Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A China mostrou em vídeo a nova capa quântica da invisibilidade?

Falso

A China mostrou em vídeo a nova capa quântica da invisibilidade?

Será que o vídeo mostrando um senhor experimentando uma capa da invisibilidade em um jardim é verdadeiro ou falso?

O vídeo surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda semana de dezembro de 2017 e rapidamente ganhou centenas de milhares de curtidas e de compartilhamentos. Nele podemos ver um senhor exibindo o que parece ser uma das maiores invenções dos últimos tempos: Um tipo de capa que torna o usuário completamente invisível!

Inicialmente publicado por um usuário da rede social chinesa Weibo, o filme de pouco mais de um minuto de duração já foi visto mais de 20 milhões de vezes e chegou até a ser compartilhado por Chen Shiqu, vice-chefe do Departamento de Investigação Criminal do Ministério da Segurança Pública da China, como sendo uma das novidades no campo da camuflagem.

O material, segundo o que se espalhou juntamente com o vídeo, estaria sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Zhejiang.

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

Verdade ou farsa?

O vídeo é, de longe, um trabalho amador de edição de imagens!

Podemos notar alguns erros na edição do vídeo em questão, como no final do filme, onde as mãos do homem desaparecem:

As mãos do homem desaparecem no final do vídeo! (foto: Reprodução/YouTube)

Aos 39 segundos, por exemplo, o homem esbarra em um arbusto que, por sua vez, começa a balançar. No entanto, aos 40 segundos, quando a capa passa na frente do arbusto, ele está parado. Isso mostra que foi utilizada uma imagem estática para se criar o efeito da invisibilidade:

A explicação

Para realizar esse truque do “manto da invisibilidade” é necessária a ajuda do chroma key, um efeito visual usado no cinema há décadas.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

A grosso modo, o efeito é produzido da seguinte forma: Uma fotografia (ou uma filmagem) é feita do cenário sem os personagens e, em seguida, são filmadas as cenas dos personagens com detalhes em verde ou em azul.

Posteriormente, as filmagens são mescladas e o computador se encarrega de substituir as partes dessas cores pelas imagens previamente filmada sem os personagens.

O truque é tão simples que até uma criança com poucos conhecimentos de edição digital pode fazer. Até o Efarsinho (com 10 anos de idade) já fez vídeos usando os recursos do croma-key:

 

Aqui um vídeo explicando como o chroma key é feito:

 

O vídeo era uma brincadeira

Voltando ao vídeo do chinês, a professora de tecnologia no Colégio de Ciências Ópticas e Engenharia da Universidade de Zhejiang, Ma Yungui, disse em entrevista ao jornal BjNews que a universidade não está trabalhando em nenhum projeto de capa invisível.

Em entrevista ao Liberation Daily, o produtor da agência Quantum Vídeo Zhu Zhensong revelou que tudo não passou de uma brincadeira e que a sua produtora fez o vídeo com a ajuda de softwares de edição de imagens!

Conclusão

O vídeo que mostra uma capa de invisibilidade que estaria sendo desenvolvida na China é falso!

Continue lendo
Clique para comentar

Comente

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo