Arquivão dos Hoaxes!

Se você procurou no E-farsas alguma farsa antiga e não encontrou, é quase certo que você encontre aqui!

 

Comente pelo Facebook

3 comentários

  1. Rosita Capelo Fonteles

    Coco Velado não presta! É falso ou verdade?

    O coco seco sem água é conhecido como Coco Velado e coco velado é considerado um coco estragado, não se compra e nem se vende, portanto vai para o lixo. Mas isso é verdade?

    Como saber se um coco seco está bom na hora de compra-lo? Algumas pessoas tentam ajudar colocando informações na internet, tipo: “…deve ser escolhido em função do seu peso e da quantidade de água que tem. Para saber se está em boas condições, é suficiente bater com uma moeda nas casca: se ele estiver fresco, o som é estridente; e se o som for oco, indica que a fruta está estragada.” Falso ou verdadeiro?

    “COCO VELADO NÃO É COCO ESTRAGADO”. É simplesmente o coco seco num estagio mais avançado de maturação, portanto ele já não tem mais água, já soltou da casta, é mais doce, macio e de excelente qualidade. O coco “considerado bom” quando partido fica preso na quenga, o velado solta e a quenga fica lisinha por dentro. Um alimento estragado compromete a integridade física da pessoa, é capaz de promover a inflamação dos órgãos do sistema gastrointestinal, e tem características próprias como mau cheiro, por exemplo. Mas coco velado é muito diferente de coco estragado.

    O coco é ótimo para a saúde, pois contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco, flúor, manganês, entre outros elementos. O Brasil ocupa o 4º lugar do ranking mundial na produção de coco, perdendo apenas para Indonésia, Filipinas e Índia, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
    E quanto coco seco será ainda desperdiçamos considerando o velado improprio para consumo? O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do planeta e desperdiça anualmente R$12 bilhões em alimentos que poderiam alimentar 30 milhões de pessoas carentes. Precisamos diminuir o desperdício de alimentos no Brasil e podemos fazer isso acabando com essa falsa crença.

    Será que a “E-Farsas” pode nos ajudar a destruir o mito de que “coco velado não presta”? Em países mais desenvolvidos como a Suiça, o coco ralado vendido no supermercado é mais doce, mais grosso (como se fosse ralado), não é da mesma cor do nosso (branco total), é um branco gelo e é mais macio, portanto parece ser de mais qualidade e tem todas as características do nosso coco velado. Então será que outros países produtores de coco não estão exportando coco velado pra lá enquanto nós o desperdiçamos?

    Não sei, mas nos ajude a acabar com o mito de que coco velado é coco estragado. Prove o coco velado, veja como ele é doce e macio. Depois divulgue essa informação, assim você poderá favorecer a economia e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil. “COCO VELADO NÃO É COCO ESTRAGADO, É UMA DELICIA!

    Grata

    Rosita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *