Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Feijão cru é um veneno natural para os ratos! Será verdade?

Animais

Feijão cru é um veneno natural para os ratos! Será verdade?

Será mesmo que o feijão cru pode substituir o veneno de rato e ser uma arma eficaz no combate a essa praga? Veja o que descobrimos:

A receita que começou a circular pelas redes sociais no começo de agosto de 2013 surgiu, na verdade, em 2006 na web e sempre volta a aparecer em diversas publicações em sites e blogs. De acordo com o texto, um punhado de feijão cru moído é mortal para os ratos, pois o alimento contém substâncias nocivas ao roedor.

O artigo ainda afirma que cientistas da Universidade Federal de Pelotas descobriram que o feijão não é digerido pelo organismo dos ratos, que acabam morrendo por envenenamento natural por fermentação. O fato e a receita teriam sido atestados pela agrônoma Christiane Reygime.

Será que essa história é real?

Será que o feijão cru é um veneno natural para os ratos?

Será que o feijão cru é um veneno natural para os ratos?

 

Verdadeiro ou falso?

O feijão cru pode matar um rato, ou até mesmo um animal maior… Como o humano, por exemplo! Mas essa história que apareceu na web é falsa!

A primeira coisa a fazer é dar uma busca pela web sobre a agrônoma citada no texto. Como era de se imaginar, só encontramos o nome “Christiane Reygime” em sites e blogs que apenas copiaram e republicaram o mesmo artigo. Não achamos nenhuma entrevista ou sequer outras menções a respeito da profissional.

Aí está um forte indício de um boato virtual que usa do nome de alguém de renome (ou de alguém que não existe) para tentar dar mais veracidade ao que se quer passar adiante.

A “receita ecológica” que circula pela rede também cita a Universidade Federal de Pelotas (RS) e essa foi a segunda etapa da nossa pesquisa.

Origem da lenda

De fato, 1994, um grupo de pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da citada universidade publicou um trabalho científico onde foram analisados 4 tipos de feijão mais comumente comercializados aqui no Brasil.

A proposta do trabalho, liderado pelo Professor Pedro Nunes, era a de medir os valores nutricionais e os antinutricionais das substâncias (como a antitripsina e a lectina – essas duas são substâncias tóxicas presentes em todos os feijões). Durante o período do estudo (9 dias), ratos de laboratório foram alimentados somente com farinha de variedades de feijão cru. Essa dieta forçada e altamente tóxica fez com que as cobaias morressem ao final dos testes.

Alguém deve ter lido o resultado da pesquisa do Professor Nunes e de sua equipe e deduziu que a resposta para matar ratos “ecologicamente” poderia ser o feijão cru.

O Dr.Constancio de Carvalho Neto, Médico Veterinário Sanitarista e especialista em controle de pragas, explica no site Pragas.com.br que:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

[…] alguém, sem nenhum conhecimento de causa, prontamente tachou esse ‘método’ de seguro e sem risco, pois raciocinou que se nós humanos e outros animais comemos feijão e nada nos acontece de mal enquanto os ratos comem e morrem, estaria aí uma solução simples e barata para o eterno problema das infestações de roedores. Eureka! O Prof.Pedro Antunes inquirido sobre essa versão apócrifa que circula na forma de post na Internet, mostrou-se horrorizado com o desvio dado à sua pesquisa, segundo nos conta o Médico Veterinário Ricardo Mathias que o entrevistou, pois a intenção dos pesquisadores era o de demonstrar o efeito nocivo do feijão cru que desaparecia quando o feijão era cozido.

Método não tão inofensivo

Ao contrário do que o texto falso que apareceu na internet sobre o “raticida ecológico” ser inofensivo para crianças e animais, é bom deixar claro que a farinha do feijão cru FAZ MAL ao ser humano e aos animais de estimação se for ingerido em grande quantidade.

O feijão perde quase toda sua toxidade ao ser cozido. Portanto, a ingestão do alimento pronto não faz mal.

Posso dar feijão cru pra matar os ratos?

Sim! Pode dar à vontade. E se você conseguir fazer com que o rato coma essa farinha, ele irá morrer, com certeza.

Os únicos problemas nesse plano são:

A)     Convencer o rato a comer essa farinha;

B)      Caso consiga fazê-lo comer, terá que esperar vários dias até ele morrer;

C)      Evitar que crianças e outros animais comam o veneno;

No caso do problema “A”, eles odeiam feijão cru. Esses roedores são muito espertos e conhecem bem os perigos que os cercam. Não é a toa que estão acompanhando o ser humano há tantos anos…

Quanto à questão “B”, para matar um rato seria necessário que ele passasse vários dias comendo somente o “veneno ecológico” até que, depois de uma semana ou duas, ele batesse as botas. E em duas semanas, um punhado de ratos pode fazer um estrago danado em uma residência.

Como dissemos alguns parágrafos acima, o feijão cru pode fazer mal a outros bichos e às crianças. O cuidado que temos com o raticida convencional teria que ser o mesmo com o “ecológico”.

Conclusão

O veneno feito com feijão cru moído não é eficaz no combate aos ratos. Existem outros métodos mais efetivos para erradicar esses roedores. História falsa!

Na dúvida, procure um profissional.

 

Continue lendo
41 Comentários

41 Comments

  1. Pingback: Feijão cru é um veneno natural para os ratos! Será verdade? - NOTÍCIAS INTERESSANTES

  2. Lucas

    21 de agosto de 2013 em 14:24

    Uma vez eu tentei fazer isso aqui em casa, triturei vários feijões e espalhei aquele pó pela casa toda, toda mesmo. Mas não funcionou,
    os ratos continuaram a roer livremente, até que eu usei um venenão mais forte e aí sim, acabei com eles rs.

    Abç.

    • Rosana Costa Campos

      11 de fevereiro de 2017 em 21:18

      Fiz em minha casa e morreram sim tds…

      • Adilsinei

        19 de julho de 2018 em 23:35

        Eu também estava com um camundongo me apurrinhando. Triturei deixando pedacinhos maiores e misturei com um pouco de fubá . Ela carregou até pro ninho . Problema resolvido.

  3. Pingback: Feijão cru é um veneno natural para os ratos! Será verdade? | GMaster Auto Blog RSS Brasil

  4. Rafaella

    22 de agosto de 2013 em 14:36

    É verdade! Quando eu e meu noivo nos mudamos pro nosso apartamento, um ratinho resolveu aparecer por lá.
    Passamos semanas “alimentando” o diabinho com veneno de rato, aquele rosa. E o máximo que o veneno fez pra ele foi o xixi dele sair rosa (e nos fez ter que limpar também…). Então desistimos do veneno, pois estávamos apenas engordando ele.
    Aí vimos na internet essa do feijão cru e decidimos fazer. Espalhamos nos lugares que ele costumava visitar dentro de casa. O bichinho comeu grande parte dos montinhos da farofa, e 2 dias depois ele apareceu morto próximo ao local. (Eles morrem perto do local onde comeram o que fez mal porque os outros ratos podem identificar que ali tem veneno). Mas, de qualquer forma, nunca mais apareceram ratos lá em casa.

  5. Camila

    3 de setembro de 2013 em 14:45

    Minha sogra caiu nessa história. Pegou uns 2kg e fez a tal farofa e jogou embaixo da casa dela. Eu só ri…xD

  6. Pingback: Feijão cru é um veneno natural para os ratos! Será verdade? | TudoSobreTech

  7. Andréa

    10 de setembro de 2013 em 14:31

    • Gilmar Lopes

      10 de setembro de 2013 em 16:00

      Pois é… Já mostrei diversas vezes aqui no E-farsas que não devemos confiar em tudo o que é publicado na mídia!
      Pode testar. NÃO FUNCIONA!

      • salviano

        21 de janeiro de 2019 em 20:54

        eu testei e funcionou!apareceu um gabiru aqui em casa roendo tudo e coloquei com três dias ele apareceu morto, não tenho certeza se foi o feijão!

  8. Fernanda

    19 de setembro de 2013 em 13:31

    O pessoal que cria ratos de estimação (twister, “rato de laboratório”, camundongos, etc.) sabe muito bem que feijão preto cru não é bem digerido pelos bichinhos, causa uma dor de barriga terrível… em grande quantidade o rato nem aceita, e, lógico, rato é um bicho esperto, se ele come um pouquinho de algo que faz mal, não vai comer de novo! é dito que outros tipos de feijão não causam problemas, no entanto.

  9. Ronaldo

    26 de novembro de 2013 em 9:52

    Aqui na minha cidade tem um senhorzinho que toca flauta e encanta os ratos e os leva embora da sua casa , se voce pagar um pouco a mais , ele manda os ratos para a casa do seu inimigo . na proxima eu posto o telefone dele .

    • netto

      14 de janeiro de 2020 em 17:34

      Amigo me diga por favor quanto ele cobra para mandar os ratos para casa de minha sogra…pago antecipado mas não garanto a integridade dele quando chegar na casa.
      A propósito avisa ele para não dizer que foi mal informado minha sogra é portuguesa tem bigode e um dentinho só mas se ela morder envenena ate a alma.

  10. Alexandre Aguiar

    3 de janeiro de 2014 em 14:25

    O feijão tem fitohemaglutinina, um mitógeno, ou seja, estimula a proliferação celular. Em doses elevadas, como o que está presente na água onde se deixa o feijão de molho, a intoxicação é severa, uma vez que induz mitose em linfócitos.

    • Zeca

      15 de julho de 2015 em 6:14

      Tá… mas matou o rato?

  11. Ravi Cajú Duré

    27 de fevereiro de 2014 em 21:46

    A galera ta se confundindo com a interpretação do texto. O estudo e os relatos de caso mostram que é real, que o feijão cru intoxica e pode matar o rato; todavia, como todo veneno pra rato, tem que ser colocado de uma forma que faça o rato come-lo afinal de contas se ele sentir apenas o odor do feijão não comerá (assim como a gente não come uma comida com o cheiro de podre). Então é simples, misture a farinha de feijão com queijo, salame, carne e alimentos com odor forte que o rato poderá comer o feijão por engano e morrer. Ando fazendo isso aqui em casa e ta dando certo. Claro que devem existir venenos melhores e etc, mas sou preguiçoso e pobre demais pra ir atrás deles, por enquanto o feijão em pó está resolvendo muito bem meus problemas.

    • ANABEL DEGANI

      20 de agosto de 2018 em 11:38

      Uma pessoa que sabe lê e interpretar o texto. Graças a Deus!!!!

    • Ricardo

      9 de novembro de 2019 em 12:31

      Pobre? Colocando queijo e salame paras os ratos? Barbaridade!

      • Ricardo

        9 de novembro de 2019 em 12:38

        Vou comprar uma cesta básica pra eles!

  12. Marcelo da Dedetizadora Online

    26 de março de 2014 em 13:09

    É verdade, tentar convencer o rato a comer o feijão seria difícil, afinal quando se trata de elementos da natureza os animais estão habituados a saber o que devem ou não ingerir, o que já não é o caso de um animal doméstico ou uma criança.

    Tentar eliminar ratos com venenos é algo muito perigoso porque os venenos também representam risco para animais, plantas e humanos.

    A forma correta de eliminar ratos e também evitar que novas infestações apareçam é fazendo uma dedetização profissional. Com a dedetização vai eliminar os ratos sem correr riscos desnecessários.

  13. Sannylife

    27 de abril de 2014 em 17:38

    Bom tem um rato, nojento e safado entrando na minha cozinha por isso vou misturar o feijão com a carne e vamos ver o que vai acontecer,fico toda arrepiada só de ver o rato tenho pavor!!!!

  14. marta martins

    7 de novembro de 2015 em 13:20

    espalhei a farinha em pontos estratégicos da minha casa…
    super funcionou.
    a ratazana apareceu de madrugada passando mal e consegui mata-la.
    podem fazer funciona sim.

  15. Edson Novaes

    23 de novembro de 2015 em 13:30

    • Gilmar Lopes

      23 de novembro de 2015 em 13:35

      Li o artigo e nele não há evidencias de que os ratos morreram ao comer o feijão cru. Foi observado uma diminuição no crescimento dos ratos que se alimentaram de feijão. O feijão pode até fazer mal para o rato, mas daí esperar que o animal coma o feijão cru é demais.

  16. Gerfson

    6 de dezembro de 2015 em 21:57

    Realmente ratos são visitantes indesejados em qualquer residência. Na maioria das vezes os ratos são atraídos, por isso é muito importante prevenir. Não esquecendo que a desratização, para um resultados mais eficaz, é melhor ser realizada por um profissional ou empresa especializada.

  17. JOÃO

    29 de dezembro de 2015 em 20:36

    COMO PODEM CONTESTAR UM MÉTODO NATURAL DE ACABAR COM OS RATOS???
    ESSE SITE TEM ALGUMA RELAÇÃO COM AS INDUSTRIAS PRODUTORAS DE RATICIDAS??? MARCAS FAMOSAS QUE ESTÃO COM MEDO DE DIMINUÍREM SEUS LUCROS???
    PQ CONTESTAR UM METODO NATURAL??? DEIXEM QUE AS PESSOAS TESTEM.. AFINAL A GRANDE MAIORIA TEM FEIJÕES EM CASA ENTÃO NÃO CUSTA TENTAR!!!
    O QUE DEVERIA SER CONTESTADO É ESSES VENENOS TÓXICOS, MORTAIS NÃO APENAS PARA OS RATOS MAS TBM PARA OUTROS SERES VIVOS E PRINCIPALMENTE PARA O MEIO AMBIENTE!!! FICA A DICA PRA ESSE SITE!!! “A FARSA DOS VENENOS INOFENSIVOS”!!!

    • dany

      11 de junho de 2018 em 22:18

      verdade ,se não fizer o que se espera pelo menos não faz mal

  18. kailane moteiro

    30 de dezembro de 2015 em 23:41

    Os rato São o pio enimigo

  19. gilberto

    7 de fevereiro de 2016 em 10:45

    Meninos e meninas: nem feijão nem veneno. um porque tem baixa eficácia, outro porque é muito perigoso para crianças e animais de criação. Tenho um canteiro suspenso, onde planto cultivares para consumo, e os ratos detonavam sementes e plantas. Tentei receitas caseiras e métodos de proteção, nada funcionou. Então eletrifiquei o canteiro, usando barras de alumínio paralelas e isoladas entre si, conectando uma fase da rede elétrica em cada barra. Para chegar às sementes e plantas, os ratos tinham que pisar nas barras, e dai…vela preta e caixão. Melhor ainda, ao tomar o choque (220 Volts), os bichos correm para a rua, onde morrem em instantes. Nota 10. Agora vou colocar o sistema também na soleira das portas da despensa e do tradicional quartinho de tranqueiras pelo lado de dentro, ligando-o só de noite. Caso tenha sobrado algum da “liquidação” que fiz, vai quebrar a cara, e já vai tarde.

  20. Katia regina de oliveira

    1 de março de 2016 em 10:39

    O hamster da minha filha enquanto viveu e por 3 anos viveu,comia feijao cru ,e amava ,sempre foi saudavel,morreu porque caiu da escadinha da gaiola ,e quebrou a pata e infefccionou ,fora isto a pelagem dele era saudavel assim como ele proprio

  21. Jean

    24 de maio de 2016 em 19:18

    Sim e verdade!!
    Já fiz e faço sempre

  22. Kely Cris

    24 de maio de 2016 em 19:21

    Fiz essa experiencia e deu certo, havia comprado uns 5 pacotinhos de semente de girassol com veneno e não teve bom resultado , uma colega me indicou essa receita e fiz misturei com um biscoito que os ratos sempre estavam roendo , com um pouco de queijo e eles comeram toda farofinha , encontrei uns dias depois varios ratos mortos , continuo fazendo , e ate hoje não apareceu mais ratos em minha casa . Não pode deixar ficar úmido poque o feijão fermenta . Mas de certo e gostei do resultado.

  23. helio dos anjos

    26 de maio de 2016 em 16:11

    Sábado de sol, aluguei um caminhão para levar a galera, pra comer feijão ,mas que vergonha , chegando lá só tinha maconha, os maconheiros estavam doidões querendo o meu feijão.

  24. helio dos anjos

    26 de maio de 2016 em 16:14

    OS MACONHEIROS ESTAVAM DOIDÕES QUERENDO O MEU FEIJÃO

  25. Maria

    27 de maio de 2016 em 18:28

    Eu já usei o feijão cru triturado e no meu quintal apareceu 2 ratos mortos…tenho certeza que foi o feijão, apesar que coloquei um pouquinho de queijo ralado misturado com a farinha de feijão cru…foi eficiente…Adorei!

  26. vinicio

    3 de agosto de 2016 em 13:53

    o mas engraçado e que as industrias utilizam o pó do feijão para fazer o veneno ,o problema e so a quantidade exada da mistura… fiquem sempre atento ao comentário e em caso de duvidas , e bom testar.

  27. ANA MARIA FERNANDES

    11 de agosto de 2016 em 14:36

    Boa tarde, olha eu não botei muita fé! Mas… bati meio quilo e misturei com arroz… e fui fazer várias armadilhas.. que demoraram uns dias para ficar prontas… estou de boca aberta até agora! ao mesmo tempo que as engenhocas ficaram prontas.. os ratos acabaram! Eu Parti para 3 métodos alternativos ao veneno, porque eu tenho medo que os cachorros ou algum gato coma um rato envenenado e morra. Já vi um animal morrendo por envenenamento e o dono desesperado desde lá aprendi que não deveria usar venenos. Quais foram: 1. Feijão triturado, misturado com arroz velho. 2. ratoeira elétrica (que fiz usando um vídeo do youtube, ficou show, encostou morreu! (ainda não pegou nenhum e está a dias lá! inacreditável, os ratos acabaram antes. 3. Cal virgem misturado com farinha e açúcar, nem testei!! 4. espingardinha de chumbo, ficou para a proxima! Pode fazer!

  28. Rui Alencar

    18 de abril de 2017 em 20:40

    Eu uso a receita do fubá fino bem misturado com cimento branco, de rejunte. Não é que a saliva dele misture com o cimento; é que depois de comer a mistura, o rato fica com uma sede tremenda e sai à procura de água para ingerir. Depois disso, a mistura vira massa de cimento e “bye bye ratinhos e ratões. Deve-se cuidar para que vasilhas com água não fiquem sem tampas, pois o rato poderá fazer de tudo para matar sua sede…

  29. Victoria Regia Oliveira

    10 de junho de 2018 em 23:44

    Eu plantei feijão em meu quintal para que minha cadela comece os brotos quando crescessem, mas os ratos cavaram e comeram os grãos. Depois disso, os ratos desapareceram. Acho que morreram de indigestão ou com excesso de gases por terem comido o feijão cru.

  30. netto

    14 de janeiro de 2020 em 17:25

    Pessoal um método certeiro e eficaz denominado ( 38 ) é infalível mas depende de aptidão e boa pontaria.
    Funciona da seguinte maneira municia seu revólver com balas novas para não falharem e fique de tocaia principalmente na cozinha com a luz apagada e quando a infeliz aparecer não titubeia descarregue o revólver em cima dele… mas não esqueça o principal e BOA PONTARIA.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo