today-is-a-good-day
21.5 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Pescador se assusta ao capturar um peixe transparente!

- Publicidade -

Um pescador afirma ter encontrado um peixe transparente enquanto pescava na Nova Zelândia. Mas será que essa notícia é verdadeira?

A manchete surgiu na internet no dia 22 de janeiro de 2014. De acordo com o texto que acompanha uma foto de um bicho completamente transparente, um pescador chamado Stewart Fraser teria pescado um peixe diferente de tudo que já se viu no mundo.

O fato teria ocorrido em alguma parte no oceano em torno de 70 km em torno da Península de Karikari. Stewart estava pescando em companhia dos filhos quando fisgou o estranho bicho com sua vara.

Muito se especulou sobre a origem do animal. Alguns sites e blogs levantaram a hipótese de que o “peixe invisível” seja de procedência extraterrena

Será que essa história é real?

Pescador exibe um peixe transparente! Será verdade? (foto: Reprodução)
Pescador exibe um peixe transparente! Será verdade? (foto: Reprodução/Caters News Agency)

 

Verdadeiro ou falso?

A foto é real e o tal peixe (que não é um peixe) existe mesmo!

Ao contrário do que afirmaram alguns sites de notícias, o estranho ser não é um tipo de camarão ou de água-viva. Trata-se de um exemplar da espécie Salpa Maggiore (Salpa maxima), um animal que possui esse tipo de camuflagem como defesa dos predadores, vivem em mares frios e usam o bombeamento de água para se locomover. São abundantes no Oceano Antártico.

Salp3

- Publicidade -

A seguir, um vídeo com fotos de outros exemplares desse “peixe” bastante peculiar:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/4IexviDI6nk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

As salpas normalmente percorrem as camadas superiores do oceano, onde a luz solar pode penetrar através de seus corpos. Eles se alimentam de matéria orgânica pequena como plâncton para sobreviver e possuem um ciclo de vida tanto individual como em grupo. Grande parte da sua vida, a salpa se reproduz de forma assexuada, mas em alguns ciclos ele gera descendentes com a ajuda de parceiros.

A seguir, um vídeo dos bichinhos na água! Coisa mais linda de se ver:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/kQ3g_8oJOcg” frameborder=”0″ allowfullscreen]

As fotos da pescaria inusitada de Stewart Fraser tiveram mais de 1 milhão de visualizações em apenas 5 dias depois de publicadas na rede social Reddit. Mas o pescador não revelou o que fez com o bicho. Será que ele levou pra casa ou devolveu ao mar?

Outra salpa capturada para estudos em julho de 2011 pela Chief Scientist Workshop (foto: L. Koren)
Outra salpa capturada para estudos em julho de 2011 pela Chief Scientist Workshop (foto: L. Koren)

Atualização 27/01/2014

Vários leitores nos corrigiram na área de comentários desse artigo sobre a nossa definição das salpas. Ao contrário do que afirmamos ao longo do texto, as salpas não são peixes. São acranianos da subfilo tunicata, espécie abundante de zooplâncton.

Conclusão

A foto é real e o animal, apesar de possuir um jeitão diferente, não tem nada de extraterreno (e não é um camarão). Trata-se apenas de uma salpa.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Apenas uma pequena correção, se me permite, quando você diz que “Trata-se de um peixe da espécie Salpa Maggiore (Salpa maxima)”, na verdade as salpas “não são peixes” mas animais pertencentes ao subfilo tunicados ou urocordados. 🙂

  2. Gostaria de sugerir como pauta de investigação do e-farsas um boato de que um número de celular com início (065)652065 estaria sendo usado pra pegar dados das pessoas, e que se você retornar para o mesmo perderia todos os seus créditos.

    Sucesso e vida longa ao e-farsas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui