Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A PF apreendeu um caminhão com milhares de dólares roubados pelo Instituto Lula?

A PF apreendeu um caminhão com milhares de dólares roubados pelo Instituto Lula?

A PF apreendeu um caminhão com milhares de dólares roubados pelo Instituto Lula?

Será verdade que a Polícia Federal apreendeu um caminhão com milhares de dólares que iriam ilegalmente para a Venezuela a mando do Instituto Lula?

O texto, acompanhado de um vídeo, afirma que a polícia teria desconfiado de um caminhão vazio e, ao inspecionar o veículo, havia descoberto que o motorista estava transportando ilegalmente milhares de dólares para Caracas, na Venezuela.

A notícia, que começou a circular nas redes sociais e em grupos do WhatsApp na segunda semana de outubro de 2019, afirma também que o motorista teria confessado à polícia que havia sido contratado pelo Instituto Lula para o trabalho!

Será que isso é verdade?   

Texto de uma das versões que se espalharam através de grupos do WhatsApp: “Caminhão vazio, muito suspeito, com motorista nervosíssimo, foi vistoriado na fronteira, pela Polícia Federal, indo para a Venezuela, encontraram milhares de dólares. O motorista preso informou que foi contratado pelo INSTITUTO LULA, para levar à fortuna, para Caracas. Vejam o vídeo. agora é só apertar o contratado e ele vai dizer quem foi que o contratou Bolsonaro exigir uma apuração rigorosa porque esse dinheiro foi roubado da saúde dos brasileiros

Verdade ou mentira?

No dia 05 de setembro de 2019, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 300 mil dólares e cerca de 300 quilos de cocaína, que estavam escondidos embaixo do assoalho de uma caminhonete. A apreensão ocorreu em Campina Grande do Sul (PR). Como o inquérito sobre o caso (que foi aberto pela PRF do Paraná) ainda segue em andamento, não conseguimos mais informações a respeito. 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Veja no vídeo a seguir, publicado pela própria PRF, que não há nenhuma menção ao Instituto Lula ou à Venezuela e que o destino do veículo – segundo o motorista – era a cidade paranaense de Paranaguá:

Versão argentina

Esse mesmo vídeo já foi usado como arma de desinformação em período eleitoral fora do Brasil. No final de setembro de 2019, espalhou-se na Argentina que esse vídeo da apreensão feita pela polícia brasileira seria de um flagrante de contrabando de dólares do Brasil para a campanha de Alberto Fernandéz – que a disputa nas eleições contra o atual presidente Mauricio Macri. O boato foi desmentido pelo Projeto Reverso, que reúne mais de 100 órgãos de imprensa da Argentina para o combate às fake news!

Conclusão

Não há nenhuma ligação entre o caminhão apreendido com 300 mil dólares escondidos em seu assoalho com o Instituto Lula! A notícia é falsa!

Continue lendo
8 Comentários

8 Comments

  1. Maria

    15 de outubro de 2019 em 14:45

    Projeto Reverso do Jornal Clarín da Argentina, heim!? Bom saber que há um crescimento das Agências de Fact-Checking aqui e no mundo para acabar com esses CRETINOS que ficam criando e espalhando Fake News na Internet e Redes Sociais! 🙂

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2019 em 15:57

      Há uma organização mundial de checadores de fatos que está reunindo todos os fact checkers do mundo https://www.poynter.org/ifcn/
      Em breve, novidades envolvendo o E-farsas! 🙂

  2. Fabio

    16 de outubro de 2019 em 16:31

    Notícia mais ou menos falsa.
    A PF não apreendeu caminhão com milhares de dólares no instituto Lula.
    Mas que o Lula, seu instituto e o PT roubaram dos brasileiros milhões de reais que se convertidos em dólares, com certeza seriam milhares de dólares, isso é fato, não é FN.

    • Gilmar Lopes

      16 de outubro de 2019 em 17:07

      Mas aí você acha que uma coisa tem a ver com outra?

    • Maria

      16 de outubro de 2019 em 23:08

      @Fabio , ou seja, você quis dizer que: “Não é verdade, MAS… blablabla, bzzbzzbzz.” 😛 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Carlos

      18 de outubro de 2019 em 11:00

      Bolsominions: Sempre desviando o foco pra conjecturas sem provas e achismos amalucados

  3. Carlos

    18 de outubro de 2019 em 10:59

    Bolsominions: Sempre desviando o foco pra conjecturas sem provas e achismos amalucados

  4. Guilherme Cantarino

    18 de outubro de 2019 em 23:50

    PTminions: não muito diferente dos bolsominions em que ambos desenvolvem narrativas para sustentar argumentos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo