Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Conversa de rádio entre navio americano e farol da Espanha!

Acidentes

Conversa de rádio entre navio americano e farol da Espanha!

Trecho de áudio de uma conversa de rádio do comandante de um navio dos EUA pedindo para um obstáculo sair do seu caminho, sem saber que aquilo era um farol! Será?

O vídeo está circulando pelas redes sociais em junho de 2014 e foi nos enviado através da nossa fanpage no Facebook. Ele mostra trecho de uma conversa de rádio entre um navio da marinha norte-americana e o Noroeste da Espanha. No áudio, o comandante americano pede para que a embarcação espanhola mude seu curso para que não se choquem no meio do mar, mas fica extremamente bravo ao receber a resposta de que o “obstáculo” espanhol não iria mudar de rumo.

navio

Foto: Reprodução/Facebook

Ao final da conversa, o comandante norte-americano descobre que o navio espanhol não mudará de curso, pois tratava-se, na verdade, de um farol!

Abaixo, a transcrição do vídeo, traduzido por Douglas Rodrigues:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/eVYDZ1D-V-s” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

É até bacana para alguns ver os Estados Unidos passando por alguma situação vexatória, mas só se o fato tiver acontecido mesmo. E não foi esse o caso… A história é falsa!

Ao buscar por esse fato em inglês, encontramos no site da Marinha Americana uma versão desse mesmo incidente, só que envolvendo um farol canadense em 1995. O artigo já explica que o texto é apenas uma piada e que nunca ocorreu de fato.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Jim Abram, um faroleiro que trabalhou por 21 anos no Canadá, disse em entrevista à revista Fast Company em 1999 que a situação é quase impossível de acontecer, pois a função de um farol é justamente a de ser visto e de ser reconhecido como um farol.

No site AEIOU de piadas em português, podemos ler em forma de anedota a versão do farol canadense.

Origem

De acordo com esse verbete no Wikipédia (sim, nós usamos a Wikipédia), essa lenda urbana surgiu em uma tirinha no jornal canadense The Drumheller, em 1931. Três anos depois, em 1934, uma revista londrina semanal chamada Answers republicou essa mesma anedota e, a partir daí, ela foi ganhando novas versões até os dias de hoje.

Em 2004, a empresa sueca Silva – especializada em equipamentos de navegação – lançou a campanha “The Captain” mostrando uma encenação dessa lenda:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/EPqtwV5utUY” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Não encontramos nenhuma publicação séria que validasse essa versão que diz que o incidente teria ocorrido na Espanha. Em espanhol, só encontramos sites e blogs de entretenimento, como o MarcianosMx, que publicaram o ocorrido na seção de humor!

Conclusão

Essa história do navio norte-americano que não queria se desviar de um farol na Espanha é uma lenda urbana que existe há mais de 80 anos.

Continue lendo
10 Comentários

10 Comments

  1. Paulo

    10 de junho de 2014 em 9:41

    Pela arrogância do americano, eu realmente não duvidei de que fosse verídica kkk

    • Lu Iza

      11 de junho de 2014 em 19:11

      sem dúvida nenhuma, e desde já peço desculpas às exceções porque as há sempre, mas a verdade é que o povo americano na sua generalidade para além de arrogante é muito burro, o que mais estranhei neste video foi o americano saber falar espanhol…

      • Guilherme

        27 de dezembro de 2014 em 5:31

        O sujeito teórico da piada é um comandante de navio e é burro por ser Estadunidense… Você deve ter uns 15 PHDs.

  2. Dudu

    17 de junho de 2014 em 8:30

    Sempre tem os coxinha esquerdalha pra falar contra “usamericanu”! Eta inveja de merd@, hem?? Parece que até tem muito brasileiro inteligente…(a prova é que esse povinho mixuruca elegeu um bêbado preguiçoso e uma terrorista patricinha pra presidentes).

  3. Ozeas

    28 de julho de 2014 em 14:35

    Ha milhares de anos atrás, eu extremamente anti-ianque, exultei quando recebi o e-mail com todo o diálogo entre o farol e o encouraçado ianque.. kkkkkkkkkkkkkkkk

    acreditei nespoha! kkkkkkkkkkk

  4. josé mauro

    26 de agosto de 2014 em 18:02

    piada é um Bush filmado fantasiado de fuzileiro naval ensaiando o ataque ao Iraque e falsidade grave e afirmar que escondiam armas de destruição em massa! Perto disso, viva o Brasil!

  5. Renato

    22 de fevereiro de 2019 em 11:01

    Só de escutar que a escolta era feita por 2 encouraçados vi que era fake. Encouraçados eram naus capitânias e perderam o posto após a segunda guerra para os mísseis de longo alcance e os porta aviões

  6. Pedro Cunha

    27 de fevereiro de 2019 em 15:55

    “É até bacana para alguns ver os Estados Unidos passando por alguma situação vexatória, mas só se o fato tiver acontecido mesmo.” Falou o comuna do e-farsas que vive usando o site para defender o PT.

    • Gilmar Lopes

      27 de fevereiro de 2019 em 16:05

      Eu disse que é até bacana para alguns, mas isso não significa que isso seja bacana para mim!
      Não entendo o que a frase tenha a ver com o comunismo, também não sei de onde você tirou a informação de que sou comunista e qual a relação disso com a minha posição política!

  7. Oswaldo

    19 de abril de 2019 em 19:06

    Os americanos em sua maioria podem sim ser bem arrogantes mas não são burros, estudam mais que nós brasileiros, não é a toa que a imensa tecnologia (computadores, tablets, gps, cameras infravermehas, radares, etc são produzidos por lá ou inventados por lá ou aprimorados por eles e outros poucos povos como Japao, etc.
    NÃO HÁ LÓGICA ALGUMA ELES NÃO CONSEGUIREM DIFERENCIAR COM OS EQUIPAMENTOS DE GUERRA, ETC E CONFUNDIREM UMA ILHA COM UM NAVIO. É BURRICE NOSSA ACREDITAR NISSO. E mesmo que porventura tivessem confundido o rumo da conversa não seria esse retratado no video. Nao ficaria falando que tem nao sei quantos misseis a bordo e bla bla bla. Teria torpedeado logo com medo de serem torpedeados primeiro. É só colocar nossa mente para funcionar que dá para perceber que é uma fake. Velhos ditados: a boca fala o que quer, mentiras e verdades. O papel aceita qualquer coisa escrita, mentiras e verdades. Assim também o Youtube aceita qualquer vídeos, fakes and trues.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo