Foto mostra um ganso voando de cabeça pra baixo

Share Button

Estranha imagem de uma ave voando de cabeça pra baixo intriga internautas!

Será que a foto abaixo é real?

 

Recebida por e-mail!

Circulando pela internet desde 2009, a incrível foto tem tudo para ser falsa! “É impossível uma ave voar de cabeça pra baixo!” – muitos a firmam.

Acontece que, por mais inacreditável que possa parecer, a foto é real!

Em julho de 2009, o fotógrafo especializado em vida selvagem – Brian McFarlane – registrou uma manobra rara entre os bichos voadores.

De acordo com o jornal The Telegraph, o fotógrafo nem esperava eternizar o momento. Brian afirma que na hora nem havia notado o contorcionismo da ave. Só depois, com mais calma, percebeu que naquela fotografia tirada em Strumpshaw, em Norfolk, no Reino Unido, o ganso estava voando ao contrário.

O curioso é que o bicho voava, na fotografia, com a barriga para cima, enquanto que sua cabeça continuava na posição normal.

Seria um problema físico ou alguma doença que atacou o bichinho?

Nada disso! A manobra é normal e é conhecida como “Whiffle“ (algo como “ser levado pelo vento”, em inglês). O animal faz isso no ar para reduzir a velocidade quando estão voando sob a força de fortes rajadas de vento em grande altitude e em alta velocidade. Nessas condições o movimento de torção ajuda a tirar ar das asas da ave e, com isso, reduz rapidamente a velocidade na hora do pouso.

Em entrevista ao jornal Daily Mail, o especialista Paul Stancliffe – do Fundo Britânico de Ornitologia – disse que em 36 anos observando pássaros já viu esse tipo de vôo acontecer várias vezes. No entanto, essa foi a primeira vez que isso foi fotografado!

Share Button
, , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>