Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Confira algumas pegadinhas que rolaram no 1º de abril

Falso

Confira algumas pegadinhas que rolaram no 1º de abril

O dia da mentira foi marcado por várias notícias falsas em todo o mundo! Separamos algumas para você!

O dia 1º de abril, como já foi mostrado aqui no E-farsas, não só é considerado o dia da mentira aqui no Brasil, como também em vários países do mundo. A origem dessa brincadeira tem várias versões: A mais comumente aceita é a que diz que o dia da mentira começou a ser "comemorado" no século XVI, na França. Até o ano de 1564, calendário Juliano era o oficial e, de acordo com ele, o ano novo era comemorado no início de abril. Então, o rei Carlos IX, declarou que os franceses teriam que começar a usar o calendário Gregoriano, onde o ano novo iniciaria em primeiro de janeiro.

É claro que a mudança do calendário não foi bem aceita por todos, né?

Os que não aceitavam nem a pau a mudança, eram zoados por aqueles que aderiram ao novo calendário. Tinha gente que ficava enviando presentes falsos e pregando peças com eles, que eram chamados de tolos (em inglês, o dia é chamado de Fools’ day, ou "dia dos tolos"). Talvez essa comemoração tenha vindo para o Brasil devido à forte influencia que tinhamos pela França.

1º de abril na internet:

Desde o surgimento da internet, todos os anos vários sites famosos fazem brincadeiras para comemorar esse dia. Separamos alguns mais legais:

Google:
A maior empresa da internet, como vem fazendo todos os anos, resolveu brincar com o dia da mentira e anunciou o seu mais novo produto, que seria a maior revolução no mundo da internet: A CADIE (Entidade Cognitiva Auto-heurística de Inteligência Distribuída, em português), seria um sistema que utilizaria técnicas de inteligência artificial nos produtos do Google. Uma das ferrramentas que faria parte da CADIE é um programa chamado de "Sample Autopilot responses". Esse programa teria uma inteligencia artificial tão aguçada que poderia facilmente concluir que uma pessoa estaria com problemas no amor, por exemplo, apenas análisando matemáticamente a mensagem enviada por ela.

E não é só isso:

Mais um dos projetos fictícios criados pela gigante Google seria o Gmail Autopilot, que responde as mensagens no lugar do usuário, um agendador de e-mails, onde você poderia enviar e-mails em datas pré-agendadas (inclusive seria possível enviar até para uma data no passado!) e até uma versão do Chrome para uso com óculos 3D . Os caras do Google até criaram um canal no Youtube para dar mais credibilidade na notícia. Aliás, eles lançaram uma versão do Youtube onde todo o site era apresentado de cabeça pra baixo! É claro que tudo não passou de uma grande brincadeira, anunciada às 23 horas, 59 minutos e 59 segundos do dia 31 de março, em inglês.

The Guardian no Twitter:

O jornal britânico The Guardian anunciou que tanto sua versão impressa quanto a online vão acabar! E a partir de agora todas as notícias serão mostradas apenas no Twitter. "Não precisamos de mais de 140 caracteres para contar uma história", disseram.

Fungo de Computador:
Essa história é bem legal! Segundo o inventor da notícia (ainda estamos pesquisando para descobrir quem criou!), o professor Antonio de Marco da Universidade Presbiteriana de Michigan havia descoberto um novo tipo de fungo que seria uma espécie de praga virtual que não pode ser combatida por um programa anti-vírus. Segundo a notícia "Assim como os fungos, mofos e bolores que atacavam nossos negativos e fitas cassete há muito tempo atrás, o fungo de computador destrói o que temos de mais importante, nossos arquivos digitais de imagens, vídeos e músicas gravados no disco rígido do computador.". A recomendação seria, até que não se descubra um "anti-fungo", que você passe todos os seus arquivos para fitas VHS e imprima as fotos que julgar mais importantes. Uma brincadeira bem divertida que pode ser conferida, na íntegra, no  Digital Drops.

Notebook para cachorro:
Desenvolvido pela Toshiba, o PetBook K9 é um notebook especialmente criado para o seu cãozinho e é feito em couro 100% digerível. Vem com câmera digital para videoconferências intra-caninas e até segurança biométrica, com leitor de patas para aumentar a segurança. O modelo K9-S17, top de linha, custaria apenas $399,99.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Novos modelos de automóveis:

E não foi apenas na área da informática que houve pegadinhas do dia da mentira: A indústria automotiva também entrou nessa onda e pelo menos duas montadoras divulgaram no 1º de abril de 2009 falsas informações e fotos de novos modelos de automóveis.

Uma delas foi a espanhola Seat. A montadora – que pertence à Wolksvagen – estaria lançando o Seat Ibiza Aero-Tonto. Segundo a enpresa, o carro teria um tipo de hélice no teto e seria capaz de captar a energia do vento para levá-la para o motor. Em entrevista (falsa!), um suposto engenheiro da Seat, um tal de Santos Inocentes, afirma que "O aproveitamento da energia eólica é potencialmente ilimitado". 

Outra fabricante de automóveis, a Kia, também inventou um novo modelo de carro que usa o vento em seu sistema. O novo sistema, cujo nome já nos dá uma idéia de que se trata de uma brincadeira é o "Air Propulsion and Retardation Installation Line" é formada com as letras da palavra "april" (abril, em ingles). Os novos carros usariam sensores que estariam acoplados na parte da frente e na traseira do automóvel para ajudar ao motorista a frear o carro com a ajuda do vento.

No mundo da música:

Alguns músicos também se aproveitam da data para dar uma enganada básica em seus fãs com notícias falsas sobre suas carreiras. A contora islandesa Björk, por exemplo, anunciou em seu site oficial que foi convidada para ser a nova vocalista do Led Zeppelin. A cantora diz que já tem uma turnê planejada para meio desse ano! Só que quem clicar em "mais detalhes" sobre a notícia é direcionado para uma página avisando que você caiu na pegadinha do Mallandro! Háááá!

Outro que tirou um sarro de 1º de abril em cima dos fãs foi o cantor de rap Kid Rock. O cara distribuiu uma nota para a imprensa dizendo que conseguiu mudar o nome do estádio do time de baseball Detroit Tigers de "Comerica Park" para "Kid Rock Field". O interessante dessa notícia é que enquanto jornais como o "Village Voice" diziam que a nota era falsa, o site do jornal inglês NME publicava a notícia como verdadeira.

Bom, pessoal! Isso foi um pequeno resumo do que encontramos de brincadeira de 1º de abril pela internet. Se você achou alguma coisa que não postamos aqui, manda pra gente!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo