35.4 C
São Paulo
domingo, setembro 24, 2023

Bebê com o coração à mostra pede sua ajuda no Facebook

Array
- Publicidade -

Corrente pede ajuda para o bebê que nasceu com o peito aberto e o coração à mostra. A cada compartilhada, ele ganha uma quantia em dinheiro! Será verdade?

A imagem abaixo apareceu no Facebook em julho de 2012. Primeiro, em inglês e depois, em português. De acordo com o texto que a acompanha, o pequenino estaria precisando de ajuda e para cada “curtida” e/ou “compartilhada” ele ganharia um certo valor para o seu tratamento.

Bebê com o peito aberto pede sua ajuda!
Bebê com o peito aberto pede sua ajuda! (O rosto do bebê foi tampado pelo E-farsas para preservar a família! foto: reprodução Facebook)

Será que isso e verdadeiro ou farsa?

A foto é real, mas a corrente é falsa!

Em primeiro lugar, o Facebook não faz esse tipo de campanha. Não adianta repassar, compartilhar ou curtir a imagem.

O neném da foto é inglês, se chama John Peter e nasceu em março de 2011, com um problema raro chamado Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo.

Essa síndrome ocorre em cerca de um em cada cinco mil bebês nascidos vivos e é um dos três defeitos mais comuns que causam problemas em recém-nascidos. Por razões ainda desconhecidas, o lado esquerdo do coração se desenvolve fora do normal ainda antes da criança nascer, no útero da mamãe. “Em bebês com SHCE, o lado esquerdo do coração é subdesenvolvido e não pode bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.” – explica o site Pequenos Corações, especializado em ajudar famílias com crianças com essa doença.

Se o recém-nascido não for tratado adequadamente, apenas 5% ultrapassam o primeiro mês de vida! São necessárias três cirurgias cardíacas antes dos 2 primeiros anos ou um transplante de coração, além de acompanhamento médico constante.

No caso do pequeno John, ele já passou por algumas operações e está bem, obrigado.

O pequeno John depois de passar por uma das cirurgias!
O pequeno John depois de passar por uma das cirurgias! (foto: Reprodução)

- Publicidade -

Os familiares de John criaram um blog para mostrar a recuperação do garoto e as únicas coisas que eles pedem são pensamento positivo e orações para o garoto.

Se você quiser mesmo ajudar uma criança com esse problema, pode entrar em contato com instituições como a Pequenos Corações!

Conclusão

Não adianta ficar compartilhando essas fotos no Facebook. Não há nenhuma campanha que irá ajudar financeiramente o garoto. Ele já foi operado e passa bem. Alguém pegou uma foto do blog do menino sem autorização da família e espalhou o boato no Facebook.

Sites citados

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

    • Qualquer sofrimento de um ser vivo, pode nos comover e deixar-nos com do e pena dos mesmos, seja humano ou animal(e ate vegetal, e triste ver uma planta morrer por falta d’agua ou por maus tratos).
      Os medicos e a familia(e por que nao, a sociedade) ja estao cuidando deste bebe que ja esta bem crescidinho, ele esta tendo cuidados especiais e amor, isso e maravilhoso e nos deixa felizes por saber que ele esta melhor, porem, qual o problema de querer cuidar tambem dos animais que ficam a merce das intemperies da vida e pior, muitas vezes tambem, de pessoas crueis, que acham que tem o direito sobre a vida dos mesmos e tem o prazer de ver um animal sofrer, ate as ultimas? Temos que ter amor no coracao, e muito mais para com os indefesos, que apesar de nao falarem, parecem nos pedir auxilio, so pelo seu olhar e medo, como a gritar por socorro (eles tambem choram e sofrem como um bebe). Cada coisa no seu tempo e dependendo do motivo, tem que se cuidar e se proteger.
      Vi o blog do pequeno e lindo John, muito emocionante a historia e podemos ver como ele e amado e querido por todos, menos por esse que pegou a foto no blog do garoto, sem autorizacao da familia e espalhou o boato no facebook.
      P.S.Desculpa ai, pela minha intromissao, e que eu sou uma das que fica com peninha dos caezinhos, porque gosto dos animais e tambem sou apaixonada por criancas, e no que eu puder fazer, por eles, eu faco. Felicidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui