Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Mulher toma banho de sol nua na janela e causa acidente!

Acidentes

Mulher toma banho de sol nua na janela e causa acidente!

Será verdade a história da moça que teria distraído motoristas e causado acidente na Áustria após ficar tomando banho de sol na sua janela?

A notícia apareceu na web no dia 18 de junho de 2014 e mostra a foto de uma moça com as pernas desnudas em uma janela. De acordo com o texto que acompanha a imagem, ao resolver tomar banho de sol pelada em sua janela, a bela garota teria distraído alguns motoristas que passavam na rua momento, causando enorme acidente!

Segundo o que foi publicado em diversos sites de notícias no mundo todo, a jovem resolveu se bronzear completamente nua, no terceiro andar de um prédio em Viena (Áustria), chamando a atenção dos motoristas que passavam por ali no momento e criando um caos na rua!

A fotografia abaixo teria sido tirada no local:

Mulher aparece nua na janela e causa acidente de transito em Viena! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Antes de responder a essa pergunta, vamos frisar que a notícia foi publicada no Brasil no dia 18 de junho de 2014 em diversos sites de notícias e todos citando como fonte jornais de língua inglesa como Daily Mail e/ou o Mirror. Ambos jornais publicaram o fato citando até depoimentos de testemunhas oculares do ocorrido como um motorista chamado Michael Kienast e um tal de Gregory Shakaki (que teria até conseguido tirar essa foto da bela moça desnuda e enviado aos jornais).

Notícia reproduzida pelo portal UOL:

uol_nua_janela

A mesma notícia publicada no jornal O Dia (no caderno Mundo & Ciência):

odia_nua

 

Dentre inúmeros portais, o PopTrash também publicou a mesma foto:

pop_nua_janela

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

O Jornal O Globo também deu a notícia, com foto e tudo, através do canal Page Not Found, do jornalista Fernando Moreira:

globo_nua_janela

Se está em todos os jornais, deve ser verdade, né?

Nem sempre! Vale lembrar uma pesquisa que fizemos aqui no E-farsas em março de 2014, onde comprovamos que o ditador da Corea do Norte NÃO CRIOU uma lei obrigando todos os homens a cortarem os cabelos iguais aos dele!

Na ocasião, a notícia havia sido divulgada como verdadeira em diversos veículos de comunicação e se provou ser uma farsa. Portanto, não é só porque todo mundo publica algo significa que aquilo seja verdade!

Nesse caso, ocorreu o mesmo: Um site de notícias postou algo sem verificar suas fontes e, imediatamente, vários outros copiaram o artigo e, em poucas horas, um boato ganha vida no mundo todo.

A foto que ilustra a notícia

A primeira coisa que denuncia a falta de checagem por parte de alguns jornalistas é que a fotografia não tem nada a ver com a notícia (se é que o fato tenha ocorrido mesmo). Uma rápida busca na web e achamos essa foto em publicações feitas em 2012 (ou até antes disso).

O usuário do Instagram Stanmimix publicou essa mesma foto em seu perfil há 25 meses (contando do dia em que fechamos essa matéria). No entanto, o próprio Stanmimix disse em sua postagem que a imagem não é de sua autoria e que havia achado a fotografia na web:

instagram_nua_janela

De acordo com uma postagem no Reddit, essa cena da moça deitada, com as pernas de fora na janela, teria sido flagrada em 2012, na Estônia!

Reconhecendo o erro

No dia 20 de junho de 2014, um dos poucos jornais que reconheceram a barrigada foi o britânico Huffington Post. Em uma atualização de seu artigo sobre a moça que teria causado um acidente em Viena por aparecer nua na janela, o jornal afirmou que acabou publicando uma foto antiga (achando que era recente) juntamente com uma notícia que parece não ter um pingo de verdade.

Conclusão

A notícia não foi confirmada e a fotografia usada para ilustrar a matéria é de 2012.

Sugestão do leitor (e amigo) do E-farsas Riomar Bruno, no Facebook!

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Samuel

    22 de junho de 2014 em 1:35

  2. Pierrot

    23 de junho de 2014 em 12:16

    Posso confirmar os deslizes dos jornalismos populares pois eles são vítimas de videos promocionais na web. Lembro que um deles noticiou aquelas farsas de pedidos de casamentos recusados e do amante que foi flagrado até pelo corpo de bombeiros.
    Caem como patinhos como muita gente equivocada por ai.

  3. XXX

    16 de agosto de 2015 em 16:40

    Essa mulher é bem gostosa, espero que o marido da safada não bate nela depois disso. Ela é realmente um tesão e vale apena apreciar.

    Abração

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo