15.5 C
São Paulo
terça-feira, agosto 3, 2021

Baba Vanga: A vidente cega que previu o futuro! Será?

- Publicidade -

História que circula há anos pela web fala sobre uma vidente búlgara que teria ficado cega aos 12 anos, mas teria previsto o fim a humanidade! Será verdade?

Baba Vanga, a mulher que previu o fim do mundo e do nosso futuro, morreu em 1996 aos 90 anos de idade, e teria sido uma das grandes videntes do século XX. De acordo com inúmeros textos que circulam a seu respeito, Baba Vanga teria previsto a morte de Stalin além de fazer incontáveis previsões terríveis para toda a humanidade.

O texto que acompanha as fotos dessa vidente lista uma série de previsões atribuídas a ela, que vão até o ano 5.079 – quando, segundo suas previsões, o mundo irá acabar!

Vanga teria previsto a Primeira Guerra Mundial e o ataque às torres gêmeas, mas será que essas histórias sobre o seu dom e suas previsões são reais?

Baba Vanga foi uma búlgara que tinha o poder de prever o futuro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Baba Vanga foi uma búlgara que tinha o poder de prever o futuro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Como já adiantamos no começo desse artigo, a história sobre a suposta vidente búlgara Baba Vanga é antiga na internet e, volta e meia, volta a circular graças às postagens feitas em páginas populares do Facebook como a Fatos Desconhecidos (em março de 2015) e a Mistérios da Humanidade (em janeiro de 2015), por exemplo.

A única coisa real desse texto é que Baba Vanga realmente existiu e viveu entre 1911 e 1996, na Bulgária. Durante a sua vida, a moça cega – que se chamava Vera Kochovska, na verdade – fazia, sim, diversos “aconselhamentos” e ajudava muitas pessoas com serviços de caridade na cidade onde morava. O resto é mito.

Diz a lenda que seus poderes surgiram após uma tempestade de areia que a fez perder a visão!

Podemos perceber que o texto possui vários pontos que denunciam que quase tudo que dizem sobre essa mulher é apenas lenda. O primeiro detalhe que nas versões de 2015 desse artigo foram retiradas as supostas previsões dos anos anteriores (que, é claro, não se concretizaram). Podemos ver em postagens mais antigas feitas em diversos sites e blogs que, antes, as “profecias” falavam de previsões de tragédias que iriam ocorrer entre 2008 e 2014 (inclusive, iria se iniciar a III Guerra Mundial em 2010).

foto1_15101_500x500

- Publicidade -

Como essas “previsões” não ocorreram, simplesmente foram excluídas da lista das profecias atribuídas a Vanga.

Além disso, não há nenhuma fonte que comprove que ela tenha previsto a morte de Stalin e que tenha sido presa por causa disso. Menos provas ainda tem os que afirmam que ela tivesse previsto os ataques às torres gêmeas nos Estados Unidos.

É curioso também o fato de não haver listas de profecias atribuídas da Baba Vanga de antes de 2008. Como ela morreu em 1996, era de se esperar que houvesse registros de suas “previsões” antes…

Jornal búlgaro desmente o mito

Como a fama póstuma de Baba Vanga cresceu rapidamente na web em 2010, um site de notícias búlgaro chamado 24 Chasa resolveu investigar mais a fundo se as histórias a respeito dessa “vidente” possuíam algum fundo de verdade. Dentre os entrevistados, Boyka Marinova, que foi amiga da profeta, ajudou a desconstruir o mito da vidente, afirmando que Vanga ajudou muitas pessoas durante a sua vida, mas que nunca fez nenhuma previsão sobre o fim do mundo.

Conclusão

Baba Vanga existiu mesmo e morreu em 1996. Ela ficou cega aos 12 anos e era bastante reverenciada em sua comunidade. Seus seguidores a procuravam para aconselhamento espiritual, mas não há nenhuma prova de que ela tenha feito previsões catastróficas para a humanidade no futuro e algumas das que lhe foram atribuídas já se mostraram falsas.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

22 COMENTÁRIOS

  1. essa tag embaixo do nome do tópico entrega se é falso ou verdadeiro, meio que perde a graça. não dá pra esconder ela dos leitores? deixa ela invisível pra gente.

  2. Quanto a 3ª Guerra começar em 2010. Neste ano ocorreram várias revoltas em países mulçumanos. Pode não ter ocorrido uma terceira guerra declarada, mas os acontecimentos podem sim desencadear uma terceira guerra futuramente. Não vou desacreditar em tudo logo de cara. Claro que ela pode ter feito poucas previsões e pessoas de má fé terem acrescentado muito besteirol no meio ou distorcido alguns fatos. Eu acredito em profecias.

  3. O povo besta
    So quem sabe do amanhã é Deus, não acredito nessas coisas, Deus deu limite ao homem e só ele sabe como será o apocalipse, não acreditem em tudo o que a Internet diz peloamordeDeus!

    • Quem te nomeou fiscal da alma alheia, idiota? Cuide da tua própria alma e deixa que os outros se preocupem com as deles. Vá arrumar um terreno pra capinar, vá.

    • Tenho meu lugar garantido no inferno pra ser torturador com piadas escrotas, mas só porque não acredito em Deus tenho que ser um miserável?! Se é assim me explica quem foi que criou Deus? Um ser tão poderoso não surgiu do nada, um mais poderoso o fez, que outro mais ainda o fez e assim vai.

      Respeita opinião dos outros, anta velha!

  4. Não sou adepto de nenhuma sistema religioso, nem sou ateu ou materialista … vou comentar apenas a reportagem do Sr. Gilson Lopes, publicada em 10/07/2015. Um texto com erros e induz equivocadamente a uma interpretação errada da vida e obra de Baba Vanga: o primeiro erro do autor (Gilson Lopes) foi com o nome verdadeiro da mesma ao citar “Vera Kochovska”, quando o nome de solteira dela é Vangelia Pandeva Dimitrova e nome de casada foi Vangelia Gushterova. Segundo, deixou sim um legado de mais de 30 anos de diversas previsões e acoselhamentos e terceiro, ela não inventava idéias, ela tinha um mentor espiritual, que lhe trazia estes informes, também tinha sonhos ou recebia direto como um filme na mente, quando acordada. Foi uma mulher voltada para o bem, extremamente religiosa e devido ao fato de ter esse contatos e revelações era muito procurada por todos. A única coisa certa no artigo do fundador do Efarsas, foi que ela não previu o fim do mundo, isto é verdade …. isto é coisa de teólogos e religiosos das doutrinas ideológicas filhas do catolicismo judaico (cristianismo e islânismo). Segue links da Vovó Baba Wanga:

    https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=bg&u=http://www.nasamnatam.com/statia/Vanga_ot_Petrich_do_Rupite-2834.html&prev=search

    https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=bg&u=https://damski-klub.com/lichnosti/baba-vanga-zhivot-i-predskazaniya/&prev=search

  5. Jura que fizeram um artigo pra dizer q não há provas q uma vidente fez previsões?? Vocês queriam oq vídeo do YouTube? Áudio no WhatsApp? Cópia da previsão com firma reconhecida no cartório? Fala sério, antes ficasse calado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui