today-is-a-good-day
23.9 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024
Início Site

É verdade que o número 95004-1117 aplica o golpe da vacina que danifica seu celular? 

Alerta de novo golpe sobre um número de celular que pode bloquear seu smartphone e roubar todos seus dados! Será verdade?

A mensagem voltou a circular através das redes sociais, além de grupos de WhatsApp, na segunda quinzena de abril de 2024 e alerta para um novo golpe que estaria sendo aplicado por um número de celular. De acordo com o texto compartilhado, ao atender ao número 95004-1117, a vítima é instruída a pressionar o número 2 para avisar que já foi vacinada. A partir daí, seu smartphone é bloqueado e os golpistas roubam todas suas economias do banco via transações PIX, limpando tudo rapidamente!

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas em abril de 2024: “Hj Infelizmente um novo golpe! Um colega do grupo recebeu uma ligação de 95004-1117 pedindo-lhe ‘para pressionar 2’ se ele tivesse sido vacinado. Aí ele pressionou 2 imediatamente o telefone foi bloqueado, e seu telefone foi hackeado. Limparam a conta, fizeram PIX tudo muito rápido! Portanto, tome cuidado ao receber chamadas semelhantes. Coloque em seu grupo de bate papo. Avisa para seus familiares! NOVO GOLPE DO PIX FICAR ATENTOS Repassando GOLPE DA VACINA. Vamos compartilhar” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar do alerta dar a entender que o golpe seria novo, trata-se de uma desinformação que circula há anos pela web e não possui nenhuma possibilidade de ser real!

Uma simples busca no Google por esse número mostra que o suposto “golpe da vacina” já foi desmentido em 2021 por diversos sites no mundo todo. Na versão em inglês, por exemplo, o número da vez era “91225004111”. Já na Índia, o rumor circulou como se o crime estivesse sendo aplicado através do número “912250041117.   

É impossível invadir um smartphone apenas fazendo a vítima clicar em um único número do teclado. Além disso, a mensagem possui várias características de um boato digital, como a falta de provas e/ou da data em que o fato teria ocorrido.

A recomendação de segurança é não fornecer dados pessoais para ligações desconhecidas. Na dúvida, entre em contato com sua operadora de telefonia.

Conclusão

Não é verdade que um novo crime chamado “golpe da vacina” consegue invadir o smartphone da vítima que apertar o número 2 no teclado do aparelho! Esse rumor circula há anos pela internet e já foi desmentido em vários idiomas no mundo todo!

Guga Chacra chamou de “príncipe herdeiro” o mesmo homem que ele havia chamado de “ditador anticristão”?

0

Jornalista chamou de “ditador anticristão” quando o príncipe saudita se encontrou com Bolsonaro, mas apenas de “príncipe herdeiro” quando o encontro foi com Lula! Será?

A colagem de imagens começou a se espalhar nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2024 e mostra duas reportagens que teriam sido assinadas pelo jornalista Guga Chacra em ocasiões diferentes. Na primeira manchete, o repórter chama o primeiro-ministro da Arábia Saudita Mohamed bin Salman de “ditador anticristão”, após encontro do então presidente Jair Bolsonaro com o príncipe. Na outra imagem, podemos ler outra matéria onde Chacra teria classificado o mesmo saudita de “príncipe herdeiro da Arábia Saudita” em ocasião de um encontro do presidente Lula com o primeiro-ministro.

A publicação com as duas manchetes dá a entender que Guga Chacra estaria amenizando a aproximação de Lula com o ditador saudita, mas será que essas reportagens são reais?

Colagem com duas manchetes supostamente assinadas por Guga Chacra. Na primeira, “A amizade de Bolsonaro com ditador anticristão” e na segunda, “Lula tem reunião nesta terça-feira com príncipe herdeiro da Arábia Saudita”. (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

As duas manchetes são reais, mas apenas uma delas foi assinada por Guga Chacra!

No dia 8 de março de 2023, o colunista do jornal O Globo, Guga Chacra, publicou uma reportagem sobre apropriações indevidas de joias dados pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman a Jair Bolsonaro quando este era presidente da República. Na matéria, Chacra classifica o príncipe como “sanguinário” e “ditador anticristão”, além de listar alguns dos crimes praticados pelo saudita.

Publicação real, assinada por Guga Chacra! (foto: Reprodução/O Globo)

Já a segunda manchete foi publicada no portal G1 no dia 28 de novembro de 2023, e não foi assinada por Guga Chacra. A matéria fala sobre uma vista do presidente Lula à Arábia Saudita e ressalta que a Arábia Saudita e seu governo são frequentemente criticados no Ocidente por violações aos direitos humanos.  

Em seu perfil no Twitter, Chacra se defende das acusações de estar “passando pano” para o atual presidente e disse ser vítima constante de montagens e notícias falsas envolvendo seu nome:

Conclusão

Não é verdade que o jornalista Guga Chacra chamou de “príncipe herdeiro” o mesmo saudita que ele havia chamado de “ditador anticristão”! 

O G1 deixou vazar aviso para editor mudar subtítulo de manchete para beneficiar Lula?

0

Portal de notícias do grupo Globo teria deixado escapar orientações para editor criar um subtítulo para a manchete beneficiando o presidente Lula! Será verdade?

A imagem começou a se espalhar nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2024, e mostra um recorte de uma reportagem do portal G1 sobre uma declaração do presidente Lula sobre mentira. Na manchete, o texto transcreve o desejo do presidente em criar um decreto proibindo a mentira no Brasil e, no subtítulo, uma ordem para o editor escrever frases favoráveis ao chefe do executivo e contra o senador Sergio Moro.

Segundo o que foi amplamente compartilhado, o G1 teria deixado escapar a ordem dada ao editor, mas será que isso é verdade mesmo?

Texto do subtítulo da manchete G1: “EDITOR: Incluir subtítulo favorável ao presidente; remover frases do presidente que possam prejudicar a sua imagem; acrescentar viés pró-Lula e contra o Moro.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A manchete existe, mas o subtítulo foi adulterado!

No dia 12 de abril de 2024, o portal de notícias G1 publicou uma reportagem sobre uma declaração feita pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva naquele dia sobre a quantidade de mentiras que são espalhadas no país. Lula teria dito em um discurso que:

“Eu, se pudesse, iria fazer um decreto: é proibido mentir. Quem mentir vai ser preso. Porque a gente não pode viver subordinado à mentira, subordinado à maldade, subordinado à intriga”

No entanto, o subtítulo da manchete não condiz com o recorte que foi compartilhado nas redes sociais. Perceba que há uma propaganda entre a barra vermelha do portal e a manchete:

 

Reprodução da matéria do portal G1 na versão para celulares
Reprodução da matéria do portal G1 na versão para computador

Por meio do site WebArchive – projeto que guarda versões antigas das páginas na internet -, podemos verificar que o subtítulo sempre foi: “Presidente afirmou ainda que sua prisão na Operação Lava Jato ocorreu em razão de ‘uma das maiores mentiras do país’, e que a história vai provar sua posição.

Reprodução da matéria arquivada no WebArchive 11 minutos após sua publicação!

Conclusão

Não é verdade que o portal G1 deixou escapar uma ordem dada ao editor para criar um subtítulo a favor do presidente Lula!

Ladrão pendura camiseta envenenada no retrovisor do carro para roubar a vítima! Será?

0

O vídeo que mostra uma mulher perdendo os sentidos após cheirar um pano envenenado que um bandido havia pendurado no retrovisor é verdadeiro ou falso?

As imagens começaram a se espalhar nas redes sociais na segunda semana de abril de 2024, e mostram um flagrante de um golpe fatal captado por câmeras de segurança, que estaria sendo aplicado em diversas cidades do Brasil. No vídeo de cerca de 3 minutos de duração, podemos ver um homem borrifando um produto em uma camiseta que ele havia pendurado no retrovisor de um veículo. Pouco tempo depois, uma mulher se aproxima do carro, cheira o pano e perde os sentidos, caindo para dentro do veículo. O criminoso então se aproxima, arrasta a vítima para fora do automóvel e o leva embora.

Em apenas uma das publicações feitas no Twitter, no dia 8 de abril de 2024, já foi vista mais de 50 mil vezes, mas será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

Verdade ou mentira?

O vídeo é uma encenação!

Não encontramos nenhum caso semelhante publicado nos jornais e também não há nenhuma nota feita pelas autoridades policiais sobre o assunto.

Basta assistir ao vídeo com atenção para notar alguns erros simples que denunciam a fraude. As câmeras de segurança estavam em posições estratégicas, todas muito bem posicionadas. Um ladrão “bom mesmo” teria percebido que esse automóvel não seria uma boa opção, pois o deixaria muito exposto.

A “vítima” ajuda o ladrão a levá-la para o poste, caminhando disfarçadamente enquanto é carregada.

A substância usada para desmaiar a vítima também não existe na vida real. Certamente iria evaporar rapidamente devido à exposição ao sol.

Através de busca reversa por frames do vídeo, encontramos diversas publicações do mesmo vídeo, cada um com uma versão diferente para a cidade onde o crime supostamente teria ocorrido. No entanto, tudo indica que sua a primeira postagem foi feita na página do Facebook chamada Mente e Corpo Feliz, no dia 19 de março de 2024, como podemos ver a seguir:

Perceba que a “vítima” do assalto é a mesma pessoa que faz a personagem principal desse outro vídeo publicado na mesma página, no dia 2 de março de 2024:

Conclusão

O vídeo que mostra a suposta nova modalidade de crime envolvendo panos envenenados é falsa! As imagens foram encenadas!

Obs.: O conteúdo dessa checagem foi alterado no dia 10/04/2024, às 14h30, para retirar a análise a respeito do chinelo da vítima. Na versão original, havíamos afirmado que o pé de chinelo seria da moça, mas os leitores do E-farsas observaram que o chinelo é, na verdade, do ator que se passa por ladrão!

Assista à entrevista do criador do E-farsas no programa CBN Noite Total!

0

Gilmar Lopes, autor do livro Caçador de Mentiras, falou ao vivo no programa CBN Noite Total sobre fake news e coaches motivacionais picaretas! Assista na íntegra!

No dia 5 de abril de 2024, o criador do site E-farsas Gilmar Lopes foi um dos convidados do programa CBN Noite Total para falar sobre o lançamento do seu livro Caçador de Mentiras. Lopes contou algumas das histórias motivacionais desmentidas em seu livro, além de mostrar algumas características das fake news que se espalham pela web.

Para assistir à participação de Gilmar Lopes no programa, clique no player abaixo (a entrevista começa em 1h40 do vídeo):

Apresentado por Tania Morales, o programa CBN Noite Total vai ao ar todas as noites com informação, entretenimento e entrevistas com personalidades. 

Muito obrigado à rádio CBN, pelo convite e a todos pela audiência!

O presidente Lula disse que a transposição do rio São Francisco pode ser vista da Lua?

É verdade que o presidente Lula disse que, assim como a Muralha da China, as obras da transposição do rio São Francisco também podem ser vistas da Lua?

Um vídeo com trechos de um discurso do presidente Luiz Inácio Lua da Silva acerca da transposição do rio São Francisco começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de abril de 2024. Nele, podemos ver e ouvir o presidente afirmando que as obras de transposição do São Francisco podem ser vistas da Lua, sendo a segunda obra visível lá no nosso satélite natural, depois da Muralha da China.

Será que essa história é real? Essas obras podem ser vistas mesmo do espaço?

Lula disse mesmo que a transposição do São Francisco pode ser visto da Lua? (foto: reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Para analisar essa história, vamos separar nossas pesquisas em 3 partes:

  1. Lula disse isso mesmo?
  2. A Muralha da China pode ser vista da Lua?
  3. A transposição do “Velho Chico” pode ser lista da Lua?

Lula disse isso mesmo?

Sim! No dia 4 de abril de 2024, o presidente Lula fez um pronunciamento durante a cerimônia de inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca (PE), afirmando em determinado trecho que a transposição do rio São Francisco pode ser vista da Lua, juntamente com a Muralha da China:

“[…] Eu já falei para os ministros que não conhecem ainda, os deputados que não conhecem, os senadores, não sei se a Raquel já conhece, sobrevoe de helicóptero a transposição porque é a segunda grande coisa que você vê da lua. Você vê o muro da China e você vê o canal do São Francisco, que é uma obra de mais de 640 quilômetros. Isso só pode ser feito porque Deus existe. O homem lá de cima falou: ‘Eu vou ajudar o nordestino através de um nordestino’, e cá estou eu.”, disse Lula em seu discurso.

A transcrição completa do discurso está disponível no site do Planalto.

O trecho do evento com a fala de Lula pode ser visto no vídeo abaixo:

 

A Muralha da China pode ser vista da Lua?

Não! Essa é uma das grandes lendas que circulam, dentro e fora da internet, há décadas!

Conforme explicado pela revista National Geographic, a poluição e a coloração impossibilitam que astronautas enxerguem a Grande Muralha da China do espaço. Isso só é possível a partir da órbita baixa da Terra (abaixo de 2 mil quilômetros) e da Estação Espacial Internacional.

A agência espacial norte-americana (NASA) também ajudou a desmentir esse mito:

 “Apesar dos mitos, a muralha não é visível da Lua e é difícil ou impossível de ser vista da órbita da Terra sem as lentes de alta potência usadas para essa foto.”

A crença de que a Grande Muralha podia ser vista do espaço foi também desmentida em 2003, por Yang Liwei, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra. Mesmo após dar 14 voltas ao redor da Terra e procurando com atenção, ele não avistou a tal muralha.

Na imagem abaixo, disponibilizada pela NASA, podemos ver as setas onde trechos dos muros podem ser vistos da Estação Espacial Internacional, porém as fotos foram tiradas com uma câmera com lentes de distância focal de 180 milímetros e 400 milímetros. O próprio autor das imagens, o astronauta Leroy Chiao, disse que não viu a muralha e não tem certeza se ela é realmente visível nas fotos:

(foto: Reprodução/NASA)

No vídeo abaixo, podemos ver como o planeta Terra é visto da Lua. As imagens são da sonda japonesa Kaguya, em 2008:

 

A transposição do “Velho Chico” pode ser lista da Lua?

Não! Se a Muralha da China, que possui cerca de 21 mil quilômetros de extensão, não pode ser vista da Lua, imagine a transposição do rio São Francisco, que tem menos de 500 quilômetros?

A obra pode ser conferida nesse gráfico elaborado pelo Estadão!

Conclusão

É verdade que o presidente Lula disse que a transposição do rio São Francisco pode ser vista da Lua, mas é impossível ver qualquer obra humana da distância que o nosso satélite natural se encontra da Terra! 

É verdade que o FBI pediu a prisão do ministro Alexandre de Moraes? 

Publicações afirmam que o FBI teria pedido a extradição e a prisão do ministro do STF Alexandre de Moraes! Será verdade?

A afirmação começou a se espalhar nas redes sociais no início de abril de 2023, sendo compartilhado também em forma de vídeos. De acordo com o que foi disseminado, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, estaria na mira do FBI (Departamento Federal de Investigação) e será preso assim que o pedido de sua extradição for acatada pelo governo brasileiro.

Algumas versões acrescentam que a Interpol (Polícia Internacional) já teria enviado seus homens para prender o magistrado. Em alguns vídeos publicados no TikTok e no YouTube, é ainda afirmado que o senador norte-americano Dan Sullivan, como ex-agente do FBI, teria sido o autor do pedido da prisão do ministro. 

Será que isso é verdade ou mentira?

“FBI volta a pedir prisão de Alexandre de Moraes!!”, diz postagem feita no Twitter. Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Procuramos na seção de “procurados” no site do FBI pelo nome de Moraes e não encontramos nada nem parecido. O nome do ministro também não aparece na Lista Vermelha da Interpol.

Moraes também não aparece em nenhum processo catalogado no Court Listener, site que acompanha todos os trâmites das cortes nos Estados Unidos.

Em relação ao suposto pedido de prisão feito pelo senador norte-americano Dan Sullivan, o Estadão já desmentiu essa afirmação, explicando que o senador nunca solicitou prisão. O Estadão também constatou que Sullivan nunca foi agente do FBI.

Extradição proibida pela Constituição

Mesmo que o FBI estivesse “na cola” do ministro Alexandre de Moraes (o que não é verdade), a nossa Constituição, em seu artigo 5º, inciso LI, proíbe a extradição de brasileiros natos. Igualmente, o artigo 124 da Lei de Migração também veda a extradição de cidadãos nascidos no Brasil.

Conclusão

Não é verdade que o FBI e a Interpol pediu extradição e prisão do ministro do STF Alexandre de Moraes!

Assista à reportagem da TV Band sobre mentiras de 1º de abril com a contribuição do @Efarsas!

0

Gilmar Lopes, fundador do E-farsas, participou da reportagem sobre as mentiras de 1º de abril no programa Melhor da Noite, da TV Band! Assista a essa divertida atração!

No dia 1º de abril de 2024, o site E-farsas comemorou 22 anos e seu criador foi convidado para contribuir com a reportagem sobre o Dia da Mentira no programa Melhor da Noite, na TV Band.

A matéria, intitulada “Primeiro de Abril: Veja quais mentirinhas as pessoas já contaram por aí”, ouviu pessoas nas ruas do Brasil sobre a relação de cada um com a mentira.

Com a ajuda de Gilmar Lopes, fundador do E-farsas e autor do livro Caçador de Mentiras, a divertida reportagem pode ser conferida clicando no player abaixo:

O programa Melhor da Noite vai ao ar pela TV Band, de segunda a sexta-feira, a partir das 21h30, e trata de vários assuntos, como jornalismo e entretenimento com muita diversão. Glenda Kozlowski e Zeca Camargo são os apresentadores da atração.

Muito obrigado pelo convite e a todos pela audiência!

Capa da Veja mostrou Bolsonaro dizendo que seus eleitores têm QI próximo de zero?

0

É verdade que a capa da edição 2757 da revista Veja trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmando que seus eleitores têm o QI próximo de zero?

A imagem começou a se espalhar pelas redes sociais no final de março de 2024, com apenas uma das publicações feitas no Twitter alcançando mais de 50 mil visualizações. Ela mostra a capa da edição de número 2757 da revista Veja, com uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro e uma manchete com uma suposta afirmação feita pelo político sobre a falta de inteligência de seus eleitores.

Será que essa capa é verdadeira?

Texto estampado na capa da revista: “O QI DOS MEUS ELEITORES É MUITO PRÓXIMO DE ZERO. Em entrevista exclusiva, o presidente confessa que passa suas tardes rindo dos seus seguidores: ‘Eles realmente acreditam que eu acabei com a corrupção e que existe uma ameaça comunista no Brasil. Pesquisa exclusiva revela que 95% dos seus eleitores…” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A imagem compartilhada nas redes sociais possue algumas falhas que denunciam a montagem. Uma delas é o logotipo da Editora Abril, que não traz o conhecido símbolo de uma árvore estilizada.

Para checar se a capa é real ou não, basta acessar o site da revista Veja e pesquisar pela edição 2757. Lá, verificamos que essa edição foi às bancas no dia 29 de setembro de 2021, e trazia outra manchete em sua capa:

Capa original traz a seguinte manchete: “A chance de um golpe é zero” (foto: Reprodução/Veja)

Não encontramos nenhuma publicação feita por Bolsonaro na web acerca do baixo QI de seus eleitores!

Conclusão

A imagem que mostra uma capa da revista Veja com o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmando que seus eleitores têm o QI próximo de zero é falsa! A montagem foi feita em cima da reprodução de uma capa publicada no final de setembro de 2021!

Como garantir a sua segurança online?

Veja aqui no E-farsas algumas dicas simples de como deixar a sua vida online mais segura!

Nos dias de hoje, é essencial garantir a sua segurança online para proteger as suas informações pessoais e evitar possíveis fraudes. Aprenda a reconhecer sites seguros e verifique a credibilidade da plataforma antes de fornecer qualquer dado pessoal.

Proteja as suas informações pessoais

Para proteger suas informações pessoais, é importante estar ciente de como e onde você compartilha esses dados. Aqui estão algumas dicas para manter suas informações seguras: 

  1. Use senhas fortes e únicas para suas contas online. 
  2. Evite compartilhar informações pessoais sensíveis em redes sociais ou sites não confiáveis. 
  3. Esteja atento a e-mails de phishing que solicitam informações pessoais ou financeiras. 
  4. Mantenha seus dispositivos e programas atualizados para proteger contra vulnerabilidades de segurança. 
  5. Utilize serviços de pagamento seguros ao fazer compras online. 6. Proteja sua rede doméstica com senhas fortes e criptografia. 
  6. Esteja ciente de quem tem acesso às suas informações e revise regularmente suas configurações de privacidade. Ao seguir essas dicas e permanecer vigilante, você pode ajudar a proteger suas informações pessoais contra possíveis ameaças online.

Aprenda a reconhecer sites seguros

Para reconhecer sites seguros, é importante prestar atenção a alguns detalhes. Primeiramente, verifique se o site possui um cadeado na barra de endereço, o que indica que a conexão é segura e os dados transmitidos estão protegidos. Além disso, certifique-se de que o endereço do site começa com “https://” em vez de apenas “http://“, o que significa que a comunicação é criptografada. Outro ponto importante é verificar se o site possui informações de contato, como endereço físico, telefone e e-mail. Sites legítimos geralmente disponibilizam essas informações para que os usuários possam entrar em contato em caso de dúvidas ou problemas para poderem jogar aviator moçambique de forma divertida e sem preocupações.

Dê preferência para sites iniciados com “https”! (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Além disso, verifique se o site possui políticas de privacidade e segurança claras e acessíveis, que expliquem como os dados dos usuários são coletados, armazenados e utilizados.

Por fim, fique atento a ofertas boas demais para serem verdade, pois sites fraudulentos muitas vezes utilizam preços muito baixos para atrair vítimas. Se algo parecer suspeito, confie no seu instinto e evite fornecer informações pessoais ou financeiras.

Verifique a credibilidade da plataforma

Para verificar a credibilidade de uma plataforma, é importante considerar alguns pontos-chave: 

  1. Reputação: Pesquise sobre a plataforma em sites de avaliações, fóruns e redes sociais para ver o que os usuários estão dizendo sobre ela. 
  2. Segurança: Antes de se aventurar no aviator moçambique, é crucial garantir que a plataforma escolhida para jogar em Moçambique seja segura e confiável. Verificar se o site possui as licenças necessárias e ler avaliações de outros jogadores pode fornecer uma boa indicação da sua reputação. 
  3. Transparência: Confira se a plataforma fornece informações claras sobre seus serviços, termos e condições, e política de privacidade. 
  4. Suporte ao cliente: Entre em contato com o suporte ao cliente para ver como eles lidam com suas dúvidas e problemas. 
  5. Experiência do usuário: Analise a facilidade de uso da plataforma, a qualidade do design e a navegabilidade. Ao considerar esses pontos, você poderá ter uma ideia melhor da credibilidade da plataforma em questão.

Faça backups regulares dos seus dados

Fazer backups regulares dos seus dados é fundamental para garantir a segurança e a integridade das suas informações. Ao realizar backups com frequência, você protege seus arquivos de possíveis perdas devido a falhas no sistema, ataques de malware, roubo de dados ou outros imprevistos. Existem várias formas de fazer backups, como utilizar dispositivos de armazenamento externo, serviços de armazenamento na nuvem ou softwares especializados. Certifique-se de escolher a opção mais adequada para as suas necessidades e lembre-se de manter seus backups atualizados para garantir a proteção dos seus dados. Nunca subestime a importância de fazer backups regularmente, pois isso pode salvar você de grandes dores de cabeça no futuro.

Conclusão

Esperamos que essas dicas o ajudem a ter mais segurança online! Na dúvida, navegue apenas por sites seguros e conhecidos!

Criador do E-farsas fala sobre o seu novo livro no Podcast do PublishNews!

0

Gilmar Lopes foi o entrevistado da semana no Podcast do PublishNews e falou sobre o lançamento do seu livro, Caçador de Mentiras, e ensina como identificar fake news!

O episódio de número 313 do Podcast do PublishNews, publicado no dia 23 de março de 2024, traz um bate-papo com Gilmar Lopes, fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas. O assunto girou em torno do lançamento do Caçador de Mentiras (Matrix Editora), livro que reúne a verdade sobre algumas histórias motivacionais criadas e utilizadas em estratégias de coaching, mas que são falsas. 

Lopes falou um pouco sobre como surgiu a ideia do livro, e como foram selecionadas as histórias contadas ali de tantas vividas em sua longa carreira, além de dar dicas de como identificar fake news.

Para ouvir ao episódio na íntegra, basta clicar no player abaixo ou ouvir diretamente no Spotify, clicando aqui:

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Saiba mais sobre o livro Caçador de Mentiras no site da editora Matrix ou na Amazon

Livro Caçador de Mentiras detona os coaches picaretas e suas histórias motivacionais!

0

Em seu livro de estreia de não-ficção, Gilmar Lopes desmente dezenas de histórias motivacionais contadas em palestras caríssimas! A noite de autógrafos foi no dia 19 de março!

Hoje é um dia muito legal com a realização de um sonho: finalmente saiu meu livro Caçador de Mentiras, após mais de um ano investigando a origem de várias histórias motivacionais que alguns coaches contam em suas palestras caríssimas.

Nesse trabalho, Gilmar Lopes mostra a verdade sobre alguns casos edificantes, mas que não passam de balelas.

  • Você sabia que a águia não remove suas penas e bico para renascer depois de 40 dias?
  • Sabia que a gente não usa apenas 10% do cérebro?

Essas e outras lendas são desmentidas no livro Caçador de Mentiras, pela Editora Matrix!

A farsa da autoajuda

Em Caçador de Mitos, o fundador do E-farsas dedica os primeiros capítulos para falar sobre os picaretas que ganham rios de dinheiro com cursos e palestras de autoajuda. A autoajuda, que, aliás, não “autoajuda” ninguém, a não ser os picaretas que só vendem cursos de autoajuda que ensinam como vender cursos de como ficar fico vendendo cursos.

É claro que tem alguns coaches que fazem um bom trabalho, mas tem cada um que está ficando milionário enganando os outros…

E essas historinhas motivacionais de autoajuda seguem quase a mesma cartilha das fake news: 

  • Apela para o lado emocional do espectador;
  • narra um fato ocorrido há muito tempo e/ou bem longe;
  • não apresenta nenhuma prova de que aquilo tenha acontecido de fato;
  • acrescenta o nome de alguma personalidade ou instituição para dar mais credibilidade;
  • tem um final inusitado;
  • tenta transformar o ocorrido em um aprendizado, em algo que possa ser usado para motivar o espectador;
  • propõe soluções simples para problemas complicados;
  • Oferece coisas que o leitor nunca vai conseguir atingir, como riqueza, apenas por acreditar em si mesmo;

E é claro que se você não conseguir conquistar a riqueza ou o sucesso prometido, a culpa é inteiramente sua! 

  • Foi você que não se esforçou o bastante;
  • Foi você que não acordou mais cedo;
  • Foi você que não pensou fora da caixa;
  • Foi você que não mudou seu mindset; 

Caçador de Mentiras fala também do picareta mor, considerado o pai da autoajuda, Napoleon Hill, um sujeito cujo único mérito era ser bom de lábia.

A grande jogada de Napoleon Hill foi dizer que entrevistou o industrial milionário Andrew Carnegie – provavelmente o homem mais rico do mundo daquela época – que teria sugerido para Hill pesquisar as características que todos os homens de sucesso tinham em comum. A ideia seria descobrir a fórmula de sucesso dos bem-sucedidos e Hill aceitou a empreitada que, segundo sua autobiografia, teria durado mais de 20 anos.

A partir daí, o pai da autoajuda disparou a escrever livros com os resultados de suas pesquisas, vendendo milhões de exemplares e praticamente criando um nicho no mercado literário. Acontece que Napoleon Hill só começou a falar sobre a tal entrevista depois da morte de Carnegie em 1919. 

O biógrafo de Andrew Carnegie, David Nasaw, disse em várias entrevistas que nunca encontrou nenhuma evidência de que Carnegie e Hill tenham se conhecido. Em sua defesa, Napoleon Hill disse que os documentos que comprovavam sua conversa com o milionário se perderam em um incêndio ocorrido num depósito em Chicago.

Conveniente, né?

No vídeo abaixo, Gilmar Lopes fala mais um pouco sobre o projeto:

Conclusão

Muito obrigado a todos pelo apoio nesse projeto!

Criador do E-farsas fala do seu novo livro no programa Morde e Assopra!

0

Gilmar Lopes foi entrevistado ao vivo no programa Morde e Assopra da Energia 97 FM sobre o lançamento do seu livro “Caçador de Mentiras”, assista na íntegra!

No dia 12 de março de 2024, tivemos a honra de participar ao vivo do programa Morde e Assopra, nos estúdios da rádio Energia 97 FM. Gilmar Lopes, fundador do E-farsas, foi o convidado do dia para falar do lançamento do seu livro Caçador de Mentiras.

Apresentado por Domenico Gatto, Bernardo Veloso, Tamiris Felix, André Ranieri e Palhacinho, o Morde e Assopra é uma das maiores audiências entre as rádios paulistanas e todo dia, a partir das 10h da manhã, traz informações com muita irreverência e vários convidados. Dessa vez, Gilmar Lopes foi convidado para falar sobre seu livro Caçador de Mentiras, da editora Matrix (veja os detalhes do lançamento depois do vídeo).

Para assistir à entrevista, clique no player abaixo. O bate-papo com Gilmar Lopes começa a uma hora de programa:

Sobre o livro

Caçador de Mentiras é o primeiro livro de não-ficção de Gilmar Lopes e explora aquelas histórias edificantes espalhadas por coaches motivacionais, políticos, empresários, etc. Sabe aquele conto da águia que renasce após arrancar as penas e o bico? Então, isso é uma grande mentira e faz parte das dezenas de casos pesquisados e inseridos no livro pelo fundador do E-farsas.

O livro já está à venda nas livrarias e você pode ter mais informações no site da Editora Matrix!

O lançamento do livro Caçador de Mentiras, de Gilmar Lopes, vai acontecer no dia 19 de março de 2024, terça-feira, na livraria Drummond, na avenida Paulista, número 2073. Apareça por lá para prestigiar e apoiar o escritor nacional! 🙂 

Os jogos de mesa estão acabando! Verdade ou mito?

0

Quando falamos em jogos de mesa, é muito comum imaginarmos um ambiente que não existe mais, com tipos de diversão que são antiquados ou mesmo ultrapassados. Mas se investigarmos essa questão mais profundamente, perceberemos que isso não é necessariamente verdade.

O fato é que eles, assim como diversas outras coisas no mundo moderno, estão se transformando. Isso significa que a forma como os encaramos pode mudar, o que pode gerar a falsa sensação, para muitos, de que esses games não existem mais hoje em dia, ou que estão deixando de existir. Vamos falar um pouquinho mais sobre os principais tipos de jogos de mesa e quais espaços eles ocupam hoje em dia.

Poker

O poker (ou pôquer) talvez seja o melhor dos exemplos para ilustrarmos a transformação que mencionamos. Nunca na história tivemos tantos torneios da modalidade como hoje em dia. As etapas do Latin American Poker Tour ilustram muito bem não apenas como o jogo está em alta com grandes números de audiência e grande competitividade entre os jogadores, mas também em suas premiações e tudo que envolve o seu entorno, como as cidades em que acontecem, onde há também uma movimentação de turistas e do mercado em geral por conta do evento.

Não podemos deixar de citar que o ambiente online faz toda a diferença na hora de falarmos do poker. Se esse esporte da mente continua a crescer todos os anos, muito disso se deve à popularização de sua versão online. Já sabemos há muito tempo que os games trazem diversos benefícios para o cérebro, desmentindo aqueles que afirmavam que esse tipo de atividade era prejudicial para o desenvolvimento cognitivo.

Inclusive, o Brasil é um dos países com maior número de jogadores de pôquer online. E isso se reflete também nos torneios presenciais e em todo o entorno da modalidade, o que ajuda a explicar o motivo de tais campeonatos serem tão atrativos.

Xadrez

Outro jogo de mesa muitas vezes considerado antigo demais é o xadrez que, assim como o poker, também é um esporte da mente. Embora não tenha torneios tão grandiosos como tours pela América Latina, Europa e Ásia, sua comunidade de jogadores é muito organizada e conta com eventos como campeonatos nacionais e mundiais, com comitês próprios para classificação e toda composição que entidades de outros esportes também utilizam.

Não podemos deixar de citar, é claro, como o ambiente online também apresentou uma nova vida à modalidade. Mais uma vez, trata-se de uma história diferente da do poker, mas que também possui uma enorme massa de fãs conquistados justamente por conta das novas tecnologias. É possível, por exemplo, assistir a diversas partidas de xadrez ao vivo através de streamings como a Twitch. E não estamos falando de canais pequenos. O canal do bicampeão brasileiro Krikor, por exemplo, possui mais de 120 mil seguidores.

Jogos de tabuleiro

A mesma lógica que se aplica ao que falamos sobre o poker e ao xadrez também vale para os bons e velhos jogos de tabuleiro, não quando falamos de grandes torneios ou eventos, mas sim quando afirmamos que não se trata de algo ultrapassado. Na verdade, para esses jogos mais lúdicos e com características muito únicas, os fãs são um verdadeiro nicho. Pode até ser que eles não arrastem multidões, mas aqueles que gostam de se divertir dessa maneira, são muito fiéis.

Não é à toa que existem diversos bares e cafés especializados em jogos de tabuleiro, dentro e fora do Brasil. Existe também uma transformação nesse tipo de jogo. Os desenvolvedores hoje em dia apostam em títulos mais sofisticados e que exigem diversos tipos de estratégias, muitas vezes voltados para o público adulto. Porém, não é incomum presenciarmos jogos de clássicos como War, Banco Imobiliário e Jogo da Vida, para citar alguns dos mais conhecidos.

Conclusão

Portanto, podemos concluir que essa história de que os jogos de mesa estão acabando não passa de um mito. É claro que eles não fazem o mesmo sucesso que faziam nas décadas de 1980 e 1990, quando as lojas de brinquedos vendiam milhares de exemplares. As coisas mudaram e os jogos de mesa conseguiram encontrar um novo lugar, com públicos diferentes, mas ainda vivos. E muito longe de seu fim.

É verdade que um homem tentou matar o ex-presidente Jair Bolsonaro em evento no RS?

Um homem teria sido preso ao tentar esfaquear Bolsonaro no meio de uma multidão, em evento ocorrido no Rio Grande do Sul! Será verdade?

A denúncia, acompanhada de vídeo, afirma que um homem teria sido preso durante evento ocorrido no dia 05 de março de 2024, em Não-Me-Toque–RS, após tentar esfaquear o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o que se espalhou nas redes sociais, a Polícia Militar teria percebido as intenções do criminoso, durante a visita de Bolsonaro à Expodireto – uma das maiores feiras do agronegócio internacional – e teria prendido o meliante antes dele atentar contra a vida do político!

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “Urgente! Vagabundo tentou matar o presidente Jair Bolsonaro” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

No dia 05 de março de 2024, o ex-presidente Jair Bolsonaro visitou a Expodireto Cotrijal, feira agrícola realizada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O político foi recebido por centenas de apoiadores, que o acompanharam por todo o trajeto, feito em cima de uma caminhonete. Durante a passagem do ex-presidente, um homem foi detido por policiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul que estavam no local, sob a alegação de porte ilegal de arma branca.

No entanto, a Polícia Militar esclareceu que o homem havia comprado a faca nas barracas ali mesmo, na exposição, e que não houve resistência à abordagem dos policiais. Em entrevista ao jornal GZH, o comandante do Comando Regional do Policiamento Ostensivo do Planalto (CRPO/Planalto), Coronel Marco Antônio dos Santos Morais, afirmou que o homem não apresentou ameaça ao ex-presidente.

“No momento da abordagem ele estava a mais de 50 metros de onde estava o ex-presidente. Foi lavrado um termo circunstanciado pelo fato de ele estar com uma arma branca em local de reunião pública. Logo após, a faca foi apreendida, e o homem, liberado”, disse o coronel.

O comandante também explicou que a venda de facas na feira é permitida.

Vídeo da abordagem feita pela polícia:

No vídeo abaixo, podemos ver o ex-presidente acenado para seus apoiadores:

Para esclarecer essa história, a secretaria de Segurança Pública do RS divulgou a seguinte nota:

“No dia 5 de março, por volta das 16h, a Brigada Militar registrou ocorrência por porte de arma branca (faca) nas dependências da feira Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O suspeito é um homem de 32 anos, natural e residente na região e sem antecedentes criminais. Ele chamou a atenção de populares e dos policiais militares presentes ao evento por estar com o cabo de uma faca aparente no bolso. Abordado pelos policiais militares, o suspeito argumentou que havia comprado a faca em um dos estandes da feira e apresentou comprovante da compra. O homem assinou um termo circunstanciado por violação do Artigo 19 da Lei das Contravenções Penais – ‘trazer consigo arma fora de casa ou de dependência desta, sem licença da autoridade’. O artefato foi apreendido, e o suspeito, liberado. As autoridades gaúchas ressaltam que estão investigando o caso e que, graças à atuação da Brigada Militar, o suspeito não ofereceu risco aos participantes do evento.”

Suspeito é apoiador do ex-presidente

Segundo apurado pelo portal Metrópoles, o homem detido com uma faca na feira agropecuária é apoiador de Jair Bolsonaro e, inclusive, já fez campanha para ele. Em áudio, o irmão do sujeito explicou que ele mora em Lagoa Vermelha e que foi à feira pilchado (vestido com roupa típica gaúcha) para ver o ex-presidente.

Conclusão

Não é verdade que um homem foi preso após tentar matar o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma feira agropecuária no Rio Grande do Sul!

O Chile inseriu propagandas da cerveja Cristal nos filmes da franquia Star Wars? 

0

É verdade que uma TV chilena inseriu publicidade de cerveja dentro dos filmes da saga Star Wars para não ter intervalos comerciais?

Os vídeos ganharam força em compartilhamentos nas redes sociais na primeira semana de março de 2024, e mostram cenas famosas da saga Star Wars com algumas diferenças. Nas versões disseminadas, os personagens do filme aparecem segurando latas e garrafas de uma cerveja chamada Cristal. Em uma delas, Obi-Wan interrompe uma conversa com Luke Skywalker para abrir um cooller e retirar de lá uma garrafa da bebida extremamente gelada!

Segundo o que se espalhou, as cenas teriam ido ao ar numa TV do Chile, que teria optado por colocar as propagandas dentro do filme para não interrompê-lo com intervalos comerciais.

Será verdade?

Personagens de Star Wars aparecem segurando cerveja no Chile! Será verdade? (foto: Reprodução/TikTok)

Verdade ou mentira?

Uma busca por “cerveja cristal chile” no TikTok nos retorna inúmeros vídeos recentes sobre o assunto, mas a verdade é que o caso ocorreu em 2003, mais de 20 anos atrás! E, sim, é verdade que uma TV do Chile fez essas montagens!      

No YouTube, podemos encontrar trechos de cenas de Star Wars, em espanhol, onde os personagens pegam a dita cerveja no meio de uma conversa. O vídeo abaixo foi publicado no YouTube em 2009:

Esse outro perfil juntou vários desses trechos:

Em 2003, o Canal 13 do Chile, em parceria com uma agência de publicidade chamada OMD Santiago, teve uma ideia inusitada para não parar seus filmes com intervalos comerciais: inserir as propagandas no filme! 

Durante uma cena com diálogos entre os personagens, um deles se abaixa e pega uma cerveja Cristal geladinha!

A iniciativa agradou à maioria dos telespectadores, mas não bateu legal no colo do cineasta norte-americano George Lucas – criador da franquia Star Wars. No ano seguinte, Lucas apresentou uma queixa ao Conselho Chileno de Autorregulação e Ética Publicitária, pois – segundo ele – as inserções estariam deturpando a sua obra. Os advogados da Lucasfilm argumentaram que a campanha publicitária induzia as pessoas a acreditarem que havia alguma associação oficial entre a produtora e a cerveja Cristal.

O conselho, então, proibiu a exibição dos comerciais em filmes, mas mesmo assim o canal continuou incorporando a cerveja em cenas de outros filmes, como no Gladiador, por exemplo, por mais alguns meses.

Em julho de 2004, a agência OMD Santiago ganhou o Grande Prêmio em Cannes por sua campanha inusitada envolvendo a cerveja Cristal dentro dos filmes exibidos no Canal 13!

Conclusão

É verdade que um canal de TV inseriu comerciais de cerveja dentro de filmes da saga Star Wars! O caso ocorreu em 2003, no Canal 13, no Chile!

Lula apareceu em vídeo negociando com Marcola e Fernandinho Beira-Mar?

0

Flagrante compartilhado nas redes sociais mostra o presidente Lula fazendo um acordo com o narcotráfico e abraçando o líder do PCC Marcola! Será verdade?

O vídeo tem menos de 1 minuto de duração e voltou a ser compartilhado através das redes sociais e em grupos do WhatsApp na primeira semana de março de 2024. Nele podemos ver o presidente Lula rodeado de algumas pessoas, comemorando com um homem chamado Marcola. De acordo com o texto compartilhado juntamente com o vídeo, Lula estaria negociando algum acordo com os chefões do tráfico, dentre eles, o Marcola – líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. 

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas com o vídeo: “Acordo com o narcotráfico. Isto é Lula e Marcola?? Estes é Lula e Fernandinho Beira Mar??? Me tire esta dúvida” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar do vídeo ganhar força em compartilhamentos no mês de março de 2024, ele já circula há mais de um ano pela internet e não tem nenhuma ligação com facções criminosas.

As imagens originais foram postadas por um usuário do TikTok filiado ao SindimotoSP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo), no dia 29 de outubro de 2022. A filmagem se refere a uma visita que Lula fez ao sindicato

@gilsindimotosp

#lula2022 #lula #motoboy

♬ som original – GIILSINDIMOTOSP

No mesmo perfil, outras postagens mostram Lula em outras poses no mesmo local:

@gilsindimotosp

@lulaoficial #lula2022 #lula #motoboy #motoboydodelivery #forabolsonaro

♬ som original – GIILSINDIMOTOSP

Em novembro de 2022, o SindimotoSP publicou uma nota em seu perfil no Instagram, explicando que o “Marcola” do vídeo não é o líder do PCC, e sim o apelido do assessor do PT, Marco Aurélio de Ribeiro, que estava na sala juntamente com Lula.

Nesse vídeo, gravado no dia da saída de Lula da prisão, publicado no dia 08 de novembro de 2019, o político agradece ao Marcola e o chama de assessor (aos 7 minutos):

Atualmente, Marco Aurélio é o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente, pela elaboração e coordenação da agenda presidencial, pelos subsídios para os pronunciamentos, entre outras atribuições essenciais para o funcionamento da Presidência da República.

Desde 2019, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, cumpre pena em penitenciárias federais, passando por Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e Brasília (DF). Já o Fernandinho Beira-mar cumpre pensa desde 2019 na penitenciária federal de Campo Grande (MS). Portanto, é impossível que os dois presos tenham se encontramos com Lula em 2022 ou depois.

Conclusão

O vídeo que mostra o presidente Lula chamado por “Marcola” foi gravado durante um encontro do petista com filiados do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo, em outubro de 2022. O Marcola ao qual Lula se refere é seu assessor e atual chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República Marco Aurélio de Ribeiro!

Integrante do Hamas deixou de se fingir de morto após passar pela câmera de TV em hospital? 

0

Vídeo mostra flagrante de um terrorista do Hamas em uma maca de hospital fingindo ter sido atacado por Israel, mas “voltou à vida” após ser filmado por uma equipe de TV! Será verdade?

O vídeo surgiu nas redes sociais no começo de março de 2024 e já foi visto milhões de vezes. Nele podemos ver uma equipe médica empurrando uma maca com um morto em um hospital, mas o corpo “ganhou vida” ao perceber que estava sendo filmado por uma equipe de TV.

Segundo o que se espalhou, o “morto” seria um integrante do grupo Hamas e estaria fingindo ter sido atacado por Israel. No entanto, de acordo com o texto que acompanha as imagens, o plano não teria dado certo, pois uma equipe de TV teria descoberto que o sujeito estava encenando tudo para colocar a culpa em Israel!

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter no começo de março de 2024: “Um milagre em Gaza. Um homem morto volta à vida depois de passar pela câmera. Não acredite na propaganda e nas mentiras do Hamas. Fique com a verdade. Fique com Israel” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

O vídeo não nenhuma relação com Israel ou Palestina. Trata-se de uma gravação dos bastidores de um curta-metragem marroquino.

O homem que aparece na maca é o ator marroquino Karim Doniazalle, que explicou em seu perfil do Instagram:

Conclusão

O vídeo que mostra um homem levantando de uma maca de hospital após ser flagrado por câmeras de TV é, na verdade, dos bastidores da gravação de um curta-metragem marroquino e não tem nenhuma relação com o conflito entre Israel e Palestina. O homem que aparece deitado na cama de hospital é o ator marroquino Karim Doniazalle!

Alexandre de Moraes assumiu em público que houve fraude nas eleições?

Vídeo compartilhado em grupos de WhatsApp mostram o ministro do STF admitindo que houve cerca de 30% de fraude! Ele admitiu que as eleições de 2022 foram fraudadas?

As imagens ganharam força em compartilhamentos através de grupos do WhatsApp e do Telegram no final de fevereiro de 2024. No vídeo podemos ver o ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, argumentando com o também ministro Raul Araújo Filho se uma determinada porcentagem configura fraude ou não. “[…] não entro nessa discussão em relação se ficar trinta vírgula alguma coisa seria fraude ou não”, diz Moraes no trecho compartilhado, juntamente com um texto alegando se tratar do tamanho da fraude nas urnas eletrônicas.

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas: “ALEXANDRE DE MORAES ASSUMIU EM PÚBLICO QUE FRAUDOU AS ELEIÇÕES. Isto é muito sério. Depois gagueja (pelo ato falho) e arrependido da própria denúncia. VAMOS VIRALIZAR !!! TEM QUE EXISTIR ALGUMA JUSTIÇA NESSE PAÍS! UMA REVOLTA POPULAR DAS GRANDES!!! Agora não adianta mais o leite já foi derramado.” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar do trecho do vídeo ser bastante compartilhado em fevereiro de 2024, trata-se de uma notícia falsa requentada, que já havia se espalhado em junho de 2023, quando foi desmentida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Fala foi retirada de contexto

Na verdade, os ministros Alexandre de Moraes e Raul Araújo estavam debatendo a prática de fraude à cota de gênero pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no lançamento de candidaturas ao cargo de vereador do município de Roteiro–AL, nas Eleições Municipais de 2020. A lei nº 9.504 exige que 30% das candidaturas de uma legenda sejam compostas por mulheres. 

No trecho recortado, Raul Araújo havia votado pelo não reconhecimento da prática pelo PTB, pois – segundo entendimento dele, apenas uma das candidaturas femininas era fictícia, o que não configuraria fraude. Já Moraes entendeu que as duas mulheres eram candidatas-laranja, integrando a lista do partido apenas para tentar burlar a lei. Por 4 votos a 3, o STF decidiu que houve a irregularidade e determinou a nulidade dos votos recebidos pelo PTB em Roteiro, além da cassação dos diplomas dos candidatos vinculados.

O vídeo foi retirado de uma sessão de julgamento realizada no dia 23 de maio de 2023, e transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do Tribunal no YouTube, como podemos ver a seguir. A fala do ministro Alexandre de Moraes começa aos 55:48 do vídeo abaixo:

O TSE também fez um vídeo explicando tudo direitinho:

Conclusão

O vídeo que mostra o ministro Alexandre de Moraes falando sobre 30% de fraude foi retirado de um julgamento referente a um suposto crime eleitoral praticado pelo PTB em relação à cota de gênero, ocorrido nas eleições municipais de 2020 em Roteiro–AL! 

Manifestantes caminharam pela avenida Paulista com pentagrama na bandeira de Israel?

0

É verdade que alguns apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro marcharam na avenida Paulista com bandeiras de Israel que mostravam um pentagrama no lugar da Estrela de Davi?

A foto começou a se espalhar através das redes sociais no dia das manifestações ocorridas na avenida Paulista, 25 fevereiro de 2024, no centro de São Paulo. Nela podemos ver um casal vestindo a camisa da seleção brasileira e segurando uma bandeira semelhante à de Israel, mas com um detalhe: a estrela da bandeira, que possui seis pontas, foi substituída por um pentagrama, símbolo associado ao satanismo!

Será que isso aconteceu mesmo ou trata-se de uma montagem?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “Quando você se sentir a pessoa mais burra do mundo, lembre dos bolsominions, que colocaram o pentagrama do capeta na bandeira de Israel.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Nessa reportagem da BBC, aos 4 minutos e 45 segundos, é possível ver a bandeira estilizada com o pentagrama pendurada em uma cerca na calçada da avenida Paulista:

Foto: Reprodução/YouTube/BBC

Nessa matéria do UOL também podemos ver que bandeiras com o pentagrama estavam sendo vendidas por ambulantes durante o evento, que iniciou na manhã do dia 25 de fevereiro, reunindo centenas de milhares de pessoas que lutavam pelo “Estado Democrático de Direito”:

O significado da estrela na bandeira de Israel

A Estrela de Davi, como é conhecida, é um símbolo formado por dois triângulos sobrepostos em direções opostas (um apontado para cima e o outro para baixo) e é utilizado pelo judaísmo desde o século IV a.C. Segundo a tradição judaica, a estrela surgiu do nome hebraico para Davi ser escrito originalmente por três letras do alfabeto hebraico – Dalet, Vav e Dalet. Estas duas letras Dalet tinham uma forma triangular no alfabeto hebraico usado até então. Estas duas letras eram encravadas nos escudos dos soldados, formando uma espécie de estrela. Apesar dessa ser a teoria ser a mais aceita, ainda carece de provas arqueológicas.

A bandeira de Israel foi adotada em 28 de outubro de 1948, cinco meses após o estabelecimento do país.

O significado do pentagrama

Já o pentagrama, representado por uma estrela de 5 pontas, é reverenciado por alguns povos há mais de 5 mil anos, surgindo entre os sumérios de 3.000 a.C. Naquela época, o símbolo representava algo mais astrológico. No século V a.C., os discípulos de Pitágoras adotaram o pentagrama como símbolo místico, representando os quatro elementos mais o quinto, o espírito. Em cada ponta, aparecia uma letra do nome da deusa da saúde, Hígia.

Foi só na Idade Média que os cristãos europeus passaram a usar o pentagrama como amuleto contra demônios. As pontas, no caso, passaram a representar as cinco chagas de Cristo.

O ocultista francês Eliphas Levi teve a ideia, no século XIX, de criar a versão satânica do pentagrama, virando a estrela de cinco pontas de cabeça para baixo para “simbolizar o domínio da matéria sobre as coisas elevadas”.

Conclusão

É verdade que alguns manifestantes desfilaram na avenida Paulista com bandeiras de Israel com pentagramas no lugar na Estrela de Davi, mas tudo indica que essas bandeiras foram adquiridas de ambulantes ali no local dos protestos!