Connect with us

E-farsas

É verdade que o Gasparzinho é o fantasma do Riquinho Rico? 

Cinema / TV

É verdade que o Gasparzinho é o fantasma do Riquinho Rico? 

Imagens compartilhadas nas redes sociais afirmam que o personagem Gasparzinho é o espírito do Riquinho! Será que isso é verdade?

Não é de hoje que essa alegação aparece na web: há anos a afirmação de que os dois personagens de desenho animado Gasparzinho e Riquinho são a “mesma pessoa” é espalhada através das redes sociais.

Segundo o que espalharam por aí, Riquinho Rico teria sido morto por seus próprios pais por causa de um enorme valor em seguro de vida, surgindo então o Gasparzinho, “O Fantasma Camarada”, que passou a vagar em busca de amigos em suas aventuras!

Será que essa é a verdadeira história do Gasparzinho?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “E você, inocente, que passou sua infância inteira sem saber que Gasparzinho é o fantasma do Riquinho…” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Gasparzinho e Riquinho são personagens fictícios que possuem grandes semelhanças entre si. Seus traços são bem parecidos, mas não são a mesma figura e, apesar de protagonizarem juntos em alguns quadrinhos (como veremos a seguir), cada um tem origem distinta.  

O garoto milionário Riquinho Rico (ou Richie Rich, no original em inglês) foi criado em setembro de 1953, pela dupla de ilustradores Alfred Harvey e Warren Kremer para a editora Harvey Comics. 

Já o Gasparzinho foi criado em 1939 (14 anos antes do seu colega humano rico) por Seymour Reit e Joe Oriolo, para um livro infantil. Em 1952, o personagem entrou para o elenco das revistinhas em quadrinhos da Harvey Comics. No entanto, foi somente em 1958 que a editora adquiriu os direitos do fantasminha camarada!

Em 1945, Gasparzinho ganhou seu primeiro desenho animado enquanto que o Riquinho Rico só foi estrear na TV em 1980.

Mesmo cada um deles tendo “nascido” de mãos diferentes e tendo origens distintas, a editora os juntou em algumas aventuras nos quadrinhos, como essa edição de número 106 (de 1971), onde ambos aparecem na mesma capa:

(foto: Reprodução/Twitter)

E essa outra aventura, de 1974:

(foto: Reprodução/Twitter)

No site My Comic Shop, especializado na comercialização de revistas em quadrinhos antigas, podemos encontrar vários títulos em que o Gasparzinho e o Riquinho participam de histórias juntos. Caso um fosse o espírito do outro, certamente não iriam contracenar lado a lado em nenhuma historinha!

Origem

Não encontramos a origem desse boato, mas é certo que o desenho animado Os Simpsons tenha popularizado a crença de que o Gasparzinho seja o fantasma do Riquinho. No episódio “Três Homens e Um Gibi” de os Simpsons, que foi ao ar nos Estados Unidos em maio de 1991, os personagens Lisa e Bart comparam as capas de algumas revistas em quadrinhos e notam que o Gasparzinho é muito parecido com o Riquinho. Eles comentam entre si que o Gasparzinho pode ser o fantasma do Riquinho:     

Em março de 2018, o escritor Charles Pulliam ressuscitou a teoria do fantasma do Riquinho, publicando em seu perfil no Twitter uma colagem com os dois personagens, lado a lado, e levantando a possibilidade dos pais do menino o terem matado para por causa do seguro de vida:

Na adaptação para o cinema, em 1995, o Gasparzinho revela que morreu de pneumonia, após passar o dia todo brincando na neve no trenó que havia ganhado de seu pai. O personagem também ganhou um sobrenome para o filme, passando a se chamar Casper McFadden!

Boato nacional

Aqui no Brasil, rumor semelhante foi espalhado com personagens famosos do quadrinho nacional! Em janeiro de 2018, desmentimos aqui no E-farsas a história que afirmava que os personagens da Turma do Penadinho, dos gibis de Mauricio de Sousa, seriam os mesmos da Turma da Mônica depois de mortos!

Conclusão

Não há nenhuma prova de que o personagem Gasparzinho foi criado como o fantasma do Riquinho Rico, que teria sido morto pelos próprios pais para receberem o dinheiro do seguro de vida!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Cinema / TV

To Top