today-is-a-good-day
23.2 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

A Coca-Cola fez propaganda nazista nas Olimpíadas de 1936?

- Publicidade -

É verdade que a multinacional Coca-Cola fez propaganda nazista durante os jogos olímpicos de 1936?

A colagem de imagens surgiu nas redes sociais em diversos grupos do WhatsApp na segunda quinzena de janeiro de 2020 e compara duas propagandas que teriam sido veiculadas pela Coca-Cola em épocas diferentes: A primeira teria sido lançada durante os jogo olímpicos de 1936, exaltando o nazismo, e a outra em 2019 com o tema LGBT.

O texto que acompanha as imagens ironiza a posição da companhia, que – segundo a postagem – muda de posição conforme lhe convém!

Será que isso é verdade mesmo? A Coca-Cola fez mesmo propaganda nazista?

A Coca-Cola lançou a propaganda “é um povo um império um líder uma Coca”! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A Coca-Cola foi fundada em 1886 e já teve inúmeras propagandas suas publicadas em jornais em revistas ao lado de anúncios nazistas (afinal, o mercado alemão era e ainda é enorme), mas nunca exaltando diretamente o regime (pelo menos, não encontramos. Se achar alguma, manda pra gente!). 

O curioso é que uma busca reversa pela imagem só nos retornam resultados a partir de 2004, o que pode significar que o anúncio pode ter sido fabricado a partir de então (se tiver com pressa, pule para o final).

Outros detalhes que entregam a mentira é que o slogan não começa com uma letra maiúscula, além de substituir o “Fuhrer” por “uma bebida” (o que seria um insulto para o ditador Adolf Hitler).

Como é explicado aqui nesse excelente blog, é sempre bom insultar Hitler e nazistas em geral, mas não é inteligente fazer isso justamente quando você está tentando vender algo na Alemanha nazista.

Analisando o slogan com atenção, podemos notar mais um erro:  “Coke ist es” é uma tradução do slogan “Coke is it”, que só começou a ser usado em 1981.

- Publicidade -

Em 1936, o slogan da Coca-Cola era “Ice-cold sunshine.” e, na Alemanha, a Coca-Cola usou “Stets Eiskalt ”(sempre gelado).

Origem dessa propaganda

Em maio de 2004 uma mostra de arte chamada “Nazi Adverts” (propagandas nazistas) foi inaugurada em Londres com curadoria do comediante Mark Thomas e da artista Tracey Sanders-Wood.

Apesar da exposição ter sido feita para confrontar as pessoas com a verdade por trás da publicidade da Coca Cola na Alemanha nazista, os organizadores também convidaram membros do público a contribuir para a exposição.

A imagem que se espalhou em 2020 é de uma montagem feita por um convidado para a exposição, em 2004, mas não conseguimos identificar seu nome exatamente!

Como eram as propagandas da Coca-Cola na época?

Se você ficou curioso deseja comparar, veja essa galeria de imagens com anúncios reais da Coca-Cola das décadas de 1930 e 1940 veiculados na Alemanha nazista:

Propaganda de 1936 da Coca-Cola na Alemanha! (foto: divulgação)

Propaganda LGBT

Quanto à imagem mostrando um rótulo do refrigerante com o arco-íris (símbolo da luta LGBT e da Igreja Internacional da Graça de Deus), ela é real e faz parte de uma campanha feita pela Coca-Cola na Hungria em agosto de 2019.

Na ocasião, os outdoors da Coca-Cola Co. como o slogan “Love is Love”, retratando casais heterossexuais e do mesmo sexo, foram recebidos por uma onda de reclamações naquele país. A temática LGBT, ao que parece, ainda não é bem visto em alguns países…

Campanha da Coca-Cola na Hungria! (foto: reprodução/Facebook)

Conclusão

A imagem que mostra uma propaganda da Coca-Cola com temática nazista é falsa!    

*Com a colaboração de Thiago Lucas

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. O arco íris é símbolo do perdão e da misericórdia de Deus desde os tempos de Moisés, antes do cristianismo. É o símbolo da aliança de deus com os homens.

  2. O arco íris é símbolo do perdão e da misericórdia de Deus desde os tempos de Moisés, antes do cristianismo. É o símbolo da aliança de deus com os homens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos