Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Foto mostra cristão queimado vivo na Nigéria!

Demoníaco

Foto mostra cristão queimado vivo na Nigéria!

Foto mostra cristão queimado vivo na Nigéria!

Descubra conosco se essa notícia que afirma que cristão foi queimado vivo na Nigéria, apenas por estar lendo a Bíblia, é verdadeira ou farsa!

A imagem circula pelas redes sociais desde o começo de maio de 2013 e mostra um homem ajoelhado, carbonizado no meio das chamas. As várias versões do texto que acompanham essa fotografia contam que ele seria uma das 50 vítimas que foram queimadas na Nigéria somente pelo fato de serem cristãos.

Como a imagem é bastante impactante, resolvemos mascarar a foto. Mas a dúvida é a mesma de sempre:

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Homem teria sido queimado na Nigéria por estar lendo a bíblia. Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Confesso que tive certa dificuldade em encontrar a verdadeira origem dessa imagem. Havia muitas versões diferentes em vários sites que a publicaram pelo mundo…

Dessa vez, tivemos a ajuda do leitor (e agora também amigo) do E-farsas Rosemberg Franca, que teve o trabalho de realizar o que muito jornalista por aí tem preguiça de fazer: Dar uma pesquisada na web!

Rsemberg descobriu pra nós que o homem que aparece na foto se chamava Ernesto Alfabeto Nhamuave, um moçambicano que foi queimado vivo em maio de 2008, durante um ataque violento na África do Sul contra os estrangeiros – que acabaram fugindo do país depois disso.

56 outros moçambicanos morreram no mesmo ataque sofrido por Ernesto.

De acordo com o Mail & Guardian e com o Daily Mail, Ernesto chegou à África do Sul para ganhar dinheiro para sua família pobre, mas ele foi pego na violência xenófoba que varreu o país em 2008. Foi assassinado por uma multidão em alvoroço Ramaphosa, município no East Rand, que lhe ateou foto e o deixou irreconhecível.

Levou duas semanas até que alguém  da família reconhecesse seu corpo (seus irmãos o reconheceram por causa de um defeito de nascença em um dos pés do defunto).

Muitos sites e blogs sensacionalistas aproveitaram a imagem chocante do homem sendo queimado vivo para inventar a história de que ele seria um dos cristãos que teriam sido queimados na Nigéria apenas por estarem lendo a bíblia. Já mostramos aqui no E-farsas outras imagens de pessoas queimadas que estariam se espalhando pela internet como sendo de cristãos perseguidos, mas – da mesma forma que a foto do Ernesto – são de outros incidentes que nada tem a ver com religião.

Impunidade

Desde 2008 a família de Nhamuave procura por justiça, mas em 2010 a polícia encerrou um inquérito informal com as investigações sobre possíveis suspeitos do assassinato de Ernesto, concluindo que não há como saber quem foi (ou quem foram) o(s) assassino(s) do chefe da família. E ficou por isso mesmo!

Família a espera de justiça até hoje. (foto: Reprodiução/Mail e Guardian)

Família a espera de justiça até hoje. (foto: Reprodiução/Mail e Guardian)

 

Conclusão

A imagem é real, mas os motivos que levaram ao crime que matou o moçambicano Ernesto Nhamuave foram xenofóbicos. Ele foi morto por ser estrangeiro numa terra que estava em guerra aos “de fora” e não por ser cristão. A religião, nesse caso, ficou de lado.

 

Continue lendo
14 Comentários

14 Comments

  1. Pingback: Foto mostra cristão queimado vivo na Nigéria!

  2. Daniel

    28 de agosto de 2013 em 21:00

    Típico de evangélicos sensacionalistas que apelam para tudo em prol do seu proselitismo barato.
    Obrigado ao E-Farsas pelo esclarecimento, já é bem a terceira matéria desse cunho religioso.

    • Felipe Lago

      29 de agosto de 2013 em 10:04

      Apesar de não ser verdadeira, situações semelhantes são reais em alguns países, e não falo somente em relação ao evangelismo, mas sim a qualquer religião que acredite em Jesus, tem país que vc não pode acreditar que a história de Jesus é verdadeira ou vc pagará com a vida ou será torturado. Se achar isso sensacionalismo evangélico, faça sua própria pesquisa…

      • Diani

        31 de agosto de 2013 em 18:35

        Essa é a lei do retorno,quantas pessoas foram perseguidas e mortas pois simplesmente não acreditavam e Jesus. Os cristão não tem nem o direito de reclamar quando são discriminados, já fizeram coisas muito piores em nome de sua fé.

        • Paulo

          17 de junho de 2015 em 8:18

          Você parece ser uma das pessoas que que gosta de generalizar; seria como eu dizer “que toda Diani é cristofóbica”, tendo como base ALGUMAS que conheci NÃO TODAS. Seja uma pessoa melhor e vai aprender o que é compaixão, independente das diferenças reconhecer a necessidade do ser humano e não ter parte com a injustiça independente de se você é contra a religião ou qualquer outra coisa..

  3. Otonício Souza

    29 de agosto de 2013 em 9:11

    O inquérito foi arquivado por falta de provas/não saber identificar quem foi/foram o/os responsável/responsáveis pela barbárie? O que dizer de constar um policial no local do crime? Observem a fotografia!
    O poeta tem razão: “a humanidade é desumana”!

    • Gilmar Lopes

      29 de agosto de 2013 em 9:16

      Alguma semelhança com o Brasil?

    • claudio

      29 de agosto de 2013 em 13:32

      Oras, o policial na foto pode ter chegado ao local apos o fogo ser ateado na vitima, sendo assim nao teve como identificar o(s) agreçores. ja esteve ou viu uma multidão em furia por algo? é quase impossivel identificar exatamente quem fez o que, em alguns casos so com a ajuda de cameras locais ou testemunhas e em casos assim dificilmente avera testemunhas.

      • Rodrigo Balbino

        29 de agosto de 2013 em 18:01

        “Agreçores”??

  4. EXTERMINATOR

    29 de agosto de 2013 em 14:21

    TEM QUE MOSTRAR ESSA FOTO NA INTEGRA PARA MOSTRAR COMO O CAÓTICO E DEVASTADO CONTINENTE AFRICANO ESTÁ INFESTADO DE GENTALHA ATRASADA E LIXO !
    MORTE PARA ESSES CALHODAS LINCHADORES !!!

  5. Pingback: Foto mostra cristão queimado vivo na Nigéria! | TudoSobreTech

  6. Hercules

    5 de setembro de 2013 em 10:26

    Por mais que seja xenofobia, a realidade das perseguições aos cristãos pelo mundo é tão real quanto a existência do humanidade sobre a Terra.

    • Clark W. Griswold

      22 de setembro de 2013 em 17:54

      e vive-versa, né? Até parece que cristão não persegue os outros…

      vamos parar de nos fazermos de vítima. as religiões minoritárias SEMPRE são perseguidas. obviamente em países onde o cristianismo é minoritário isso ocorrerá contra cristãos da mesma maneira que ocorrerá contra não cristãos em países onde o cristianismo for maioria.

      veja o que ocorrem com outras religiões no Brasil. Aqui ainda estamos no âmbito da perseguição ideológica, mas alguém duvida que eventualmente poderia ocorrer agressão física?

  7. Kelly

    29 de setembro de 2014 em 9:00

    Ao Daniel….

    Cristão é todo o indivíduo que adere ao Cristianismo, uma religião monoteísta abraâmica centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, e que foi profetizada na Bíblia Hebraica/Antigo Testamento.1 Além disso os cristãos também dão ênfase aos ensinamentos de Jesus, que acreditam ser o Filho de Deus, como o respeito aos Dez mandamentos, a forma como Jesus interpreta a Lei do Amor: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” ~ “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”(Mateus 22:37-39) e o estudo dos ensinamentos de Cristo contidos nos Evangelhos do Novo Testamento. Existem aproximadamente 2 bilhões de cristãos no mundo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Doe Bitcoin

15c5g4Y4vk84WuTNgVQ3ttqN9fv4JUbqNP

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo