Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A Coca-Cola fez propaganda nazista nas Olimpíadas de 1936?

Conspirações

A Coca-Cola fez propaganda nazista nas Olimpíadas de 1936?

A Coca-Cola fez propaganda nazista nas Olimpíadas de 1936?

É verdade que a multinacional Coca-Cola fez propaganda nazista durante os jogos olímpicos de 1936?

A colagem de imagens surgiu nas redes sociais em diversos grupos do WhatsApp na segunda quinzena de janeiro de 2020 e compara duas propagandas que teriam sido veiculadas pela Coca-Cola em épocas diferentes: A primeira teria sido lançada durante os jogo olímpicos de 1936, exaltando o nazismo, e a outra em 2019 com o tema LGBT.

O texto que acompanha as imagens ironiza a posição da companhia, que – segundo a postagem – muda de posição conforme lhe convém!

Será que isso é verdade mesmo? A Coca-Cola fez mesmo propaganda nazista?

A Coca-Cola lançou a propaganda “é um povo um império um líder uma Coca”! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A Coca-Cola foi fundada em 1886 e já teve inúmeras propagandas suas publicadas em jornais em revistas ao lado de anúncios nazistas (afinal, o mercado alemão era e ainda é enorme), mas nunca exaltando diretamente o regime (pelo menos, não encontramos. Se achar alguma, manda pra gente!). 

O curioso é que uma busca reversa pela imagem só nos retornam resultados a partir de 2004, o que pode significar que o anúncio pode ter sido fabricado a partir de então (se tiver com pressa, pule para o final).

Outros detalhes que entregam a mentira é que o slogan não começa com uma letra maiúscula, além de substituir o “Fuhrer” por “uma bebida” (o que seria um insulto para o ditador Adolf Hitler).

Como é explicado aqui nesse excelente blog, é sempre bom insultar Hitler e nazistas em geral, mas não é inteligente fazer isso justamente quando você está tentando vender algo na Alemanha nazista.

Analisando o slogan com atenção, podemos notar mais um erro:  “Coke ist es” é uma tradução do slogan “Coke is it”, que só começou a ser usado em 1981.

Em 1936, o slogan da Coca-Cola era “Ice-cold sunshine.” e, na Alemanha, a Coca-Cola usou “Stets Eiskalt ”(sempre gelado).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Origem dessa propaganda

Em maio de 2004 uma mostra de arte chamada “Nazi Adverts” (propagandas nazistas) foi inaugurada em Londres com curadoria do comediante Mark Thomas e da artista Tracey Sanders-Wood.

Apesar da exposição ter sido feita para confrontar as pessoas com a verdade por trás da publicidade da Coca Cola na Alemanha nazista, os organizadores também convidaram membros do público a contribuir para a exposição.

A imagem que se espalhou em 2020 é de uma montagem feita por um convidado para a exposição, em 2004, mas não conseguimos identificar seu nome exatamente!

Como eram as propagandas da Coca-Cola na época?

Se você ficou curioso deseja comparar, veja essa galeria de imagens com anúncios reais da Coca-Cola das décadas de 1930 e 1940 veiculados na Alemanha nazista:

Propaganda de 1936 da Coca-Cola na Alemanha! (foto: divulgação)

Propaganda LGBT

Quanto à imagem mostrando um rótulo do refrigerante com o arco-íris (símbolo da luta LGBT e da Igreja Internacional da Graça de Deus), ela é real e faz parte de uma campanha feita pela Coca-Cola na Hungria em agosto de 2019.

Na ocasião, os outdoors da Coca-Cola Co. como o slogan “Love is Love”, retratando casais heterossexuais e do mesmo sexo, foram recebidos por uma onda de reclamações naquele país. A temática LGBT, ao que parece, ainda não é bem visto em alguns países…

Campanha da Coca-Cola na Hungria! (foto: reprodução/Facebook)

Conclusão

A imagem que mostra uma propaganda da Coca-Cola com temática nazista é falsa!    

*Com a colaboração de Thiago Lucas

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Cristiano Quintela

    20 de janeiro de 2020 em 11:04

    Recomendo olharem a história da Fanta hehehe.

  2. Cleiton Alberto

    21 de janeiro de 2020 em 8:18

    Só uma correção: o arco íris é símbolo da igreja Deus é Amor, e não da Internacional da Graça de Deus.

  3. Aoex

    28 de janeiro de 2020 em 6:55

    O arco íris é símbolo do perdão e da misericórdia de Deus desde os tempos de Moisés, antes do cristianismo. É o símbolo da aliança de deus com os homens.

  4. Pingback: A Coca-Cola nunca foi Nazi | linhasvirtuais

  5. Pingback: Did Coca-Cola Run Ads Supporting Nazi Germany and LGBT Flag? - mythdetector.ge

  6. Pingback: არეკლამებდა თუ არა კოკა-კოლა ნაცისტურ გერმანიას და ლგბტ დროშას? - mythdetector.ge

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo