Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Será verdade que um trem de carga foi flagrado com COVID-19 em um de seus tanques?

Conspirações

Será verdade que um trem de carga foi flagrado com COVID-19 em um de seus tanques?

Será verdade que um trem de carga foi flagrado com COVID-19 em um de seus tanques?

Foto mostra flagrante de um vagão tanque transportando o novo coronavírus pelas estradas de ferro e denuncia uma conspiração envolvendo a doença! Será verdade?

A imagem começou a se espalhar no Facebook na segunda quinzena de março de 2020 e, depois, começou a ser replicada também através de grupos do WhatsApp. Nela podemos ver um vagão tanque com a inscrição “COVID-19” na sua lateral e o texto que a acompanha sugere que o novo coronavírus seria um componente químico criado em laboratório e espalhado através da rede ferroviária!

Será que isso é verdade mesmo?

Imagem flagra o transporte do coronavírus em um trem de carga! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?     

Desde a descoberta do COVID-19, no final de 2019 – na China – várias teorias conspiratórias surgiram nas redes sociais afirmando que o governo chinês teria criado o vírus em laboratório com o objetivo de retrair a economia mundial e, com isso, favorecer os interesses da China.

Já desmentimos aqui no E-farsas algumas dessas teorias, como a que afirmava que todas as empresas que estavam estudando o novo coronavírus na China possuíam um logotipo semelhante ao da empresa fictícia Umbrella Corporation.   

Agora, o que nos chegou foi essa foto que mostra um vagão de um trem supostamente transportando milhares de litros (ou de quilos) do vírus, o que deixou muita gente preocupada. 

Uma das versões que circularam no Facebook!

Em primeiro lugar, vamos pensar o seguinte: Se você fosse o líder de uma conspiração cujo o objetivo fosse o de criar uma arma biológica em segredo do resto do mundo, você escreveria o nome da sua arma no vagão do trem que a estaria transportando?

Mais sábio seria transportar o vírus em um vagão de arroz ou de outro produto para não levantar suspeitas, né?

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Além disso, COVID-19 é o nome da doença causada pelo vírus pelo coronavírus e não ao vírus que a causa. O “correto” (se isso fosse verdade) seria o vagão estar transportando o SARS-CoV-2.

Em algumas versões do texto que acompanha essa imagem é afirmado que o trem teria sido flagrado em algum local da Bulgária ou da Hungria. No entanto, é bem provável que o trem estava viajando por alguma estrada de ferro nos Estados Unidos. 

Em outra imagem que se espalhou nas redes sociais, podemos ver que o vagão tanque usado para transportar mercadorias perigosas possui o código de identificação “GATX 206630“. De acordo com o guia para vagões tanque (na página 21) da Association of American Railways (AAR – grupo comercial da indústria que representa as principais ferrovias de carga da América do Norte), é explicado o que cada uma das linhas marcadas em cada vagão significa: 

  • O código maior (com três ou quatro letras seguidas de 6 números) identifica o proprietário (a empresa GATX, no caso) e o número daquele vagão. 
  • Na linha seguinte é identificado o limite de carga do vagão;
  • Na terceira linha podemos ler outras informações, como o tipo e algumas características do tanque (data de fabricação, espessura das paredes etc…)

Inscrição na lateral esquerda do vagão (circulada em verde)

Portanto, a inscrição “COVID-19” (com 5 letras acompanhadas de apenas dois dígitos) não faz parte do padrão da AAR.

No dia 23 de março de 2020, a agência AFP entrou em contato com empresa GATX, que explicou que a imagem foi manipulada digitalmente e que essa história do transporte do vírus é falsa!

Origens

A publicação mais antiga que encontramos sobre essa foto foi feita no fórum Reddit no dia 14 de março de 2020. A partir daí, outros sites começaram a espalhar o assunto.

Conclusão

A foto mostrando um trem transportando do coronavírus é falsa!

Continue lendo
11 Comentários

11 Comments

  1. Matheus

    26 de março de 2020 em 12:44

    Se alguém fosse transportar o seu plano secreto para dominar o mundo, ele não iria fazer isso em um vagão que claramente identifica o seu plano secreto. Conspiracionistas não seriam tão estúpidos quanto quem faz esses hoax.

    • Maria

      27 de março de 2020 em 0:58

      @Matheus , está faltando criatividade e opções para esses nojentos cretinos que tentam espalhar essas porcarias na Internet. Graças ao e-Farsas e agências de Fact-Checking, notei (impressão pessoal) uma melhora e diminuição significativa no Facebook (não sei quanto ao WhatsApp) em relação a essas Fake News que na hora são derrubadas e não conseguem mais viralizar como antigamente. Isso é ÓTIMO, pois há alguns anos atrás estava preocupada com a interferência excessiva do Estado (deputados e senadores) na Internet querendo criar leis incostitucionais e impor censura, vigilância e punição na rede. Quero que os (ir)responsáveis por essas Fake News sejam punidos, mas que deixem a Internet LIVRE. As agências de Fact-Checking surgiram como resposta e trouxeram um equilíbrio de forças na Internet. 🙂

    • Cesar Crash

      27 de março de 2020 em 10:54

      E se a ideia era desestabilizar a economia mundial, os caras iriam soltar primeiro no próprio país esperando que se espalhe pelo mundo?! É cada uma…

  2. Caterine Ceta Lhones

    26 de março de 2020 em 21:36

    Puxa, só se fosse o transporte de armas biológicas de Portugal – Ora pois, para não esquecermos onde estás os vírus, marcamos os vagões.

    • Brasileiro Pilantra Ué Né

      22 de abril de 2020 em 20:29

      ???

  3. Alexandre Mendes

    27 de março de 2020 em 15:19

    Pior, é que tem gente que acredita piamente e que se vc confronta ele diz que tudo é acobertado e que “se você imaginasse as coias que ele sabe…” vc se surpreenderia. Ai tu vai olhar as fontes das descorbetas do seu amigo agente secreto e…

    • Caterine Ceta Lhones

      28 de março de 2020 em 21:16

      E o melhor! Gente como você, eu e Gilmar não sabemos de porra nenhuma na verdade. Só “achamos” que sabemos.

  4. Herminio Junior

    28 de março de 2020 em 10:35

    https://www.facebook.com/watch/?v=209597237010316 essa ai é é fato ou é farsa?
    não vejo uma 3ª guerra mundial, pra mim é só alarde. Mas vejo que em muita base sobre o que está acontecendo com a economia.

  5. pedro

    16 de maio de 2020 em 13:39

    Acabei de pensar. Se um dos vagões apresentados no arquivo PDF, tem o peso de 129 toneladas, imagine a quantidade de combustíveis como gasolina ou óleo Diesel que ele pode transportar, perante um caminhão! A Petrobras, empresa “estatal” seria respeitosa com a população contribuinte se realizasse transportes por esse meio, reduzindo o custo para o consumidor final. Se assim fosse, valeria o “slogan”: “O Petróleo é Nosso”. Como isso não acontece, a Petrobras não é nossa, mas sim da Bolsa de Valores.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo