O Autor

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas.

Trabalha com PHP e banco de dados Oracle. É especializado em criação de ferramentas para Intranet.

Há 10 anos criou o E-farsas.com que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web.

Gilmar Lopes foi Produtor e Apresentador do Programa E-farsas – que ia ao ar todas sextas-feiras pela Justtv.  Nesse programa (que durou 3 anos), ele teve a oportunidade de saber, através de divertidas entrevistas, se o que rolou na internet foi verdadeiro ou falso!

 

Gilmar no Programa do Jô

Gilmar no Programa do Jô em 2008

 

A frente do Programa E-farsas, em 2009, Lopes conquistou o prêmio de Apresentador Revelação por votação do público.

Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Você é Curioso?” na Rádio Bandeirantes, onde explica para o publico se alguma história da internet é verdadeira ou farsa.

Também escreve como convidado para outros blogs, como o Mulherzinhas, Jumentrix e o Biosferas sobre diversos assuntos.

Além disso, Gilmar Lopes também é colunista da Revista Portal da Vila Carrão – escrevendo sobre a internet e seus boatos.

Lopes é palestrante sobre Inovação em Tecnologia e sobre os Boatos da Web.

Comente pelo Facebook

36 comentários

  1. Pingback: Criador do E-farsas no Piratacast fala sobre as mentiras da web! : E-farsas.com – 9 anos desvendando as farsas da web!

  2. Pingback: O E-farsas debate com jornalistas rumor e notícia na web! | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  3. Pingback: Assista à entrevista que o E-farsas deu lá na Campus Party! | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  4. Pingback: Criador do E-farsas debate no Youpix sobre boatos digitais! : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  5. Pingback: Criador do E-farsas participa do Vida Beta Cast! : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  6. Pingback: Foto do maior bolo confeitado do mundo é real? : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  7. Pingback: Ouça a participação do criador do E-farsas no Programa Pânico : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  8. Pingback: Ouça a participação do E-farsas no Você é Curioso da Bandeirantes : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  9. Pingback: Ouça a participação ao vivo do criador do E-farsas na Eldorado FM! : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  10. Pingback: Leia a participação do E-farsas no Almanaque Saraiva de dezembro : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  11. Pingback: Vídeo documentário sobre hoaxes com a participação do E-farsas : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  12. Pingback: Ouça a entrevista com o E-farsas na BestRadio Brasil : E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  13. Pingback: E-farsas TV (Ep. 3) – Como reconhecer uma fotomontagem! : E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  14. Pingback: Page not found - E-farsas.com - Desvendando farsas da web desde 2002! : E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  15. Pingback: E-farsas TV (Ep. 7) O que é Pareidolia? : E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  16. Pingback: O E-farsas em entrevista ao vivo no Programa Brasil Ideal! : E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  17. Gilmar

    Não conhecia esse site, amei saber que existam pessoas lúcidas que vão em busca da verdade, apesar de que eu nunca repassei esse monte de baboseiras que alguns da minha lista enviam, primeiro que isso soa a uma corrente, para o bem ou para o mal, na dúvida deleto sem ler seu conteúdo. Admiro esse tipo de traabalho que você desenvolve em prol da verdade. Parabéns pela sua criatividade, esforço em tentar repassar para os incautos a verdade como ela é de fato. Seu estiloé de um jornalista investigativo, profissão que eu respeito muito, porque não se deixam manipular, já que o objetivo maior é a verdade dos fatos. Parabéns!!
    attt.
    Adriana

  18. Washington Araujo

    Sempre que posso dou uma olhada nesse site. Tem bastante coisa boa, mas andei procurando uma em especial, e não encontrei. Será que você tem alguma informação do caso dos irmãos Aragão?? Não lembro bem da estória, mas parece que foi mais um daqueles casos de bruxaria que sairam errado…Se puder dar uma pesquisada. Abraço.

  19. samuel

    É EXPLIQUEM O SINAL WOW, EXPLIQUEM TBEM SINAL QUE VEIO DA SONDA CASSINI , EXPLIQUEM TBEM AS IMAGENS DAS MISSÕES STS DA NASA COM VÁRIAS IMAGENS, EXPLIQUEM AS IMAGENS DE MARTE E A AGUÁ CONGELADA DESCOBERTA EM MARTE, COLOQUEM Q É MENTIRA TUDO ISSO, COLOQUEM TBEM QUE NO UNIVERSO SO EXISTE NOSSO SISTEMA SOLAR E NOSSA GALAXIA, FALE TBEM DAQUELAS ESFERAS DE 2 MILHÕES DE ANOS NA AFRICA DO SUL, E PEGADAS HUMNAS Q DIZEM TER MILHOES DE ANOS

  20. Mentira. O que circula na Net:
    ———————————————–

    PARA QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA DE DJAVAN……

    Muitas vezes ouvimos dentro de uma melodia, uma frase poética bem estruturada,
    mas, não entendemos o seu significado.

    Soa bem aos nossos ouvidos! É um prazer ouvi-la.

    Nesta música do Djavan, casam bem letra e música, o auditório, esboça o desejo de dançar,
    se movimenta e marca o ritmo com as palmas.

    Então pensamos: é uma poesia que brotou da mente iluminada do poeta.

    Mas sem o motivo da inspiração, fica difícil entendê-la.

    Este fato que o inspirou:

    – Djavan foi casado com Maria. Ela grávida, souberam que teriam uma filha
    e o nome escolhido por eles para a menina, foi ‘Margarida’.

    Porém, sua mulher teve um problema na hora do parto, ele teve que optar por sua esposa ou por sua filha.

    Perdeu as duas por obra do destino.

    Assim, é possível entender a letra da música, sobre o ponto de vista de Djavan,
    que para o mundo, transformou sua dor em arte.

    Flor de Lis

    Valei-me, Deus!
    É o fim do nosso amor
    Perdoa, por favor
    Eu sei que o erro aconteceu
    Mas não sei o que fez
    Tudo mudar de vez
    Onde foi que eu errei?
    Eu só sei que amei,
    Que amei, que amei, que amei

    Será talvez
    Que minha ilusão
    Foi dar meu coração
    Com toda força
    Pra essa moça
    Me fazer feliz
    E o destino não quis
    Me ver como raiz
    De uma flor de lis
    E foi assim que eu vi
    Nosso amor na poeira,
    Poeira
    Morto na beleza fria de Maria

    E o meu jardim da vida
    Ressecou, morreu
    Do pé que brotou Maria
    Nem Margarida nasceu.

    E o meu jardim da vida
    Ressecou, morreu
    Do pé que brotou Maria
    Nem Margarida nasceu.
    ————————————————

    Aproveite cada momento da sua vida ao máximo, passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama ,
    torne estes momentos inesquecíveis…
    Aproveite a sua vida !
    Problemas todos têm. E é bom saber que um dia, os de hoje, vão se resolver, e, outros surgirão.

    Não podemos ficar esperando a ausência deles para sermos felizes!
    ——————————————————————————————————–

    Flor de Lis: A morte da esposa e filha de Djavan é mentira (hoax), um spam que circula faz tempo enganando os desavisados.

    http://syleide.blogspot.com.br/2008/06/histria-da-msica-flor-de-lis-que-anda.html

    http://interpretacaopessoal.blogspot.com.br/2011/08/flor-de-lis-o-real-significado.html

    http://www.mundogump.com.br/flor-de-lis-a-morte-da-esposa-e-filha-de-djavan-e-hoax/

  21. Paulo

    Gilmar muitas coisas não são farsas,tente pesquisar mais e deixe de assistir a rede globo e emissoras abertas, elas são agencias de propaganda e não tem compromisso com nada alem de divulgar o que lhe pagam ou mandam. A não ser é claro que vc não se sinta confortavel em estudar mais profundamente e acabar descobrindo que poia mentiras por debochar com falsos argumentos do que a imprensa oficial diz serem conspirações. 11/09/2001

      • Selma Rodrigues Andriatto Cantelli

        Gilmar Lopes você você é muito simpático, mas verifiquei que é formado em Sistemas. Por curiosidade já estudou Geologia para comentar sobre os fatos de suas matérias? Qual embasamento você utiliza para analisar? As imagens analisadas são de qualidade ruins, mesmo um estudioso necessita analisar cuidadosamente em mãos
        .

        • Gilmar Lopes
          Author

          A ideia do E-farsas é a de usar a própria web para desmistificar as histórias que circulam nela! Todos os artigos são referenciados com links externos que comprovam o que estou dizendo.
          Nada aqui é na base do “eu acho”.
          Obrigado!

    • Selma Rodrigues Andriatto Cantelli

      Concordo Paulo. Muitos estudiosos afirmam diversas coisas mas, outros rebatem com fatos comprovando estarem incorretos. Antes de acreditarmos em tudo que se fala é preciso analisar a fundo os fatos.
      Uma das matérias escritas aqui é referente a arca, aonde cita uma frase mencionada por Jack Sasson explicando que não há na Bíblia o local correto onde a arca repousou. Mas se ler em Gênesis 8:4 esta escrito:”E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate.” E na mesma matéria que contém esta menção, convida aos leitores a analisarem o vídeo de imagens ruins e comprovarem que a arca é uma farsa. Mas acredito que imagine que os leitores são arqueólogos e geologistas, lendo esta matéria. Porém para um estudioso no assunto analisar, ele precisa olhar cuidadosamente em mãos, realizar testes, enfim não há como analisar por imagens. Entendo e respeito todos os céticos, mas existem provas que ocorreu o dilúvio. Se acharam ou não a arca, há fatos da existência do dilúvio. Este vídeo é do conhecido como Marcos Eberlin, um químico brasileiro, cientista, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. É esclarecedor. https://www.youtube.com/watch?v=TZL2pKANYa0

  22. Maurílio Ferreira

    Boa noite Gilmar,

    Fizemos a página com o teaser do curta documental “Eu não faço ideia do que caiu na rede”, que você nos ajudou concedendo a entrevista. Com o teaser, as pessoas que quiserem nos ajudar alugando no site podem ver um pouco do que se trata o trabalho previamente. Ficaria muito grato se você pudesse compartilhar o link do facebook nas redes sociais, em sites ou para amigos.

    https://www.facebook.com/patriafilmes/videos/vb.399166500191832/826030690838742/?type=2&theater&notif_t=comment_mention

    Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *