Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra o dramático resgate de um drone num lago! Será verdade?

Indeterminado

Vídeo mostra o dramático resgate de um drone num lago! Será verdade?

Vídeo mostra o dramático resgate de um drone num lago! Será verdade?

No dia 10 de agosto de 2019, um apresentador britânico de TV chamado Lewis Vaughan Jones publicou um interessante vídeo em sua conta no Twitter (arquivo). Com pouco mais de 20 segundos, o vídeo mostrava um suposto resgaste dramático de um drone prestes a cair num lago.

O vídeo viralizou e já alcançou mais de 30 milhões de visualizações e 400 mil compartilhamentos.

Confira o tuíte:

Confira o respectivo vídeo:

 

Entretanto, o vídeo gerou inúmeras dúvidas entre os usuários. Muitos questionaram a autenticidade da filmagem, visto que dificilmente alguém arriscaria perder um drone daquela forma. Afinal de contas, estamos falando de um equipamento relativamente caro. Assim sendo, será que estamos mesmo diante de uma filmagem verdadeira? Será que houve alguma edição ou efeito de câmera? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Indeterminado! Tudo indica que o vídeo seja autêntico, mas não é possível atestar se a situação foi realmente espontânea ou tão somente encenada. Além disso, o vídeo original é maior e não há nenhuma música de fundo, ou seja, a recente viralização no Twitter aconteceu a partir de uma versão mais romantizada.

Enfim, vamos tentar entender rapidamente o histórico desse caso.

Um Caso que Surgiu no Ano Passado

Esse vídeo não é tão recente assim. Ele apareceu no YouTube no dia 4 de junho de 2018 e foi destaque em inúmeros sites de tecnologia e entretenimento naquela época. Ele foi publicado numa conta chamada “Dave Svorking“, no YouTube, sendo este o único envio do canal. Embora o vídeo tenha obtido cerca de 540 mil visualizações, o número de inscritos no canal nem mesmo chegou a 100 desde então. Na descrição havia apenas duas frases, em inglês, mas iremos publicar diretamente a tradução de ambas:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“A bateria do meu drone acabou no meio de um voo sobre um lago. Consegui pular para pegá-lo antes que atingisse a água.”

Confira o vídeo original abaixo:

Não foi mencionado o local, tampouco o dia exato da filmagem. Também não encontramos nenhuma entrevista que “Dave Svorking” tivesse dado a algum veículo de imprensa. Para completar, também não encontramos nenhuma publicação em redes sociais, que pudesse esclarecer em que condições a filmagem ocorreu.

Geralmente, casos assim são altamente suspeitos, ainda mais quando uma agência de licenciamento, tal como a ViralHog, rapidamente aparece no meio da história. Alguns sites se limitaram a dizer apenas que “Dave Svorking” era norte-americano. Já outros disseram que o lago ficava localizado em Londres, na Inglaterra.

Isso é Possível Acontecer de Forma Espontânea?

Sim! Há alguns precedentes envolvendo usuários de drones que teriam calculado mal o tempo de duração da bateria. Contudo, assim como no caso principal, não é possível atestar que todos tenham sido realmente espontâneos.

Confira abaixo uma compilação de casos semelhantes realizada por um canal chamado “Drone Compilations”, no YouTube, em agosto de 2015:

Conclusão

Indeterminado! Tudo indica que o vídeo seja autêntico, mas não é possível atestar se a situação foi realmente espontânea ou tão somente encenada. Além disso, o vídeo original é maior e não há nenhuma música de fundo, ou seja, a recente viralização no Twitter aconteceu a partir de uma versão mais romantizada.

Continue lendo
4 Comentários

4 Comments

  1. Maria

    13 de agosto de 2019 em 13:31

    Bom, pelo menos parece que os patinhos/gansos não fizeram nenhuma encenação, fugiram espontaneamente do maluco. KKKKKKKK! 😀 Brincadeiras à parte, embora o E-Farsas eventualmente não possa determinar com precisão se algo é Verdadeiro ou Falso por falta de dados, podemos ver o LADO BOM: os internautas estão começando a QUESTIONAR/DUVIDAR das coisas, o que é absolutamente SAUDÁVEL, visto que há uma quantidade absurda de pessoas leigas, inocentes, ignorantes etc que acreditam em QUALQUER COISA na rede, podendo até cair em GOLPES e/ou serem vítimas de crimes hediondos. 😐

  2. Maria

    13 de agosto de 2019 em 13:36

    Essa música é da Enya: Only Time, ADORO! Descobri essa música vendo a peça publicitária da Volvo Trucks com Jean-Claude Van Damme fazendo um Espacate. O vídeo é fake, mas foi um SUCESSO com quase 93 milhões de visualizações (atual). 😉

  3. Goiano

    14 de agosto de 2019 em 6:39

    Eu fiquei com uma pulga atrás da orelha: quem estava controlando o drone? Ele acompanha toda a movimentação, como se alguém o estivesse direcionando, mas não é o que pulou na água e nem parece ser o que ficou de fora.

    • Andrei

      14 de agosto de 2019 em 8:52

      Quem controlava o drone é o cara que pulou na água. Ele passa o controle para o cara de camiseta branca, que coloca o controle no chão. O drone não está acompanhando a movimentação, ele está descendo lentamente, os drones fazem isso quando a bateria atinge a carga mínima.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo