today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
segunda-feira, março 18, 2024

Experiência com o sono na Rússia

- Publicidade -

Texto que circula na web fala sobre um experimento russo que privou cinco pessoas do sono por 15 dias e o resultado foi desastroso. Será verdade?

O artigo surgiu em 2010 e voltou a circular na segunda semana de agosto de 2013 nas redes sociais. De acordo com o relato, no final dos anos 1940, pesquisadores russos prenderam 5 pessoas em uma sala isolada para que fossem privadas do sono por 15 dias, inalando um gás estimulante experimental.

Todas as ações das cobaias (prisioneiros políticos declarados inimigos do Estado durante a Segunda Guerra Mundial) eram monitoradas através de câmeras e microfones, que foram espalhados por toda a sala.

O texto também conta que os prisioneiros passaram os primeiros 4 dias acordados sem nenhum problema, mas a partir daí as coisas começaram a piorar…

Para ler o texto na íntegra, dá um pulo no nosso amigo MedoB, depois volta pra cá e descubra se isso é verdadeiro ou falso!

Experimento russo teria privado do sono um grupo pessoas! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Experimento russo teria privado do sono um grupo pessoas! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Se você já leu nosso artigo sobre as características do hoax, deve ter percebido que esse texto tem várias características de um boato eletrônico:

  • Não cita nomes dos envolvidos (ninguém para confirmar a história)
  • O fato ocorrido há muito tempo
  • Teria ocorrido bem longe daqui
  • Não cita nenhuma fonte
  • É confuso e inconsistente
  • Trata de um assunto que chama a atenção do maior numero de pessoas

Fatos

Durante a Segunda Guerra Mundial, vários médicos realizaram inúmeras experiências em prisioneiros do regime nazista nos campos de concentração. Os experimentos – fatais em sua maioria – iam desde testes com a exposição a vários tipos de gases tóxicos até ao congelamento das “cobaias”. Milhões de prisioneiros morreram vítimas dessas atrocidades, de doenças, de fome e/ou de sede…

Muitos desses médicos foram processados anos mais tarde. Como podemos ver nesse resumo da Harvad Law School Library, alguns foram condenados pelos seus crimes e alguns foram absolvidos.

- Publicidade -

Não há como confirmar (ou negar) que no meio de tantas experiências (grande parte delas nem vieram a publico ainda) algum nazista tenha tido a ideia de privar alguns “inimigos do Estado” do sono. Também fica uma brecha temporal no artigo quando é afirmado que o fato teria ocorrido “no final dos anos 40”. É aí que o autor desse relato que apareceu na web encaixou o seu conto de ficção.

Será que foram conduzidas experiências semelhantes também na Rússia?

Outra questão que surge no texto é:

Que gás foi usado no experimento? O autor não explica.

Em algumas versões, o texto cita o “Nikolayev Gas”, mas também não encontramos nada sobre esse gás a não ser em sites e blogs que republicaram essa mesma história.

Como já foi mencionado nos parágrafos anteriores, foram inúmeras as experiências envolvendo vários tipos de gases, mas não há como precisar quais seriam eles.

 

Origem

O texto sobre o experimento russo do sono foi criado em 2010 por um autor anônimo em um site especializado em creepypastas (contos bizarros com histórias paranormais com o intuito de chocar ou causar desconforto ao leitor). Daí, o conto se espalhou pela web.

 

Recorde de horas acordado

O Guinness Book registrou o recorde mundial de privação de sono do finlandês Toimi Soni, em 1989. Ele ficou 276 horas (11 dias) sem dormir. No entanto, outros malucos tentaram quebrar esse recorde, como o britânico Tony Wright, que conseguiu ficar 266 horas acordado (apesar de ter ficado menos horas que o atual recordista Toimi, ele diz que seu recorde é o mais correto, pois teve o acompanhamento de médicos que documentaram toda a sua jornada insone).

Infelizmente, Tony não vai entrar nas novas edições do livro dos recordes. É que o Guinness passou a não registrar mais recordes considerados perigosos.

Tony Wright e sua aventura acordado! (Foto: Divulgação)
Tony Wright e sua aventura acordado! (Foto: Divulgação)

 

Recorde brasileiro

Aqui no Brasil, o recorde de mais tempo sem dormir é do locutor de uma rádio de Campinas, Beto Café. Em julho de 2007, Beto ficou 109 horas acordado, transmitindo ao vivo durante 106 horas.

O locutor Beto Café tentando bater um recorde de mais horas sem dormir! (foto: Reprodução/Rank Brasil)
O locutor Beto Café (à direita) tentando bater um recorde de mais horas sem dormir! (foto: Reprodução/Rank Brasil)

 

A falta de sono pode levar à morte?

Não há relatos de morte por privação do sono, mas há publicações que afirmam que o método já foi usado como tortura. O excesso de horas sem dormir pode causar delírio com alucinações, enjoo, déficit de atenção e alterações de humor, mas tudo volta ao normal após algumas horas de sono.

Quantas horas uma pessoa pode ficar sem dormir?

Em entrevista ao Scientific American, o professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia J. Christian Gillin afirma que essa resposta é meio difícil de ser respondida pelo simples fato de que é muito complicado de se definir o que é estar acordado.

Segundo Gillin, mesmo a pessoa ficando acordada por vários dias, há momentos em que a falta de sono induz o sujeito a estados alterados de consciência (conhecidos como “microsleep”), com breves episódios de sono irresistível e perda das funções cognitivas e motoras.

Ou seja, a pessoa que fica muitas horas acordada pode simplesmente dormir por alguns minutos e nem se dar conta disso (acontece muito nas estradas com motoristas que dormem ao volante e provocam inúmeros acidentes!).

Quanto ao risco de morte por privação do sono, o psiquiatra explica que não há nenhum caso desse tipo descrito na medicina. Há sim, segundo ele, um distúrbio raro, conhecido como Insônia Familiar Fatal (FFI, da sigla em inglês) que é uma doença invariavelmente fatal após cerca de seis a 30 meses sem dormir. FFI é geralmente diagnosticada erradamente, pois os resultados patológicos atestam morte por falência múltipla dos órgãos em vez de privação do sono. “A FFI pertence a uma classe de doenças infecciosas do mesmo grupo da doença da vaca louca”, afirma Christian Gillin.

Atualização 16/03/2015

Origem da imagem

Graças ao nosso amigo leitor Rodrigo Portillo, descobrimos o “monstro” da imagem que ilustra essa matéria é apenas um boneco e que ele está à venda por 149 dólares em uma loja online de artigos para halloween.   

Conclusão

Não há nenhuma comprovação de que o experimento do sono russo tenha ocorrido de fato. Essa história surgiu em um site especializado em creepypasta.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

23 COMENTÁRIOS

    • Bom eu li a história toda daqui e fui para um blog e conta detalhes sobre essa história e por detalhe que eu vi lá seria um pouco impossível da pessoa inventar os detalhes todos enfim eu não vim aqui para falar os detalhes ou falar que é impossível para você acreditar bom pela pesquisa de uma hora mais ou menos que eu tive as histórias se bate Eu Acredito sim que teve esse cara louco que fez esse experimento

  1. Acompanho o e-farsas a um bom tempo, e adoro o site,o site é ótimo, continuem assim. =D
    Eu li essa matéria e lembrei de um caso real que vi na internet, sobre experiências terríveis com seres humanos e até mesmo com crianças, relacionado com privação de sono, choques elétricos e muitas outras coisas horríveis, e se não me engano, as experiências também ocorreram na Russia, talvez esse boato sobre privação de sono seja baseado nessas experiências. Quem quiser saber mais sobre isso que estou falando, pesquisem sobre o nome dessa experiência, se chama: ”mk-ultra”.

  2. Eu acredito que esse hoax é incrivelmente interessante pra quem tem insonia. Ainda mais pra quem conhece de perto drogas como a cocaína que afastam o sono e deixam a pessoa cada vez mais parecida com um zumbi.

    Esse hoax na real meio que sugere essa origem pros tão famosos zumbis em tantos filmes e na série “The Walking Dead”.

  3. Mas as alterações de humor, déficit de atenção e os pequenos apagões ocorrem também com pessoas que tem um hábito de não dormir muito, eu jogo e algum tempo atrás dormia muito pouco e passava em média 2 dias acordado com uma certa frequência e acabava com esses sintomas, o que me fez ir mal na escola

  4. Insônia uma das piores condições de saúde, sem sono não fixamos nossas memórias e não descansamos o nosso corpo. Parabéns pela matéria.

    Obrigado

  5. Organização criminosa em Porto Alegre utiliza dispositivo de envio de voz para o crânio humano para torturar pessoas, o equipamento permite a escuta e o monitoramento dos pensamentos e a transmissão de sons da fala para o cérebro da vítima. Os criminosos utilizam uma conexão através de micro – ondas invisível com os cérebros das pessoas, proporcionando o acompanhamento constante e vigilância silenciosa. Eles podem ouvir o que ouvimos, vemos e até mesmo ler nossos pensamentos, vigilância total de qualquer um, em qualquer lugar do país. Esta arma está sendo usado como instrumento de tortura não rastreável e arma não letal. Ao interagir com o cérebro, os operadores podem transmitir sons inexplicáveis, vozes, imagens, cheiros e gostos, e causar numerosas dores e sensações por todo o corpo. Estas incluem a sensação de corrente elétrica e as vibrações zumbido nos ouvidos sensação de clicks intracraniano. As vítimas são submetidas a privação do sono e intensa tortura física e psicológica em uma tentativa de empurrá los ao suicídio ou violência. Exausto desorientado e apenas tentando sobreviver a tortura, as vítimas são extremamente vulneráveis a qualquer coisa. Esse aparelho de perseguição organizada está sendo usado contra cidadãos brasileiros desde a década de 1980 e tem a capacidade de acompanhar, monitorar, assediar e ameaçar pessoas em todo o país. Seus números e enorme alcance sugerem o envolvimento do governo e de financiamento de ricos empresários possivelmente com o aparato de segurança interna com ligações com o crime organizado utilizando táticas semelhantes à nazistas.

  6. Quadrilha no RS utiliza dispositivo de envio de voz para o crânio humano para torturar pessoas, o equipamento permite a escuta e o monitoramento dos pensamentos e a transmissão de sons da fala para o cérebro da vítima. Os criminosos utilizam uma conexão através de micro – ondas invisível com os cérebros das pessoas, proporcionando o acompanhamento constante e vigilância silenciosa. Eles podem ouvir o que ouvimos, vemos e até mesmo ler nossos pensamentos, vigilância total de qualquer um, em qualquer lugar do país. Esta arma está sendo usado como instrumento de tortura não rastreável e arma não letal. Ao interagir com o cérebro, os operadores podem transmitir sons inexplicáveis, vozes, imagens, cheiros e gostos, e causar numerosas dores e sensações por todo o corpo. Estas incluem a sensação de corrente elétrica e as vibrações zumbido nos ouvidos sensação de clicks intracraniano. As vítimas são submetidas a privação do sono e intensa tortura física e psicológica em uma tentativa de empurrá los ao suicídio ou violência. Esse aparelho de perseguição organizada está sendo usado contra cidadãos brasileiros desde a década de 1980 e tem a capacidade de acompanhar, monitorar, assediar e ameaçar pessoas em todo o país. Seus números e enorme alcance sugerem o envolvimento do governo e de financiamento, possivelmente, parte do vasto aparato de segurança interna com ligações com o crime organizado.

  7. Acho que a privação de sono, com certeza pode matar! Não é a toa que doenças como a Insônia podem deixar a pessoa suscetível a várias outras doenças. Tais como Obesidade, Problemas cardíacos e até câncer!

    • Acho que essas pessoas não tem alfabetização para ler além do título do post:

      “Conclusão
      Não há nenhuma comprovação de que o experimento do sono russo tenha ocorrido de fato. Essa história surgiu em um site especializado em creepypasta.”

  8. adorei o site e o real posicionamento que vocês tem e a disposição em desmentir historias ou imagens que se dizem reais e que são publicadas na internet. vocês estão de parabéns pelo site, pelos arquivos e por todas as mentiradas que vocês fazem questão de revelar para todos que não acreditam em uma coisa sem visitar pelo menos esse maravilhoso site para acabar com o péssimo imaginário que o pessoal de hoje em dia tem parabéns e continuem a postar e desmentir falsos relatos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos