13.2 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 24, 2021

Cartilha feita em parceria com o E-farsas ensina como reconhecer uma notícia falsa!

- Publicidade -

O físico e ilustrador Newton Gonzales, em parceria com o E-farsas, elaborou uma cartilha ilustrada explicando de forma simples como reconhecer uma fake news!

No final de maio de 2020, o físico e ilustrador do blog Nebulosa Bar, Newton Gonzales, publicou o resultado de um estudo feito por ele, em parceria com o E-farsas, com dados do Nexo Jornal, da agência de Notícias Reuters Brasil e da Afp Checamos de alguns passos que devemos seguir para descobrir se uma notícia compartilhada na web é verdadeira ou falsa.

A cartilha ilustrada pode ser baixada no blog Nebulosa Bar e distribuída à vontade (pra você compartilhar discretamente no grupo da família no WhatsApp) e foi feita com base nos 18 anos de experiência que o E-farsas tem no assunto!

Confira:

Muito obrigado ao amigo Newton Gonzales pelo trabalho. Foi uma honra participar do projeto tão bacana!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

  1. A Cartilha ficou muito boa, só faltou uma coisinha na minha opinião: uma ADVERTÊNCIA/AVISO de que criar, postar, disseminar, compartilhar etc pode ser considerado CRIME dependendo da situação, ter que responder a PROCESSOS JURÍDICOS quem podem resultar em pesadas MULTAS, INDENIZAÇÕES e até PRISÃO! Além de é claro, fechar com “chave de ouro” com aquela famosa e antiga MÁXIMA da Internet e que TODO internauta DEVE/DEVERIA saber: “PENSE ANTES DE POSTAR e, na dúvida, NÃO POSTE/COMPARTILHE!” 😉

  2. A Cartilha ficou muito boa, só faltou uma coisinha na minha opinião: uma ADVERTÊNCIA/AVISO de que criar, postar, disseminar, compartilhar etc pode ser considerado CRIME dependendo da situação, ter que responder a PROCESSOS JURÍDICOS quem podem resultar em pesadas MULTAS, INDENIZAÇÕES e até PRISÃO! Além de é claro, fechar com “chave de ouro” com aquela famosa e antiga MÁXIMA da Internet e que TODO internauta DEVE/DEVERIA saber: “PENSE ANTES DE POSTAR e, na dúvida, NÃO POSTE/COMPARTILHE!” 😉

  3. A primeira coisa que presto atenção para ligar o “detector de Fake News” é o uso de maiúsculas em todo o texto. Não sei explicar, mas os criadores de Fake News adoram gritar…

  4. A primeira coisa que presto atenção para ligar o “detector de Fake News” é o uso de maiúsculas em todo o texto. Não sei explicar, mas os criadores de Fake News adoram gritar…

  5. Ficou boa a cartilha mas por causa do fundo branco da cartilha e do site, eu tive a ilusão que só existiam as imagens 1 e 2 no site… até salvar no pc e perceber que eram quatro imagens.

  6. Ficou boa a cartilha mas por causa do fundo branco da cartilha e do site, eu tive a ilusão que só existiam as imagens 1 e 2 no site… até salvar no pc e perceber que eram quatro imagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui