Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado?

Falso

Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado?

Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado?

É verdade que as marcações do fundo das embalagens de leite longa vida servem para mostrar quantas vezes o produto foi reaproveitado?

O alerta surgiu no dia 22 de novembro de 2018, em uma conta no Facebook e rapidamente se espalhou também através de grupos no WhatsApp. De acordo com o texto – que já havia sido compartilhado quase 100 mil vezes em menos de 24 horas – as cores e numerações presentes no fundo das embalagens longa vida seriam indicações feitas pelas fábricas para controlar quantas vezes o leite teria sido reaproveitado!

A moça que faz o alerta ainda avisa também que as caixas que possuem uma barrinha colorida no fundo devem ser descartadas pelos consumidores, pois essas marcas estariam indicando que o produto já está vencido!

Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?

Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em abril de 2006, publicamos aqui no E-farsas a explicação de um alerta falso e bem parecido com esse. Circulando desde 2005, o texto alertava que o número marcado no fundo das embalagens longa vida seria a quantidade de vezes que o conteúdo teria sido reaproveitado. Na ocasião, explicamos que os números eram, na verdade, um controle das bobinas utilizadas na confecção da embalagem e que o processo de reaproveitamento do leite (se isso fosse verdade) não compensa para a indústria.

Além disso, se o leite fosse “repasteurizado”, ele ficaria com vários blocos que iam se amontoando, tornando o produto parecido com uma ricota.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Essa lenda foi tão disseminada nos anos seguintes que chegou a causar até prejuízo para a indústria. Essa reportagem de 2008, por exemplo, mostrava que as prateleiras de leite ficavam reviradas nos supermercados após o consumidor não compra leite longa vida sem antes conferir o número no fundo das caixas.

Variações do tema

Em maio de 2013, desmentimos aqui no E-farsas outro alerta infundado envolvendo embalagens de produtos. Na época, o que circulou era um texto afirmando que os quadradinhos coloridos nas embalagens serviam para sinalizar que os produtos embalados eram naturais ou artificiais e explicamos que:

“As cores estampadas nos tubos nada tem a ver com a quantidade de ingredientes químicos presentes na composição do cosmético. O pequeno quadrado (ou retângulo) que vem desenhado nas embalagens dos produtos é uma marca que serve de guia para as maquinas de envasamento.

Nas fábricas, os cosméticos são embalados em máquinas de alta velocidade que se baseiam nessas marcas para alinhar e “saberem” onde soldar e fechar a embalagem.”

Significado dos quadrados nos tubos de cosmésticos

Conclusão

O alerta sobre o reaproveitamento dos produtos das embalagens de leite é falso! Os números impressos no fundo das embalagens se referem ao lote de fabricação e os quadradinhos coloridos são usados para auxiliar as máquinas de envase!

Continue lendo
10 Comentários

Comente

10 Comments

  1. Pingback: Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado? - Blog Ultradicas

  2. Lucho

    23 de novembro de 2018 em 17:17

    Não acredito que esse boato está circulando novamente.

    O era e sociedade da informação e do conhecimento essa que não me decepciona nunca. Mas também, o que se esperar de usuário do facebosta?

    • Cristina Vieira de Souza

      24 de novembro de 2018 em 11:50

      E quando compartilham e colocam no final: se você ama a Deus e seu próximo compartilhe com o maior número de pessoas. Quem não veio para servir não serve para viver? O que dizer desses jegues?

  3. Rui Antonio Otto

    24 de novembro de 2018 em 8:57

    Basta um mínimo, minimum minimorum de sensatez, de raciocínio, para perceber o aumento do custo de um reaproveitamento: armazenagem no varejo até a coleta, entrega e controles para o fornecedor, transporte até ao laticínio, abertura das embalagens, adição de produtos químicos,custos de mão de obra nas diversas instâncias, nova embalagens, controle de estoques, faturamento, expedição, energia para “n” maquinários, transporte até ponto de venda, reposição na área de venda… Garanto que aí não relato metade das etapas e processos envolvidos. Divulgar um besteira dessa é muita estupidez para meu gosto! É tanta idiotice quanto afirmar que havia camundongo no refrigerante!

  4. Cristina Vieira de Souza

    24 de novembro de 2018 em 11:48

    Pior é quando compartilham essa bosta e botam no final um versículo Bíblico nada a ver.
    Santa ignorância desse povo! Custa procurar uma fonte confiável antes de sair compartilhando tudo o que veem.

  5. carlos

    27 de novembro de 2018 em 13:59

    Só pode ser uma pessoa doente para divulgar uma besteira dessas. O pior é que tem muita gente que acredita, é só ver os comentários desse tipo de postagem.

  6. carlos

    27 de novembro de 2018 em 13:59

    Só pode ser uma pessoa doente para divulgar uma besteira dessas. O pior é que tem muita gente que acredita, é só ver os comentários desse tipo de postagem.

  7. adriana

    3 de dezembro de 2018 em 12:10

    eu vi esse falso alerta, não costumo compartilhar esse tipo de coisa porque já desconfio…

  8. Gielison

    9 de dezembro de 2018 em 7:38

    O que pode deixar as pessoas acreditando mais é o fato de só algumas embalagens do mesmo produto possuírem os tais quadradinhos.

    • Xeroque Rolmes

      10 de dezembro de 2018 em 11:29

      Crer em algo não torna esse algo verdade.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros


Voltando a Circular

Publicidade

Topo