16.8 C
São Paulo
domingo, abril 18, 2021

Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado?

- Publicidade -

É verdade que as marcações do fundo das embalagens de leite longa vida servem para mostrar quantas vezes o produto foi reaproveitado?

O alerta surgiu no dia 22 de novembro de 2018, em uma conta no Facebook e rapidamente se espalhou também através de grupos no WhatsApp. De acordo com o texto – que já havia sido compartilhado quase 100 mil vezes em menos de 24 horas – as cores e numerações presentes no fundo das embalagens longa vida seriam indicações feitas pelas fábricas para controlar quantas vezes o leite teria sido reaproveitado!

A moça que faz o alerta ainda avisa também que as caixas que possuem uma barrinha colorida no fundo devem ser descartadas pelos consumidores, pois essas marcas estariam indicando que o produto já está vencido!

Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?

Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em abril de 2006, publicamos aqui no E-farsas a explicação de um alerta falso e bem parecido com esse. Circulando desde 2005, o texto alertava que o número marcado no fundo das embalagens longa vida seria a quantidade de vezes que o conteúdo teria sido reaproveitado. Na ocasião, explicamos que os números eram, na verdade, um controle das bobinas utilizadas na confecção da embalagem e que o processo de reaproveitamento do leite (se isso fosse verdade) não compensa para a indústria.

Além disso, se o leite fosse “repasteurizado”, ele ficaria com vários blocos que iam se amontoando, tornando o produto parecido com uma ricota.

Essa lenda foi tão disseminada nos anos seguintes que chegou a causar até prejuízo para a indústria. Essa reportagem de 2008, por exemplo, mostrava que as prateleiras de leite ficavam reviradas nos supermercados após o consumidor não compra leite longa vida sem antes conferir o número no fundo das caixas.

Variações do tema

Em maio de 2013, desmentimos aqui no E-farsas outro alerta infundado envolvendo embalagens de produtos. Na época, o que circulou era um texto afirmando que os quadradinhos coloridos nas embalagens serviam para sinalizar que os produtos embalados eram naturais ou artificiais e explicamos que:

“As cores estampadas nos tubos nada tem a ver com a quantidade de ingredientes químicos presentes na composição do cosmético. O pequeno quadrado (ou retângulo) que vem desenhado nas embalagens dos produtos é uma marca que serve de guia para as maquinas de envasamento.

Nas fábricas, os cosméticos são embalados em máquinas de alta velocidade que se baseiam nessas marcas para alinhar e “saberem” onde soldar e fechar a embalagem.”

Significado dos quadrados nos tubos de cosmésticos

- Publicidade -

Conclusão

O alerta sobre o reaproveitamento dos produtos das embalagens de leite é falso! Os números impressos no fundo das embalagens se referem ao lote de fabricação e os quadradinhos coloridos são usados para auxiliar as máquinas de envase!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

- Publicidade -spot_img

53 COMENTÁRIOS

  1. Não acredito que esse boato está circulando novamente.

    O era e sociedade da informação e do conhecimento essa que não me decepciona nunca. Mas também, o que se esperar de usuário do facebosta?

    • E quando compartilham e colocam no final: se você ama a Deus e seu próximo compartilhe com o maior número de pessoas. Quem não veio para servir não serve para viver? O que dizer desses jegues?

    • Já que o senhor se consedira o sabe tudo, nos explique porque nas caixas de 10 caixas de leite, 5 contem marcas coloridas e outras 5 em branco. Lembre-se, o povo está cansados de convencimentos enganosos, ao invés de mi mi mi, mande investigar em laboratórios sério s para análise.

      • Vá vá a qualquer gráfica e pergunte sobre isso. você vai ver que o papel impresso é uma folha gigante que tem gabaritos na base. depois que a embalagem é recortada esses gabaritos só aparecem em algumas. A embalagem é impressa em quatro cores, isso significa que passará pela impressora 4 vezes. esses gabaritos garantem que as cores serão impressas no lugar correto.

        • Amigo,vi uma reportagem sobre isso na globo, afirmando que sim, essas marcas coloridas significavam que o leite ja havia sido reaproveitado outras vezes. Então a globo mentiu, ou vocês estão mentindo, ou pior não tem conhecimento do que estao afirmando.

    • Usuário Facebosta? Acredito que pra vc falar isso não deve ser usuária né? não tem facebook não é? Porque se tiver vc se enquadra nesse comentário. Não generalize pois nem todos usam o Facebook pra fazer esse ipo de coisas

  2. Basta um mínimo, minimum minimorum de sensatez, de raciocínio, para perceber o aumento do custo de um reaproveitamento: armazenagem no varejo até a coleta, entrega e controles para o fornecedor, transporte até ao laticínio, abertura das embalagens, adição de produtos químicos,custos de mão de obra nas diversas instâncias, nova embalagens, controle de estoques, faturamento, expedição, energia para “n” maquinários, transporte até ponto de venda, reposição na área de venda… Garanto que aí não relato metade das etapas e processos envolvidos. Divulgar um besteira dessa é muita estupidez para meu gosto! É tanta idiotice quanto afirmar que havia camundongo no refrigerante!

  3. Pior é quando compartilham essa bosta e botam no final um versículo Bíblico nada a ver.
    Santa ignorância desse povo! Custa procurar uma fonte confiável antes de sair compartilhando tudo o que veem.

  4. Só pode ser uma pessoa doente para divulgar uma besteira dessas. O pior é que tem muita gente que acredita, é só ver os comentários desse tipo de postagem.

  5. Só pode ser uma pessoa doente para divulgar uma besteira dessas. O pior é que tem muita gente que acredita, é só ver os comentários desse tipo de postagem.

  6. Quando era pequeno, sempre quis saber o que eram aquelas marquinhas coloridas e pq TD era cheio de pontinhos, daí quando fiz comunicação visual entendi TD. Nem daria atenção a um aviso desse

  7. Me chateia como as pessoas são ignorantes e acreditam em tudo que leem nas redes sociais. Me irrita muito quando alguem me envia coisas desse tipo e sempre respondo falando que é mentira e indicando o site e-farsas.

  8. O alinhamento não é feito pela guia de cores, mas sim por outras marcações que a máquina reconhece. Os quadrados coloridos são impressos a cada X embalagens para verificar se as cores estão alinhadas.

  9. se o colorido nas caixas , serve de guia para maquinas, porque nm todas possuem esse colorido???? e pq quando vc compra uma cx fechada de leit somente a metade vem com os quadradinhos coloridos e a outra metade nao???? olhei em outro blog que diz os coloridos serem um teste de impressao, aqui diz que serve para guiar as maquinas, e agora quem esta certo????? a repasteirizaçao??? o outro blog???? ou este????

    • Eu ja estudei sobre a tecnologia de manipulação do leite, não tem como repasteurizar o leite. Além de não ser permitido no Brasil reembalar um produto lacteo

    • EU NAO SEI???? DEVE SER EZZA INDUSTRIA QUE QUER MATAR AS CRIANCAS E INSTAURAR O SATAMISMO FINANCIADO PELA REDI GLOBO????
      #BONORUU2022 😎😎😎😎😎😎😎😎👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉

  10. Eu não acredito no efarsas.
    eu não acredito e reaproveitado sim
    Na mesma mala de leite vem uns quadros coloridos em algumas caixas e nas outras não.
    Teria que ser em todas então

    E verdade sim.

  11. Estes dias estava comprando leite num supermercado, um homem do meu lado revirando as caixas para montar uma sem as marcas coloridas. Quando viu que eu peguei uma caixa fechada, me disse que era para eu escolher. Disse que era mentira esta história do reaproveitamento do leite vencido, ele disse que era verdade sim e continuo revirando tudo.

  12. Eu não acredito no reaproveitamento ou repasteurizacao do leite…aliás, não costumo acreditar em muitas dessas coisas que replicam por aí. Mas a colocação do Josias é pertinente…se os quadradinhos são para guiar o envase, deveria ser em todas, não em algumas. Não sei a explicação disso, mas não acho que seja reenvase (acho que essa palavra nem existe rsrsrsrs)

  13. Usuário Facebosta? Acredito que pra vc falar isso não deve ser usuária né? não tem facebook não é? Porque se tiver vc se enquadra nesse comentário. Não generalize pois nem todos usam o Facebook pra fazer esse ipo de coisas

  14. Outra notícia que corre em bocas de matildes é que o leite de caixinha que tem sua validade vencida,,,volta para a indústria e é reaproveitado….isso procede?

    • Já parou pra pensar que seu argumento não faz sentido?
      *Uma* notícia de caso de Adulteração não implica uma condição de que isso seja recorrente,
      afirmar que isso é recorrente é tão lógico quanto afirmar que um caso de morte de dengue torna a taxa de mortalidade da dengue 100%.
      Talvez tenha sido uma analogia ruim,mas ainda assim faz mais sentido que o seu comentário.

  15. Eu estudo biomedicina estou no sexto semestre é professores de bioquímica e outra professoras microbiologia nos falou sobre isso sim q os leites são reaproveitados não só o leite como muitos outros produtos.

    • Amigo,primeiramente, poderia escrever português?
      Sobe qual base você sustenta seu argumento?
      Eu posso dizer que sou qualquer coisa e isso não valida meus argumentos.
      Já que você afirma que faz bioquímica e que eles sim reaproveitam o leite, poderia indicar algum estudo que comprove como tal argumento?
      Grato se você responder.

  16. É só passar pelos comentários pra perceber a ignorância de certas pessoas, principalmente aquelas que usam o termo “eu acredito”, ou “eu não acredito”. Não se trata em acreditar, a sua mentalidade não muda a verdade, que é última e uma só, e para se chegar a ela se usa a ciência, o método mais recente e avançado da filosofia

  17. As marcas coloridas nas embalagens servem para calibrar as impressoras dos rótulos.
    Mas alguns não sabem como funciona uma indústria e inventam explicações absurdas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui