Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto de uma jovem coruja dormindo de bruços é verdadeira ou falsa?

Animais

Foto de uma jovem coruja dormindo de bruços é verdadeira ou falsa?

Foto de uma jovem coruja dormindo de bruços é verdadeira ou falsa?

No fim de junho de 2020, uma foto muito curiosa começou a viralizar no Twitter. Nela podíamos ver aquilo que parecia ser uma coruja deitada de bruços, no solo, ao lado de um ratinho morto. E qual seria a explicação? Jovens corujas deitam daquela forma devido ao peso de suas cabeças! Quer dizer, ao menos essa é a explicação que está sendo amplamente propagada.

Um dos principais disseminadores recentes dessa história foi o jornalista britânico Mark Rees, autointitulado “especialista em artigos de cunho paranormal”, no dia 21 de junho (arquivo). Seu tuíte já foi compartilhado mais de 44 mil vezes e recebeu mais de 140 mil curtidas desde então.

Um dos principais disseminadores recentes dessa história foi o jornalista britânico Mark Rees, autointitulado “especialista em artigos de cunho paranormal”.

Aqui no Brasil, essa foto vem sendo amplamente disseminada por um perfil que, supostamente, seria destinado a publicação de fotos e vídeos que parecem mentira, mas que seriam verdade (arquivo).

O tuíte desse perfil já obteve mais de 9,7 mil compartilhamentos e 68 mil curtidas. Afinal de contas, todos que veem a foto a consideram muito exótica e acabam comparando-a com um ser humano bêbado caído no chão.

Aqui no Brasil, essa foto vem sendo amplamente disseminada por um perfil que, supostamente, seria destinado a publicação de fotos e vídeos que parecem mentira, mas que seriam verdade.

Entretanto, será que a foto é verdadeira ou será que ela é falsa? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

A foto é verdadeira! No entanto, embora estejamos diante de uma jovem coruja-das-neves cochilando, talvez ela não estivesse deitada daquela forma estritamente devido ao peso de sua cabeça! Da maneira pela qual a foto vem sendo disseminada acaba dando a entender que todas as jovens corujas dormem “largadas” daquela forma. Não é bem assim!

A Origem da Foto

Essa foto foi tirada no dia 16 de julho de 2018, no Nihondaira Zoo, um zoológico de Shizuoka, no Japão, por um usuário do Twitter chamado “naga”.

Essa foto foi tirada no dia 16 de julho de 2018, no Nihondaira Zoo, um zoológico de Shizuoka, no Japão.

Na época, um site japonês chamado “ITMedia” publicou um artigo sobre essa foto retratando justamente o espanto do usuário e o que aconteceu após ela ter sido tirada. Segundo o texto, o usuário entrou em contato com um funcionário do zoológico. Este, por sua vez, lhe explicou que as corujas-das-neves ficavam numa área climatizada, mas que estava muito quente naquele dia. Ele também disse, que as corujas-das-neves costumavam dormir deitadas, mas aquela posição da foto era rara e seria tão somente uma característica particular daquele espécime (indivíduo).

Nós entramos em contato com o usuário, e ele nos disse que havia uma especulação de que a posição seria justamente devido ao calor, ou seja, a coruja teria esticado o corpo para aumentar a região de contato com o solo, em busca de diminuir a temperatura corporal. Isso porque ao ser movida para um local mais frio, a coruja teria retomado sua posição normal (mais comum) de soneca.

Como as Corujas Mais Jovens Dormem?

Se por um lado a posição que aquele jovem espécime de coruja-das-neves se encontrava era considerado raro e, talvez, associada ao calor que estava fazendo naquele dia, por outro filhotes de corujas costumam realmente deitar de barriga para baixo, com a cabeça virada de lado, para tirar um cochilo. Essa posição, por exemplo, é a normal em relação a espécies que habitam as árvores (tree-dwelling owls).

Um exemplo de espécie cujos filhotes fazem isso é a coruja barrada.

Filhotes de corujas costumam realmente deitar de barriga para baixo, com a cabeça virada de lado, para tirar um cochilo.

Num artigo publicado pelo site “Bird Note” há um trecho que retrata bem essa situação:

Mantendo as garras firmemente presas a um galho, as corujinhas deitam de bruços, viram a cabeça para o lado e adormecem. Seus cochilos são curtos e, quando dormem, não gostam de ser despertadas, nem para serem alimentadas. Uma jovem coruja não cai da árvore enquanto dorme, porque seu dedo do pata traseira, o hálux, segura o galho

Conforme vão crescendo essas corujas passam a dormir predominantemente em pé, por assim dizer.

Conforme vão crescendo essas corujas passam a dormir predominantemente em pé, por assim dizer.

E Quanto as Corujas-das-Neves?

Basicamente o mesmo se aplica as corujas-das-neves. Espécimes mais jovens costumam dormir de barriga para baixo, com a cabeça virada de lado ou de frente.

Espécimes mais jovens costumam dormir de barriga para baixo, com a cabeça virada de lado ou de frente.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Conforme o tempo vai passando elas vão crescendo e acabam dormindo deitadas no solo ou em pé em locais bem próximos do solo. Diga-se de passagem, essa espécie de coruja, considerada terrícola, também faz seus ninhos no solo.

Conforme o tempo vai passando elas vão crescendo e acabam dormindo deitadas no solo ou em pé em locais bem próximos do solo.

Diga-se de passagem, essa espécie de coruja, considerada terrícolas, também faz seus ninhos no solo.

Por Que As Jovens Corujas Dormem Assim? É Possível que o Calor Tenha Feito Aquela Corujinha Cochilar Naquela Estranha Posição?

Para tentar responder a essas perguntas, entramos em contato com o ornitólogo Guilherme R. R. Brito, professor do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC.

Segundo Guilherme, não se sabe se os filhotes de todas as espécies dormem assim, mas nas espécies que ocorrem muito provavelmente é uma questão de equilíbrio, não somente pelo peso, mas pela proporção da cabeça em relação ao restante do corpo. Isso porque os filhotes ainda nao têm uma musculatura totalmente desenvolvida. Assim sendo, os filhotes fixam os pés nos galhos e deitam sobre eles. De qualquer forma, tais eventos são curtos. São apenas cochiladas e não elas dormem dessa forma o dia inteiro.

Ainda segundo Guilherme, no caso da coruja-das neves pode ser o caso de se esfriar num dia quente, visto que são animais de hábitos mais terrícolas. Lembrando, é claro, que se trata de uma especulação. Ele também nos explicou que o grande desafio do estudo do comportamento animal é justamente interpretar o que significam tais comportamentos.

A Viralização Ocorrida no Ano Passado

No ano passado, durante uma outra onda de viralização, uma naturalista canadense chamada Heather Hinam comentou sobre essa foto em sua conta no Twitter. Heather é PhD em Ecologia da Conservação e, segundo ela, jovens corujas costumavam dormir ou descansar deitadas devido ao peso de suas cabeças, mas na época ela não sabia a origem da foto.

Assim sendo, entramos em contato com para mostrar a nossa pesquisa, e perguntar se seria possível que a coruja da foto tivesse se esticado daquele jeito como uma forma de manter a temperatura corporal. Eis o que ela nos informou:

As corujas dormem de barriga para baixo quando são jovens. As cabeças são pesadas demais para seus corpos. Sem nada bloqueando o caminho delas (como um ninho, por exemplo) é concebível que elas estiquem as pernas para se refrescarem. A regulação da temperatura é mais difícil nessa idade, porque suas plumagens não estão completas. Portanto, o aquecimento seria um problema

Heather disse que não era especialista em corujas de cativeiro, mas que ela unca tinha visto algo assim. Definitivamente, não era uma posição normal, e provavelmente era resultado das condições do próprio cativeiro. Ela disse que já tinha visto corujas com as patas esticadas daquela forma, mas não com a cabeça naquela posição específica (virada inteiramente para baixo).

Numa busca rápida pesquisa em mecanismos de busca encontramos o que Heather havia citado:

Foto mostrando um espécime de coruja-buraqueira.

Fotos Bem Semelhantes

Em nossa pesquisa nos deparamos com duas fotos bem semelhantes que foram publicadas em 2016 pelo perfil do “Owl Cafe Ikebukuro”, uma cafeteria onde você pode interagir com dezenas de corujas no Japão! No entanto, não encontramos nenhuma explicação mais aprofundada sobre a posição que o filhote de coruja se encontrava.

Confira o tuíte abaixo e as respectivas fotos:

A Tentativa de Contato com o Nihondaira Zoo

Tentamos entrar em contato com o Nihondaira Zoo, mas não tivemos nenhuma resposta até o fechamento deste artigo! Caso isso aconteça manteremos vocês informados, combinado?

Conclusão

A foto é verdadeira! No entanto, embora estejamos diante de uma jovem coruja-das-neves cochilando, talvez ela não estivesse deitada daquela forma estritamente devido ao peso de sua cabeça, conforme explicamos no texto acima! Da maneira pela qual a foto vem sendo disseminada acaba dando a entender que todas as jovens corujas dormem “largadas” daquela forma. Não é bem assim!

Essa foto foi tirada no dia 16 de julho de 2018, no Nihondaira Zoo, um zoológico de Shizuoka, no Japão, por um usuário do Twitter chamado “naga”. Ao entrarmos em contato, ele nos disse que havia uma especulação de que a posição seria justamente devido ao calor, ou seja, a coruja teria esticado o corpo para aumentar a região de contato com o solo, em busca de diminuir a temperatura corporal. Isso porque ao ser movida para um local mais frio, a coruja teria retomado sua posição normal (mais comum) de soneca. Por outro lado, apesar de concebível não conseguimos comprovar que, de fato, isso tivesse ocorrido nesse caso.

Enfim! Caso tenhamos mais informações faremos uma atualização neste mesmo artigo!

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

5 Comentários

5 Comments

  1. Claudio Santos

    1 de julho de 2020 em 18:24

    Aí, Gilmar!! O E-farsas sendo esculachado num programa de fofocas!!!
    “Queima quengaral!” kkkk

    https://www.youtube.com/watch?v=bw6zPck6PIw

    • Evandro

      29 de julho de 2020 em 16:16

      Não entendi, esculachado pq?
      Aos 17:18 eles confirmam uma matéria do e-farsas que desmentia o boato que o renato aragão demitiu um motorista por chama-lo de didi.

      https://youtu.be/bw6zPck6PIw?t=1038

  2. Razrushitel Levykh

    1 de julho de 2020 em 21:49

    Lindo! Mas sobre a “farsa(de acordo com a bandida esquerda)” sobre a abertura da Transposição do Rio São Francisco pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro?

    • Derrick

      3 de julho de 2020 em 19:06

      Ia alá o cara é fanboy de político kkkkkkkkkk
      Agora falando sério,como vocês conseguem tanto defender alguém através de “argumentos”
      que nem são argumentos sem sentir um pouco de vergonha de usar o padrão repetitivo de ressaltar o cargo quando for se referir ao seu político de estimação?
      Sem falar que uma pergunta retórica junto de um começo meio que “provocativo” contextualmente, é também bastante (como diz no internetês) Cringe.
      E vale-se ressaltar que ,quando você provavelmente responder esse comentário em tom provocativo ou com uma ofensa, você vai precisar “bolar” um xingamento sem os termos “esquerdopata;ptista;centrista;lacrador e et cetera” por que partir pra ataques pessoais sem saber o posicionamento político delas é algo um tanto quanto recorrentes para pessoas que fazem comentários semelhantes ao seu nessas abas de comentário.
      Dito isso,finalizo apenas desejando-o que desenvolva um pensamento congruente com a realidade em que se encontra e que você comece a contribuir para o debate político recorrente sem fazer uso de recursos (parece até irônico e meio mesquinho(?) de falar essa palavra,mas ainda assim) chulos como esse.

  3. Cesar Crash

    26 de julho de 2020 em 10:23

    É tão bonitinho também ver o ratinho dormindo próximo à coruja…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo