20.4 C
São Paulo
quarta-feira, abril 21, 2021

Deputada do PT quer instalar Wi-Fi em presídios?

- Publicidade -

Será verdadeira a notícia afirmando que uma deputada chamada Fátima Bezerra teria criado um Projeto de Lei obrigando a instalação de internet Wi-Fi nos presídios brasileiros?

A notícia apareceu nas redes sociais na segunda semana de junho de 2016 e denuncia o que parece ser uma invenção de algum político desocupado: Um Projeto de Lei obrigando a instalação de sinal Wi-Fi em todas as prisões e penitenciárias do país!

O projeto seria da deputada federal do PT, Fátima Bezerra, e a pauta polêmica já estaria tramitando na Câmara dos Deputados.

A ideia por trás da Lei é a de colocar os presos em participação direta com o mundo de forma que eles possam desenvolver sua cidadania com a finalidade de recuperá-los mais rapidamente.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?

deputada_wifi
Deputada do PT está querendo instalar sinais de Wi-Fi nos presídios brasileiros! Será Verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Todos os sites e blogs que noticiaram o fato citam como fonte um blog conhecido aqui no E-farsas por espalhar notícias falsas: O Blog Brasil Verde Amarelo. A postagem feita no dia 11 de junho de 2016 nesse site já havia alcançado mais de 10 mil compartilhamentos, mas nenhuma fonte que comprovasse essas informações.

Logo de cara, podemos verificar que Fátima Bezerra não é deputada. Na verdade, a política é senadora, como podemos comprovar no site do Senado Federal.

Além disso, ela já desmentiu esse boato em sua página oficial no Facebook no dia 12 de junho. Segundo o que diz a própria senadora, ela nunca propôs nenhuma matéria com teor semelhante!

Deputada do PT está querendo instalar sinais de Wi-Fi nos presídios brasileiros! Será Verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Reprodução/Facebook

Conclusão

Fátima Bezerra não enviou nenhum Projeto de Lei propondo a instalação de sinal de Wi-Fi em presídios brasileiros! Esse boato surgiu em uma página especializada em inventar notícias falsas e logo se espalhou pela web!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

  1. […] O primeiro site a publicar essa notícia foi o Brasil Verde e Amarelo, que não cita nenhuma fonte e não apresenta prova alguma do que está afirmando. Esse site já é conhecido aqui no E-farsas por publicar inúmeras notícias falsas como, por exemplo, aquela dizendo que uma deputada do PT iria mandar instalar sinal de wi-fi nos presídios. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui