Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Uma mamãe coala abraçada ao filhote foi resgatada em meio aos incêndios na Austrália?

Animais

Uma mamãe coala abraçada ao filhote foi resgatada em meio aos incêndios na Austrália?

Uma mamãe coala abraçada ao filhote foi resgatada em meio aos incêndios na Austrália?

Num artigo anterior mostramos a vocês a verdade por trás de uma imagem, que estava circulando nas redes sociais, e ao mesmo tempo sendo relacionada os incêndios florestais na Austrália. A imagem mostrava uma garotinha usando uma máscara de oxigênio e segurando um coala numa das mãos. Contudo, tudo não passava de uma montagem.

Isso estimulou que outras pessoas nos questionassem a respeito de outras imagens supostamente relacionadas aos incêndios. Nesse sentido, uma usuária chamada Mônica Leão nos alertou, através do Twitter, sobre uma foto mostrando uma mamãe coala abraçada ao seu filhote. A foto foi compartilhada nos stories da atriz brasileira Flávia Pavanelli, no Instagram, que possui mais de 16 milhões de seguidores!

Compartilhamento realizado pela atriz Flavia Pavanelli através dos stories, no Instagram.

Segundo a usuária, a foto compartilhada pela atriz havia sido disseminada por um outro perfil, também no Instagram, chamado “frasesdodia”, que por sua vez possui mais de 340 mil seguidores.

Somente a publicação por parte desse perfil já recebeu mais de 22 mil curtidas!

Compartilhamento realizado pelo perfil “frasesdodia”, no Instagram.

Somente a publicação por parte do perfil “frasesdodia” já recebeu mais de 22 mil curtidas!

Curiosamente, ao invés de apenas sugerir, a usuária foi verificar se essa alegação realmente procedia! Assim sendo, será que essa foto é realmente verdadeira? Ela realmente mostra uma mamãe coala abraçada ao seu filhote após ambos terem sido resgatados de um incêndio florestal? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, não estamos diante de coalas resgatados da recente onda de incêndios, tampouco de qualquer outro incêndio florestal que tenha acontecido na Austrália! Na verdade, tanto a mãe quanto o filhote foram criados em cativeiro.

Portanto, por mais que seja muito bonitinho, não há nenhuma conotação dramática envolvida nessa foto. Além disso, a foto sequer foi tirada recentemente, mas em julho de 2019!

Enfim! A seguir, iremos explicar melhor essa história para vocês!

A Investigação Inicial da Usuária

Inicialmente, a usuária fez uma rápida busca reversa por imagens no Google. Então, logo se deparou com dois sites: um russo (Nat-Geo) e outro ucraniano (Animal World). Ambos os sites falavam sobre um concurso fotográfico promovido pelo agência estatal de turismo do governo da Austrália, em meados de 2019. Basicamente, a agência pediu para que usuários nas redes sociais escolhessem o bebê coala mais fofinho de todos!

Havia mais de 70 concorrentes, cujas fotos tinham sido enviadas por fotógrafos e parques de vida selvagem de todo o país. Desse total, 13 fotos foram selecionadas pela equipe da agência, que por sua vez as publicou em sua respectivo perfil no Facebook! Essa publicação ocorreu em 24 de julho de 2019!

Desse total, 13 fotos foram selecionadas pela equipe da agência, que por sua vez as publicou em sua respectivo perfil no Facebook!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Entre as finalistas estava justamente a foto dessa mamãe coala abraçada ao seu filhote, mas em outra posição! A mamãe coala estava com a cabeça levantada, olhando diretamente para a câmera do fotógrafo! Confira a foto, abaixo:

Entre as finalistas estava justamente a foto dessa mamãe coala abraçada ao seu filhote, mas em outra posição

No entanto, essa foto não ganhou a competição! Quem ganhou foi uma bebezinha coala de oito meses de idade chamada “Tallow”, de Paradise Country, uma fazenda e parque animal na cidade de Gold Coast (Costa Dourada), no Estado de Queensland.

Quem ganhou foi uma bebezinha coala de oito meses de idade chamada “Tallow”, de Paradise Country, uma fazenda e parque animal na cidade de Gold Coast (Costa Dourada), no Estado de Queensland!

A Publicação da Página no Facebook Nos Forneceu uma Importante Dica!

A partir desse pontapé inicial por parte da usuária fomos atrás de mais informações. De acordo com a publicação da página “Australia.com”, no Facebook, a foto da mamãe coala abraçada ao seu filhote tinha sido tirada no Australian Reptile Park, localizado em Somersby, no Estado de Nova Gales do Sul! Então, ao pesquisarmos mais um pouco chegamos ao autor da foto, que se chama Dan Rumsey!

Dan trabalha como tratador de animais no Australian Reptile Park e tirou ambas as fotos (a da mamãe coala com a cabeça abaixada e levantada) no início de julho de 2019. Ele, inclusive, as publicou em seu perfil no Instagram no dia 12 de julho do ano passado!

Então, ao pesquisarmos mais um pouco chegamos ao autor da foto, que se chama Dan Rumsey!

Entramos em Contato com Dan Rumsey

Assim sendo, entramos em contato com o Dan Rumsey e ele nos informou que ambos se tratavam de animais criados em cativeiro, ou seja, sem nenhuma relação com a atual onda de incêndios que vem assolando a Austrália ou qualquer outra onda anterior.

Segundo Dan, as fotos foram realmente tiradas em julho do ano passado.

Entramos em Contato com o Australian Reptile Park

Paralelamente, também entramos em contato com o Australian Reptile Park, que nos respondeu rapidamente! Caitlin Vine, assistente de marketing, nos disse que tanto a mamãe coala quanto seu filhote eram residentes do parque, sendo que o filhote havia nascido por lá. Ela reforçou que ambos não tinham sido resgatados de quaisquer incêndios ocorridos na Austrália.

Segundo Caitlin, o filhote — uma fêmea — nasceu por meio do programa de reprodução de coalas coordenado por eles. A bebezinha coala foi um dos sete filhotes que nasceram no parque no ano de 2019! Legal, não é mesmo? Enfim, só nos resta agradecer a Caitlin Vine pela rápida resposta, que nos permitiu selar adequadamente essa questão.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, não estamos diante de coalas resgatados da recente onda de incêndios, tampouco de qualquer outro incêndio florestal que tenha acontecido na Austrália! Na verdade, tanto a mãe quanto o filhote foram criados em cativeiro.

Portanto, por mais que seja muito bonitinho, não há nenhuma conotação dramática envolvida nessa foto. Além disso, a foto sequer foi tirada recentemente, mas em julho de 2019!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo