Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Essas fotos de corujas coloridas são verdadeiras ou falsas?

Animais

Essas fotos de corujas coloridas são verdadeiras ou falsas?

Essas fotos de corujas coloridas são verdadeiras ou falsas?

Sequência de fotos mostrando lindas corujas coloridas se espalhou através do Facebook e do WhatsApp, mas será que elas são reais ou montagens?

Em maio de 2018, um vídeo mostrando uma sequência de fotos se espalhou através do Facebook e ganhou força em compartilhamentos também nos grupos do WhatsApp três meses depois. No vídeo de poucos segundos de duração, que já teve milhares de visualizações, podemos ver uma sequência de fotos mostrando corujas coloridas, que teriam sido encontradas nas natureza!

Será que essas imagens são reais? Descubra aqui no E-farsas:

https://www.facebook.com/BestStoriesTime/videos/587615384972241/

 

Verdade ou montagem?

A primeira foto é falsa! Trata-se de uma montagem feita em cima da fotografia que veremos a seguir. A fotografia original surgiu na web em 2010 e alguém teve o trabalho de inverter a imagem e colorir a foto:

 

A segunda imagem do slide é real! Trata-se de um corujão-orelhudo. Pesando mais de 1 quilo, essa é a maior coruja do continente americano:

A foto da terceira coruja que aparece no vídeo circula há anos pela web e não descobrimos nenhuma outra versão dela sem esses olhos azuis. Tudo indica que, apesar dela surgir um um blog humorístico, ela seja real:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Procurando pela quarta fotografia, encontramos a imagem original no site The Owl Pages, em uma publicação de 2008. A foto é de uma Coruja Pigmeu da Guatemala e foi tirada por Knut Eisermann. Mais uma vez, alguém adulterou uma imagem de coruja, invertendo e colorindo a foto:

Passando para a quinta imagem, temos uma linda Coruja-das-Torres, só que com um “pequeno” detalhe: Ela é uma ilustração! O desenho foi feito pelo talentosíssimo ilustrador Ben Heine, e suas criações estão à venda em um site de e-commerce:

(Reprodução/Ben Heine)

Chegamos à sexta coruja da sequência que se espalhou pelo Facebook. Uma linda coruja avermelhada, mas que não existe! A foto é uma montagem feita sobre a fotografia real de uma Otus megalotis, tirada por Brian Santos, nas Filipinas, em 2009:

Finalmente, a última imagem é de uma coruja real!

Conclusão

A sequência de fotos de corujas coloridas é uma mistura de fotos reais com montagens!

Continue lendo
5 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo