Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Descubra a verdade sobre o vídeo do homem voador!

homem_voador - verdadeiro ou falso - Human Birdwings

Esporte

Descubra a verdade sobre o vídeo do homem voador!

Vídeo que mostra um homem voando como um pássaro impressiona milhões de internautas, mas deixa algumas falhas que dão margem a teorias sobre possível fraude! Afinal, verdadeiro ou falso?

No dia 19 de março de 2012, a última parte de uma série de 14 vídeos foi postado no Youtube na conta da Human Birdwings – uma organização que estaria financiando um projeto audacioso: conseguir fazer os humanos voarem como pássaros com a ajuda de pequenos  motores[bb]e asas iguais às de pássaros.

Depois de muito tempo de projeto e ajustes, finalmente o protótipo fica pronto e decola. O vídeo mostra um rapaz chamado Jarno Smeets voando cerca de 100 metros de distância e pousando, são e salvo!

Para quem ainda não conhece, o filme é esse:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/GYW5G2kbrKk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Em 3 dias, o vídeo aí de cima teve mais de 3 milhões de visualizações no Youtube! Sem dúvida, um fenômeno!

Verdadeiro ou falso?

É claro que tamanho sucesso atraiu a curiosidade de especialistas que fizeram muitas e muitas análises nas imagens. O famoso Caçador de Mitos Jamie Hyneman chegou até a afirmar que o voo do Jarno é possível e que, numa primeira análise, não havia encontrado vestígios de fraude. Em uma revisão posterior em seu artigo, Jamie admitiu que estava errado…

No dia 21 de março, o Gizmodo – um dos principais e mais importantes portais de tecnologia[bb]do mundo – convidou Ryan Martin, diretor técnico da Industrial Light & Magic (produtora especializada em efeitos especiais para o cinema), para que pudessem chegar a um veredito sobre o filme.

O veredito? Falso! São muitas a evidências de que muitas partes do filme tenham sido geradas por computador.

Dentre as várias observações feitas pelo pessoal do Gizmodo a respeito do feito da Human Birdwings, um detalhe que evidencia a fraude ficou gritante. No vídeo anterior (parte 13/14) são mostradas as asas do “avião”. Note uma pequena diferença na asa da direita entre os dois filmes:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Note os pequenos quadrados nas asas! Um deles some!

Note os pequenos quadrados nas asas! Um deles some!

A Wired News, outra importante publicação online sobre tecnologia, também fez muitas observações sobre o vídeo. É um texto bem técnico e cheio de fórmulas e análises. Quem tiver paciência, tai o link: http://www.wired.com/wiredscience/2012/03/analysis-of-the-human-birdwings/

Outras falhas denunciam a farsa como, por exemplo, o fato das imagens ficarem meio borradas nos momentos mais importantes do experimento. Tanto na decolagem quanto na aterrissagem, o cinegrafista perde o foco ou deixa a câmera tremer.

Será que uma organização, que investiu tanto num projeto desse porte, não teria dinheiro para comprar um tripé ou uma câmera[bb]melhor?

Para quem ainda está em dúvida

No dia 22 de março de 2012, um vídeo foi postado no Youtube e encerrou de vez com as dúvidas sobre a veracidade do voo de Jarno Smeets.

Smeets é, na verdade, um artista holandês chamado Floris Kaayk. Diretor de um curta-metragem chamado A Origem das Criaturas, Floris é especialista em efeitos digitais e disse que os vídeos que fazem parte do Human Birdwings é parte um projeto seu de 8 meses para estudar como as mídias se comportam na internet. Sem mais detalhes.

 [iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/OESwdRb48jM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Conclusão

Vídeo falso! O voo com o aparelho de Jarno Smeets foi feito com a ajuda de computação gráfica.

Sites citados

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Gilmar

    23 de março de 2012 em 2:48

    O vídeo é bartante crível.
    Inclusive, por que já houve um experimento semelhante na realilzade,
    Contudo, o cidadão neste caso usou um aparato com asas fixas e dois motores a jato, como se fosse um mini-avião preso às costas. E ele polou de um avião e pousou com ajuda de um para quedas.

  2. Julio Costa Pereira

    23 de março de 2012 em 11:44

    Não é por nada não, eu não tinha visto esse video mas se o tivesse visto antes teria percebido que não era real pelo simples fato de como o sujeito bate as asas, é impossível levantar voo daquele jeito. O bater de asas dos pássaros é uma coisa complexa e não um simples movimento de cima pra baixo e ainda mais desacelerado.

  3. fernando

    23 de março de 2012 em 13:57

    http://noticiasinusitadas.blogspot.com.br/2012/03/exercito-peruano-captura-morcego.html

    olham esse morcego gigante que foi capturado.
    Sera verdade?

  4. Pingback: Retrospectiva: Tudo o que rolou no E-farsas em 2012! : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  5. Gleydson

    22 de abril de 2018 em 19:02

    O número do WhatsApp você manda para falar

  6. Joãozinho

    9 de julho de 2019 em 1:06

    Não é do interesse de nenhuma altoridade que as pessoas saiam voando por ai!
    Muito na cara que deram um jeito de silenciar essa historia.
    É praticamente um “votem a dormir,tudo normal novamente!”

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo