22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Santiago 513: O voo cujo avião só pousou 35 anos após a decolagem!

- Publicidade -

Será verdade que um avião que decolou da Alemanha Oriental, em 1954, só foi pousar no seu destino – em Porto Alegre – 35 anos depois?

A notícia não é nova! Circula há anos na web e já foi publicada em diversos sites e blogs, mas voltou a ser compartilhada nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2018. De acordo com a reportagem, um avião da companhia Santiago teria saído com o voo 513, na Alemanha Oriental em 1954, mas teria pousado em Porto Alegre (RS) somente em 1989!

A matéria afirma que o avião teria desaparecido em pleno voo, no oceano, e reaparecido no Brasil, 35 anos depois.

Ainda, segundo o que diz na reportagem, as autoridades na época teriam entrado no avião logo após o pouso, se deparando com 92 esqueletos sentados cada um em uma das poltronas da aeronave!

O Dr. Celso Atello, estudioso da paranormalidade, teria estudado o caso e levantado a possibilidade do avião ter entrado em uma fenda temporal e voado direto de 1954 para 1989.

Será que essa notícia é real?

Mistério! Avião teria desaparecido durante o voo e pousado somente 35 anos depois! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

É até engraçado como essas histórias vão e vem na internet e, a cada vez que volta a circular, ganha uma certa notoriedade e compartilhamentos de montão!

O texto a respeito do voo 513 mistura termos complicados – como física avançada, viagem no tempo, buraco de minhoca etc… – para tentar envolver o leitor. Além de citar nomes especialistas e supostos documentos que comprovariam tudo.

Acontece que essa notícia é falsa!

Uma busca por “Dr. Celso Atello” e só encontramos esse nome em textos citando essa história do voo 513. Parece que esse doutor (caso exista) estudou só esse caso… Outro detalhe é que o nome da companhia aérea (Santiago Airlines) também só aparece em publicações relacionadas a esse voo.

- Publicidade -

A seguir, uma lista de sites onde o desaparecimento do avião teria sido mencionado (caso a notícia fosse real)

A única “prova” do ocorrido é uma reprodução de um recorte de uma reportagem de jornal. O curioso é que o jornal antigo é o humorístico Weekly World News, que ainda está ativo até hoje, em formato digital.

Para quem não conhece o Weekly World News, ele surgiu em 1979 como uma publicação impressa quinzenal e seguiu nas bancas norte-americanas até 2007, quando passou a ser atualizado exclusivamente em seu site.

A sátira em questão foi publicada no jornal no dia 14 de novembro de 1989. Na mesma edição, o jornal também trouxe a fictícia reportagem de um ladrão que teria roubado 16 bancos usando um pepino como arma e um guia ensinando a como descobrir se você terá um ataque cardíaco através do formato da sua orelha:

Capa do Weekly World News

A foto do avião usado para ilustrar a “notícia” no Weekly World News é a versão LAV L-049, da Lockheed Constellation. Podemos ver nesse link a imagem original e comparar abaixo com a montagem feita pelo jornal humorístico:

Na imagem original, o avião está prestando serviço para o serviço de correios da Venezuela! (foto: Reprodução/Google Images)

Os aviões da Lockheed Constellation serviram na Guerra em 1943 e continuaram para o uso civil até os anos 1970 e nesse link podemos ver a lista de todas as empresas e países que usaram essas aeronaves. Perceba que nessa lista não consta nenhuma Santiago Airlines!

Versões da mesma fake news

Essa não foi a única vez que os humoristas do Weekly World News pensaram numa história onde um avião teria partido e pousado décadas depois (após supostamente viajar no tempo). Em maio de 1985, o jornal publicou a “notícia” do voo 914 que teria pousado 37 anos após a decolagem. Depois, em maio de 1993 e novamente em setembro de 1999:

Reprodução/Google Books

Conclusão

A notícia afirmando que um voo saiu da Alemanha em 1954 e foi pousar no Brasil somente em 1989 é falsa! Ela surgiu em um jornal humorístico e não deve ser levado a sério!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

36 COMENTÁRIOS

  1. Só uma correção. Não existe a empresa “Lockheed Constellation” e sim Lockheed! Constellation era um avião de varios contruidos por essa empresa

  2. Lembro quando isso em 89, foi muito comentado na escola. Estudava em uma escola próximo ao aeroporto Salgado Filho. E foi muita correria ao entorno do aeroporto. por dias e semanas foi comentado isso. Alguns anos mais tarde fui para força aérea e lá ouvi rumores sobre este assunto mas sempre ele sendo tratado como fantasia.

  3. Cresci na região de Porto Alegre, fui frequentador do aeroporto Salgado Filho desde tenra idade, fiz curso de piloto em um aeroclube de uma cidade vizinha e sempre ouvi histórias pitorescas relacionadas com a aviação… Porém, nada tão absurdo quanto esta… Em tempo: em 1950 um Lockheed Constellation da saudosa Panair do Brasil colidiu com o Cerro das Cabras, a norte da capital gaúcha, matando todos os seus ocupantes.

  4. Pior que essa história e verdadeira,uma amiga ela era repórter da RBS,a mesma foi demitida ,por publicar a matéria, o avião pousou ,numa forte nevua, quando subiu a névoa o avião, estava no final da pista ,veio o pessoal da NASA ,e desmontaram todo o avião levaram ele pra pesquisa..essa história e verdadeira,como sempre eles querem mentir falando que é mentira…

  5. teve o jornal mais foto do avião com as pessoas mortas nada.
    essa noticia foi melhor,daquela brasileira que arrumaram de sobrevivente do naufrago do Titanic

  6. Sou morador de Porto alegre, e lembro dessa história. E por incrível que pareça tenho um relato desse dia: na época eu vi a foto na Zero Hora, jornal daqui falava de um avião de passageiros que tinha saido da Alemanha na década de 50. Fui comprar pão no bar do Carloto aqui na Rua Otto Niemeyer em torno de 9:30 fui pra casa tomei meu café e voltei no bar umas 2h depois pra comprar o jornal mas o Carloto disse que polícia já tinha recolhido. Lembro de ter ficado chateado por não conseguir compra o jornal. William Machado 22/4/2020.

    • Tudo que acontece de estranho logo a NASA ou outras agencias se infiltram pra tirar de cena, foi o que aconteceu com o fenomeno de Varginha. as meninas se passaram por mentirosas e ficou como loucura.

  7. Há nessa historia , o típico “encobertamento”, de “agências”, que não querem divulgar a verdade.Várias testemunhas na época viram a movimentação no aeroporto, e outras evidências, algumas descritas acima. A ridicularização deste tipo de “fenômeno” é uma das coisas mais fáceis que existe. Psicologicamente, o homem “mediano” tem muita dificuldade de aceitar o “anormal”,o que foge da rotina. Daí a facilidade do “acobertamento”.

    • Acho que tu tem é traços de esquizofrenia, meu caro. Vá procurar ajuda e pare de acreditar que está vendo coisas. Ao invés de julgar o “homem mediano”, é melhor tu procurar um psicólogo.

  8. Eu já vi governos escondendo ou tirando do ar filmes baseado em fatos reais a ex de Redacted (guerra sem cortes). Imagina se os governos não seriam capazes de esconder um fato como esse?!

    Obs: esse filme eu vi passando uma vez no canal fechado paramount só que como estava muito tarde de madrugada já deixei pra assistir depois. Resultado: esse depois dura até hj pois parece que o filme foi abduzido kkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui