Bolsonaro foi classificado como genocida em livro didático na Noruega?
É verdade que o ex-presidente foi classificado como genocida em livro didático norueguês por sua atuação durante a pandemia?
Um recorte de livro voltou a se espalhar nas redes sociais no final de julho de 2025, sendo bastante compartilhado no Facebook e em vídeos no TikTok. Segundo o texto que acompanha a imagem com uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro, os livros distribuídos nas escolas da Noruega estariam acusando o ex-chefe do Executivo brasileiro de omissão durante a pandemia, classificando-o como genocida!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?

(foto: Reprodução/Facebook/TikTok)
Verdade ou mentira?
Apesar do assunto voltar em julho de 2025, ele já roda pelas redes sociais desde o final de 2023, como podemos ver em postagens feitas no YouTube, por exemplo. Bolsonaro aparece mesmo em uma página de livro didático norueguês, mas em nenhum momento a palavra genocida é associada ao ex-presidente.
Na verdade, como divulgado pelo UOL em agosto de 2022, o então presidente foi retratado em um livro escolar da Noruega como “um dos maiores negacionistas da pandemia de covid-19 no mundo“, posto que – segundo a matéria publicada no livro – empatava com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Na legenda da foto, a editora incluiu uma frase do presidente que repercutiu em março de 2021:
“Chega de frescura, vão ficar chorando até quando?”.
No capítulo, o texto pede para o aluno responder algumas questões, como:
- O que você acha do fato de alguns espalharem ativamente desinformação sobre a pandemia através das mídias sociais?
- Aqueles que espalham informações erradas têm responsabilidade pelo que acontece se seus leitores tomarem a decisão errada, o que na pior das hipóteses leva a morte?
Conclusão
É verdade que a atuação negacionista de Jair Bolsonaro à frente da pandemia da COVID-19 virou tema em um livro didático na Noruega, mas é falsa a afirmação de que ele foi classificado como genocida pela publicação!
