Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Baba Vanga: A vidente cega que previu o futuro! Será?

Falso

Baba Vanga: A vidente cega que previu o futuro! Será?

História que circula há anos pela web fala sobre uma vidente búlgara que teria ficado cega aos 12 anos, mas teria previsto o fim a humanidade! Será verdade?

Baba Vanga, a mulher que previu o fim do mundo e do nosso futuro, morreu em 1996 aos 90 anos de idade, e teria sido uma das grandes videntes do século XX. De acordo com inúmeros textos que circulam a seu respeito, Baba Vanga teria previsto a morte de Stalin além de fazer incontáveis previsões terríveis para toda a humanidade.

O texto que acompanha as fotos dessa vidente lista uma série de previsões atribuídas a ela, que vão até o ano 5.079 – quando, segundo suas previsões, o mundo irá acabar!

Vanga teria previsto a Primeira Guerra Mundial e o ataque às torres gêmeas, mas será que essas histórias sobre o seu dom e suas previsões são reais?

Baba Vanga foi uma búlgara que tinha o poder de prever o futuro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Baba Vanga foi uma búlgara que tinha o poder de prever o futuro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Como já adiantamos no começo desse artigo, a história sobre a suposta vidente búlgara Baba Vanga é antiga na internet e, volta e meia, volta a circular graças às postagens feitas em páginas populares do Facebook como a Fatos Desconhecidos (em março de 2015) e a Mistérios da Humanidade (em janeiro de 2015), por exemplo.

A única coisa real desse texto é que Baba Vanga realmente existiu e viveu entre 1911 e 1996, na Bulgária. Durante a sua vida, a moça cega – que se chamava Vera Kochovska, na verdade – fazia, sim, diversos “aconselhamentos” e ajudava muitas pessoas com serviços de caridade na cidade onde morava. O resto é mito.

Diz a lenda que seus poderes surgiram após uma tempestade de areia que a fez perder a visão!

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Podemos perceber que o texto possui vários pontos que denunciam que quase tudo que dizem sobre essa mulher é apenas lenda. O primeiro detalhe que nas versões de 2015 desse artigo foram retiradas as supostas previsões dos anos anteriores (que, é claro, não se concretizaram). Podemos ver em postagens mais antigas feitas em diversos sites e blogs que, antes, as “profecias” falavam de previsões de tragédias que iriam ocorrer entre 2008 e 2014 (inclusive, iria se iniciar a III Guerra Mundial em 2010).

foto1_15101_500x500

Como essas “previsões” não ocorreram, simplesmente foram excluídas da lista das profecias atribuídas a Vanga.

Além disso, não há nenhuma fonte que comprove que ela tenha previsto a morte de Stalin e que tenha sido presa por causa disso. Menos provas ainda tem os que afirmam que ela tivesse previsto os ataques às torres gêmeas nos Estados Unidos.

É curioso também o fato de não haver listas de profecias atribuídas da Baba Vanga de antes de 2008. Como ela morreu em 1996, era de se esperar que houvesse registros de suas “previsões” antes…

Jornal búlgaro desmente o mito

Como a fama póstuma de Baba Vanga cresceu rapidamente na web em 2010, um site de notícias búlgaro chamado 24 Chasa resolveu investigar mais a fundo se as histórias a respeito dessa “vidente” possuíam algum fundo de verdade. Dentre os entrevistados, Boyka Marinova, que foi amiga da profeta, ajudou a desconstruir o mito da vidente, afirmando que Vanga ajudou muitas pessoas durante a sua vida, mas que nunca fez nenhuma previsão sobre o fim do mundo.

Conclusão

Baba Vanga existiu mesmo e morreu em 1996. Ela ficou cega aos 12 anos e era bastante reverenciada em sua comunidade. Seus seguidores a procuravam para aconselhamento espiritual, mas não há nenhuma prova de que ela tenha feito previsões catastróficas para a humanidade no futuro e algumas das que lhe foram atribuídas já se mostraram falsas.

Continue lendo
19 Comentários

Comente

19 Comments

  1. Satierf

    17 de julho de 2015 em 0:25

    Nem li a matéria. Só quero dizer que vi o Gilmar no Ratinho :p

    • Gilmar Lopes

      17 de julho de 2015 em 8:43

      🙂 Aêeeeee! Valeu!

  2. Pierrot

    17 de julho de 2015 em 7:23

    Cartamba, mesmo cega ela fez atos de caridade? Interessante. Vou pesquisar a respeito.

  3. JUNIOR

    18 de julho de 2015 em 19:03

    essa tag embaixo do nome do tópico entrega se é falso ou verdadeiro, meio que perde a graça. não dá pra esconder ela dos leitores? deixa ela invisível pra gente.

  4. sandro

    19 de julho de 2015 em 4:27

    Por favor seu vidents me mande os números da mega

  5. Daniela

    12 de dezembro de 2015 em 13:39

    Quanto a 3ª Guerra começar em 2010. Neste ano ocorreram várias revoltas em países mulçumanos. Pode não ter ocorrido uma terceira guerra declarada, mas os acontecimentos podem sim desencadear uma terceira guerra futuramente. Não vou desacreditar em tudo logo de cara. Claro que ela pode ter feito poucas previsões e pessoas de má fé terem acrescentado muito besteirol no meio ou distorcido alguns fatos. Eu acredito em profecias.

  6. Alice

    23 de junho de 2016 em 16:05

    O povo besta
    So quem sabe do amanhã é Deus, não acredito nessas coisas, Deus deu limite ao homem e só ele sabe como será o apocalipse, não acreditem em tudo o que a Internet diz peloamordeDeus!

    • Eu™

      23 de junho de 2016 em 16:36

      Não acreditem na internet mas acreditem naquele livro véio, escrito por humanos que quando não gostavam de alguma coisa escreviam lá e falavam que “deus quem mandou”… faz sentido, só que não.

      • Rodrigo

        11 de setembro de 2016 em 12:56

        Mais um ateu toddynho

        • juca

          21 de outubro de 2016 em 12:28

          Nossa, que comentário inteligente. Aprende a raciocinar com a Bíblia?

          • Marta

            14 de novembro de 2016 em 21:21

            Você já se deu o trabalho de ler a Bíblia antes de questioná-la?

          • Ah Teu!

            25 de julho de 2017 em 14:03

            Você já se deu ao trabalho de se alfabetizar antes de vir aqui escrever merda, otária?

        • Ateu Ovomaltine

          21 de outubro de 2016 em 15:24

          Mais um trouxa acéfalo analfabeto cholão! Chola mais, chola!

        • AlguémEntediado

          25 de março de 2018 em 1:09

          Toddynho? Ser ateu ou não é puramente opinião.
          Sou ateu porque acho díficil um ser tão poderoso existir do nada sem um outro ser poderoso fazê-lo e assim vai indo infinitamente.

          Porém não quer dizer que não acredite na espiritualidade! Eu acredito em espíritos, mas não em um ser superior, e duvido que algum humano nessa bosta de planeta saiba pelo menos 1% da verdade por trás de tudo, é muito complexo para nós.

  7. Daniel

    10 de novembro de 2016 em 18:13

    O colega Gustavo, adicionou um comentário no IG, que acaba de publicar a noticia como senda verdadeira. Jornalismo brasileiro nota 10!

    Fonte: Último Segundo – iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2016-11-10/previsoes.html

    • Baba de Rola

      25 de julho de 2017 em 14:04

      EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE FALHOU! COMO SEMPRE!

  8. Thiago bolt

    25 de julho de 2017 em 11:18

    Quero ver quando chegar a hora em quem esses miseráveis de espírito vão entregar sua alma ! Cambada de ateu !!

    • Ah Teu!

      25 de julho de 2017 em 14:02

      Quem te nomeou fiscal da alma alheia, idiota? Cuide da tua própria alma e deixa que os outros se preocupem com as deles. Vá arrumar um terreno pra capinar, vá.

    • AlguémEntediado

      25 de março de 2018 em 1:12

      Tenho meu lugar garantido no inferno pra ser torturador com piadas escrotas, mas só porque não acredito em Deus tenho que ser um miserável?! Se é assim me explica quem foi que criou Deus? Um ser tão poderoso não surgiu do nada, um mais poderoso o fez, que outro mais ainda o fez e assim vai.

      Respeita opinião dos outros, anta velha!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo