032 não conseguir alimentar tantos leds (de alto brilho) por dez horas. Citei a primeira lei de Ohm, P=UxI. Consulte os livros de Física de terceiro ano do Ensino Médio, circuitos de corrente contínua, a simples explicação científica para a alimentação dos leds está lá. Os cálculos ficam por conta do leitor, afinal de contas, estamos trabalhando mais do que o dono do site, que simplesmente disse “é uma pipa”, sem aprsentar muito trabalho de pesquisa.

  27. Rafael:

    não fui eu quem afirmou que o objeto tem 150 m de diâmetro. Foi o usuário Joe Hardfinger que cogitou o contrário. Eu apenas comentei que, devido à altura em o objeto estava posicionado, seria possível ele ter 150 m, principalmente porque alguns moradores do Embu têm telescópios e verificaram, por meio do tamanho da imagem reproduzida em suas lentes e sabendo que o diâmetro das lentes é conhecido, que o objeto não tinha apenas dois ou três metros, como alguns afirmam. Um destes moradores concedeu entrevista à Rede Record e mostrou o telescópio usado na observação.

    Bem, mas não vou gastar meu tempo interpretando os textos para você. Isso é obrigação sua.

  28. Pois é…
    Era uma Pipa com Leds…

    Parabéns ao sítio, que chegou a esta conclusão antes dos repórteres!
    E, também, ao João, pois fez um belo engenho!

    • O Fantástico mostrou algum cálculo com a primeira lei de Ohm? P = UxI

      Ou simplesmente colocou a pipa no ar e recolheu depois de alguns minutos de filmagem? Faltou provar como uma bateria de celular poderia alimentar aquela quantidade de leds durante dez horas.

      Mas se você se identificou (desnecessariamente) como historiador, compreendo que você aceite a reportagem do Fantástico como uma prova científica, sem fazer nenhum questionamento. A reportagem do Fantástico foi informal, feita para público leigo, ou seja, não usaram nenhum formalismo científico que demonstrasse que uma bateria de celular de x mAh é capar de alimentar y leds durante z horas.

      • Usuario pode fazer uso da internet para saber o q necessita…..em vez de encher o saco = ) …. MASSSSSssss vamos aos fatos falaste que precisa de bateria de celular correto? tem baterias de LIT tium por ai de 14 voltes 30 volts enfim o q vc quiser comentaste da CR2032 correto aquiela moedinha nao? ela fornece 3V e meio e poderia ligar 1 led en sua afirmacao correto? vamo la a bateria de celular bateria Bateria de Litio Celular HP 6945 6915 6925 69xx HW6545 HW6945 EHHH 3.7 VOLTSSSSS porem 1200 mili amperes ……vamos ao LED azul? que consome 3.1 V 0.02 A ( ou 20 mili amperes ) BELEUZA creuza . Vamos la a questao eh como vc vai liga-los a fonte a bateria se liga-los em serie precisara de de voltagem suficiente para todos que ligar ou seja os 31 led a 3.1 volts equivale a 96.1 volta dificil uma bateria assim neam? mas se coloca-los em paralelo a voltagem retorna( pois o led atua como fonte de tensao dps de energizado incrivel nao? ) contudo ele consome a corrente entao a sacada eh colocar essa bateria e liga os led(s) em paralelo e colocar um resistor antes do led para diminuira a corrente para 20 ma e assim dividir a corrente entre todos os LEDS INCRIVEL NAO?
        PS: led nao precisa ser ligado a 3,1 V para funcionar pode ser menos dentro de sua tolerancia .Caso minha explicacao nao foi compreensivel vamos a um site que ajudava na epoca da eletronica http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

        ligar led,s com bateria de celular EH FICHINHA o problema eh a estrutura VOAR q o video mostra = /

        Antes q me esqueca USUARIO vai tomar no seu ******……

      • “A turbina de um avião emite luz, mas não é para dar show de luzes, é para fazer o avião adquirir velocidade.”

        Turbina de aviao tu so ver as luzes de comunicão = / elas giram como um ventilador gigantes não sao caças o heroi de brinquedo……..

        “E um objeto de 150 m é realmente grande desde que você esteja perto dele, mas se o objeto estiver a uns 3000 m de altura, vai parecer pequeno. É um conceito simples de relatividade, que as pessoas que têm noções básicas de Física, sabem”

        – Conceito simples realmente bem simples eh incrivel como tu olha e sabe fazer uma relacao DE ESCALA e PROFUNDIDAde para saber isso = / tu come coco kra? realmente tu estudo fisica?

        Teria q tem a medida da sombra desse objeto ou uma distancia aproxima ou algo para comparar para ter exatidao em um tamanho se olhar para o lado vera q tem como fazer e ver q n eh tao alto nem tao grande….

  29. HEHEHEHE…

    Sim, eu sou historiador!
    Bem bom, melhor do que ser um nada que só tenta desmerecer o trabalho alheio sem mostrar prova alguma!
    10 horas é? A Bateria do meu antigo 1100 fazia isso… (O Nokia 1100 tinha uma boa lanterna)

    Tirou de onde essa de 10 horas? Sim, dos testemunhos idôneos, pois sendo para corroborar tua teoria, desmistificada, tudo serve… O que discorda de ti, é simplesmente ruim e mau feito!

    Mas, já que tu puxou pela minha profissão… Como diz o Dr. Paulo Vicentini, vamos aos fatos:
    Por tudo o que li e vi, os relatos a todo o momento se contradizem, tu, aqui, diz que o “fenômeno” durou 10 horas ininterruptas, todavia há testemunhos que dizem ter durado oito horas, outros dizem que sumiu e reapareceu… Não há uma documentação (escrita, áudio ou visual) que comprove isso, apenas relatos de leigos dispostos a crer no mais improvável:

    Alienígenas na terra… Chega ser difícil, mas é verdade, há pessoas que sempre acham mais provável seres terem vindo de outros planetas, cruzado as estrelas, e chegando aqui… Fazerem Nada!

    É, no mínimo, um grande desperdício de energia… Pelo menos a necessária para deslocar um engenho através do espaço.

    Você não precisa dizer que em momento algum afirmou ser uma nave, por que até nisso, como todo o bom crente, tu se contradiz:

    “Usuário disse:
    5 de agosto de 2011 às 2:16
    E você já parou para pensar, que se porventura existir um aparato voador de outra civilização, ele pode emitir luzes devido à sua propulsão, e não para “se mostrar” nos céus. A turbina de um avião emite luz, mas não é para dar show de luzes, é para fazer o avião adquirir velocidade.”

    E ai está você, inventando fatos sem prova alguma… Tu pode te achar um cara muito inteligente, mas parece que não é! Pare de criticar o TRABALHO ALHEIO!

    Mais uma tua, e essa é ótima:
    “E um objeto de 150 m é realmente grande desde que você esteja perto dele, mas se o objeto estiver a uns 3000 m de altura, vai parecer pequeno. É um conceito simples de relatividade, que as pessoas que têm noções básicas de Física, sabem.
    O objeto do Embu não estava “sobre” a cabeça de ninguém, ele estava muito alto, portanto, pode perfeitamente ter dezenas de metros de diâmetro.”

    Me diz, por favor, de onde tu tirou isso cara?
    Cadê tua prova científica?

    Ahhhhh… tu nem sabe o que é uma prova científica!

    Esse disse que me disse, não faz história caro rapaz! Nenhum astrônomo observou o objeto para dizer seu tamanho e sua altitude, que tu afirma saber com base no depoimento de um leigo com uma luneta!

    Rapaz, se tu queres acreditar, seja feliz!
    Mas, percebo que tu usa em teus comentários a reportagem da RECORD… Olha, quando se trata de politica e coisa séria, o jornalismo da Record é muito melhor que o da Globo… Mas, neste tipo de assunto aquele reportagem não passou de sensacionalismo barato! O Ufologo da Record disse que aquele objeto poderia ser um “SATÉLITE????”… Como??? Maior do que a estação orbital internacional?

    É para rir mesmo!

    Por outro lado, o mecânico aparece, faz uma pipa igual e a ideia dele é realmente interessante, amarrar o corpo luminoso na pipa ao invés de colocar os Leds nela, homem muito inteligente e talentoso, por sinal… Mas há muitas pessoas assim… E lá esta o objeto… é idêntico! Isso, meu caro jovem, é uma prova científica!
    O Objeto é uma pipa comprovadamente por experimento idêntico.

    O que não quer dizer que tudo o que a globo mostra seja correto, vide reportagem colocada no mesmo programa sobre o nosso controle aéreo… A resposta da FAB foi impecável!

    Vá ler um livro… ao invés de ficar na internet de madrugada!

    Cresça rapaz!

  30. Em meio a todas as reportagens e opiniões dadas, ainda não ficou claro pra mim e pra muitos, eu ainda acredito que seja um OVNI , leia bem , um OVNI , não um extra-terrestre. Quando esse tal autor da ‘pipa de led’ criar outra pipa de led e simular a mesma situação por 8 a 10 horas e a pipa ficar lá parada durante esse tempo todo e depois sumir do nada, aí sim eu vou acreditar que era uma ‘pipa de led’ e não um ‘OVNI’. Respeito o trabalho do Sr. Gilmar em pesquisar essas informações, respeito a opinião dos entrevistados pela emissora globo , mas o que não houve foi uma simulação para comprovar definitivamente que se tratava de uma pipa de led. Isso só nos deixa mais curiosos…

  31. Legal, ao invés de criticar o Cara, tem que dar os párabens pra ele, muito bom, mas um Brasileiro talentoso, um invetor, merece atenção esse cara.Muito bom.

  32. sou especialista em pipas noturnas e posso dizer que o usuario esta falando bobagens , a pipa nao ta tao longe e so a ilusao e tambem a pipa pode sim suportar o peso e os leds gastam pouca energia, se liga cara olha só o video que vc colocou aqui isso so prova que vc acredita em papais noeis. o e.farças e especialista em desvendar as farças da web e eu especialista em pipas noturnas

  33. Malucos VS está boiando, querem acreditar acreditem, eu monto uma barraca que para vcs e Pipa, coloco led’s e ainda faço elas piscar por igual, faço os ledes piscar aleatoriamente, como se fosse um disco voador, tudo isso por controle remoto isso e possível, e ainda faço ela dançar, gente acorda isso e possívelo baixo consumo dos leds Deeeeeeeeeeeeeeeeee

  34. Na infância e adolescência soltei pipas comuns como essas do vídeo do fantástico e sei muito bem que elas podem suportar perfeitamente esse peso.

    Eu mesmo construia pequenas estruturas com lâminas e outros objetos cortantes para ficar na cauda (rabiola, na gíria) da pipa. E que não alteravam em nada o comportamento. Do jeito que ele pendura a estrutura (na linha e não na própria pipa) é ainda bem mais fácil erguer a invenção dele, nada que um vento normal não resolva.

    Eu, como muitos são fã de teorias da conspiração, mas um choque de realidade faz bem.

  35. Parabéns Gilmar, muito boa… Não dê creditos para esses usuários que nem sabem o que estão criticando, eles não viram que era bateria de celular não!? ah eles devem achar que é um disco voador de verdade. acho que eles estão com medo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. tem gente que acredita em extraterrestre e não acredita em Deus, grandes sabichões…

  36. A nossa origem é muito rica pena que ela se perdeu aos milhares de anos eu disse milhares de anos e hoje vivemos na ignorância total.
    Se um religioso me perguntar se eu acredito em extraterrestres para ele eu digo não.
    O homem da antiguidade não tinha maldade e viviam em harmonia com os povos das estrelas conhecido como os Deuses, criando uma metáfora devido a sua simplicidade passando de gerações em gerações até os dias de hoje.
    Os Deuses de nossos antepassados nós o conhecemos como os ETS, ANJOS, ÓVNIS ou discos voadores a diferença é que eles agora nos observam e não se aproximam mais da humanidade como a milhares de anos, não se sabe por que, são OS RESPONSÁVEIS POR ENSINAR MATEMÁTICA, ENGENHARIA, ASTRONOMIA E CIÊNCIA).
    O vaticano e a NASA sabem muito bem disso é um de seus segredos muito bem guardados.
    Muitas pessoas que iam contra a igreja na época medieval eram queimadas na fogueira da Sta. inquisição. (ETS COM APARÊNCIA MAIS RUSTICA ERAM CONSIDERADOS DEMÔNIOS, E HOJE NÃO É MUITO DIFERENTE).
    Hoje temos a internet, para pesquisar saber o que pesquisar e a mídia para nos manter bem desinformados sobre o assunto, só passa porcaria na tv, ninguém merece.
    Já basta a educação que está uma mer……… .
    Dizem que somos criação de DEUS eu concordo, mas não DEUS sim DEUSES no plural com o passar dos tempos ficou no singular era DEUSES, tem mais de um.
    Hoje temos melhoramentos genéticos de animais, plantas, clones de animais e etc.
    O macaco é um primata certo, descendente do homem e continua sendo macaco até hoje assim como vários primatas do planeta terra, preste atenção. Só o homo sapiens evoluiu, por quê?
    R= Esses primatas foram melhorado geneticamente pelos nossos DEUSES e ai a natureza se encarregou do resto naturalmente. Hoje temos milhares de casos de abduções não temos. A quanto tempo vocês acham que isso vem acontecendo.
    Não sou dono da verdade e cada um tem sua religião e respeito muito isso e não precisa acreditar em tudo que eu digo, mas herdamos e inteligência de nossos DEUSES.
    Os ÓVNIS e ETS fazem parte da história da humanidade estão espalhados em relatos arqueológicos pelo mundo, exemplos: PLATO DE NASCA, EGITO, Machu Picchu no Peru, Índia e até em nossa Amazônia os geo-glifos que são gigantescos desenhos geométricos escondidos nas florestas que só podem ser vistos de grandes alturas, assim como o platô de NASCA. Os geo-glifos foram descobertos recentemente com o desmatamento.
    É Claro que esses maravilhosos desenhos foram feitos para quem vinha do céu, mas quem vinha do céu? Passarinhos ou nossos deuses.
    Sabe o que acontece? A ciência antes não admitia certas ideias, mas parece que hoje ela já esta botando a cachola para funcionar. Quando não se tem resposta de alguma coisa, o melhor e não encher linguiça; Só vou dar um exemplo: falam que as pirâmides do Egito tem quatro mil e setecentos anos, calcula mais de doze mil anos, e existe pirâmides até no fundo do mar.
    Elas não poderiam ser feitas por humanos e se foram foi com intervenções porque dividem continentes e são alinhadas com certas constelações.
    ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS .
    A EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO E TUDO NA VIDA DE UM SER HUMANO.
    Eu disse em uma frase logo acima que (a educação e a informação é tudo na vida do ser humano) certo. Mas é preciso ter mente aberta para não ficar batendo cabeça em uma coisa que já é obvia.
    No primeiro caso, a inteligência misturada com a ignorância.
    No segundo caso, pessoas tentando passar conhecimento, essas infelizmente são ridicularizadas.
    E o terceiro documentário muito interessante.
    1- http://www.youtube.com/watch?v=CFUzPWp_v9U
    2- http://www.youtube.com/watch?v=0NEY5O73scg
    3-http://www.youtube.com/watch?v=MGpHbNTLvl4&feature=player_embedded#!

    Pessoal preste menos atenção na mídia discutam menos e estudem mais.

    BOM DIA.

  37. não entendi, no texto fala que o vídeo é muito curto, no comentário é dito que é mais de 10 horas! 10 horas não é um vídeo curto.

  38. Este assunto de Extra terrestres, tudo não passa de contos, até hoje nada provável, tudo mistérios, segredinhos dali, segredinhos da daqui, as coisas são ocultas e ninguém está ganhando nada com isto, apenas buscas do homem de um ser superior para que se possa admirar, ET´s não existem. Não creio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui