Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um menino pediu o Minecraft para o avô, mas ganhou de natal o livro “Mein Kampf”! Será verdade?

Falso

Um menino pediu o Minecraft para o avô, mas ganhou de natal o livro “Mein Kampf”! Será verdade?

Um menino pediu o Minecraft para o avô, mas ganhou de natal o livro “Mein Kampf”! Será verdade?

É verdade que um menino pediu de presente de natal ao avô o jogo Minecraft, mas acabou recebendo por engano um livro de autoria do Hitler?

O vídeo surgiu nas rede sociais na segunda quinzena de dezembro de 2019 e nele podemos ver um avô presenteando seu netinho com um exemplar do livro “Mein Kampf” (Minha Luta), de autoria do ditador Aldolf Hitler. Acontece que, segundo o que foi amplamente compartilhado, o avô teria entendido errado o pedido de presente do neto, que queria um jogo eletrônico chamado Minecraft!

Em poucos dias, o vídeo embaraçoso – que teria sido filmado na França – já havia alcançado mais de 6 milhões de visualizações em apenas uma das publicações, mas será que isso é verdade mesmo?

Avô confunde “Minecraft” com “Mein Kampf” e dá livro do Hitler para o netinho de presente de natal! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube) 

Verdade ou mentira?

Os trocadilhos envolvendo os nomes “Minecraft” e “Mein Kampf” não são recentes e podemos encontrar vários memes sobre isso na internet:

Reprodução/Google Images

Analisando o vídeo mais atentamente, podemos notar que o livro não é real! Perceba na imagem abaixo que a foto da capa do livro do Hitler foi colada na capa de outro livro:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A capa foi colada em outro livro! (foto: Reprodução/YouTube)

A verdade mesmo é que o vídeo é uma zoeira criada pelo humorista francês Yann StotzNo dia 24 de dezembro de 2019, Stotz postou o vídeo com a peça no seu perfil do Instagram:

Poucas horas depois, trechos do vídeo já haviam sido copiados e compartilhados em outras redes sociais como se o caso fosse real mas, em sua defesa, o comediante disse em entrevistas que a ideia do seu vídeo era apenas a de fazer humor e que não houve a intenção de enganar ninguém. Yann Stotz disse que deixou claro que se tratava de uma peça humorística, mas as pessoas que copiaram partes de seu vídeo e as espalharam pela web não tiveram o mesmo cuidado que ele.

A ideia, segundo ele, veio de uma vez em que ele presenteou um parente com o jogo de videogame Minecraft e notou como a pronúncia do jogo é muito parecida com a do título do livro escrito em 1925 por Adolf Hitler.

Conclusão

O vídeo mostrando um avô dando por engano um exemplar de um livro do Hitler ao netinho que havia pedido de natal o jogo Minecraft é falso! Trata-se de um esquete de humor criado por um humorista francês!   

Continue lendo
8 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo