Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto comprova que o ministro Alexandre de Moraes foi advogado do PCC! Será verdade?

Conspirações

Foto comprova que o ministro Alexandre de Moraes foi advogado do PCC! Será verdade?

Foto comprova que o ministro Alexandre de Moraes foi advogado do PCC! Será verdade?

Foto de uma rebelião ocorrida em presídio mostra os presos da facção PCC solicitando o então advogado Alexandre de Moraes! Será verdade?

A imagem não é nova! Circula desde 2018 nas redes sociais, mas voltou a ser compartilhada em grupos do WhatsApp no final de maio de 2020. Nela podemos ver um grupo de presos, em cima de um telhado, solicitando a posse de Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal. De acordo com o texto que acompanha a foto, o caso teria ocorrido em 2006, durante uma rebelião envolvendo presos da facção criminosa Primeiro Comando da Capital!

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto que acompanha a imagem: “Pra quem acha que é tudo fake news, relembrar é viver. ocorreu no salve geral do PCC em 2006. Seria cômico se não fosse trágico!!!” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Através de uma busca reversa de imagens, o TinEye nos mostra que essa foto é falsa! Ela é uma adulteração digital feita em cima de uma fotografia feita pelo fotógrafo Alex Silva, em 2006, a serviço do Estadão.

Como você pode comparar abaixo com a montagem, na foto original está escrito “Contra a opressão no local:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A foto original foi tirada na Rebelião na Penitenciária de Junqueirópolis (SP), no dia 14 de maio de 2006, em um motim iniciado na parte da manhã durante a visita dos familiares dos presos!

O ministro Alexandre de Moraes foi advogado do PCC?

Não é de hoje que publicações online ligam o ministro do Supremo Tribunal Federal ao PCC. Encontramos afirmações a respeito a partir de 2015, quando o então advogado assumiu como secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo. Na ocasião, vários sites constataram que Moraes havia atuado entre 2010 e 2014 em um escritório de advocacia que havia defendido a cooperativa de transportes Transcooper (em processos da área civil). A empresa de transportes foi investigada por possíveis ligações com a facção criminosa PCC.

Em nota, o ministro afirmou que não houve prestação de serviços advocatícios às pessoas citadas em possível envolvimento com o crime organizado. O contrato, segundo nota de Alexandre de Moraes, era de prestação de serviço para a pessoa jurídica da cooperativa.

Em junho de 2019, a Justiça condenou duas pessoas a pagar uma indenização de R$ 5 mil ao ministro Alexandre de Moraes após reportagem em que o ministro foi indevidamente associado como advogado da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). 

Conclusão

A imagem que associa o ministro do STF Alexandre de Moraes ao PCC é falsa!

Continue lendo
47 Comentários

47 Comments

  1. Maria

    29 de maio de 2020 em 14:36

    KKKKKKKKKKK! 😀 Os pais dos moleques donos do site que espalhou essa Fake News contra Alexandre de Moraes pagaram uma INDENIZAÇÃO de R$ 5.000,00 (achei pouco). É, os pais precisam FICAR DE OLHO nos filhos, conscientizá-los, orientá-los, educá-los e serem mais RESPONSÁVEIS no uso da Internet. Em tempo, não custa relembrar: criar, postar, compartilhar etc Fake News pode dar em PROCESSOS JURÍDICOS, ter que pagar PESADAS INDENIZAÇÕES e, dependendo, até PRISÃO! Fora despesas com advogados, taxas, sucumbências, tempo, dores de cabeça etc. Portanto: “PENSE ANTES DE POSTAR e, na dúvida, NÃO POSTE/COMPARTILHE!” 😉

    https://www.conjur.com.br/dl/alexandre-moraes-indenizado-sido.pdf

  2. SERGIO DINIS OLAVO

    29 de maio de 2020 em 16:40

    O fato dele haver sido advogado do PCC , não se firma nesta foto . Acontece que ele era advogado de membros de uma empresa de micoonibus ( FENIX) , acusados de lavagem de dinheiro para o crime organizado, usando tal empresa como fachada . Sendo uma cooperativa ( hoje mudou de nome ) tinha, vários proprietários de microonibus que faziam parte de uma facção criminosa bem conhecida no Brasil . Tanto que em um flagrante dado em uma reunião de criminosos, lá nesta empresa, o advogado encarregado pela defesa era Alexandre de Moraes . Mostrem agora que o que eu escrevi é uma e-farsa . Ele é sim advogado do crime organizado .

    • Gilmar Lopes

      30 de maio de 2020 em 8:52

      Acho que escrevi isso no artigo! O escritório onde o então advogado Alexandre de Moraes trabalhava defendeu uma empresa de transporte que tinha funcionários suspeitos de envolvimento com o tráfico! Procurei sobre o flagrante citado por você e não encontrei. Se achar o link manda pra gente.

    • Maria

      30 de maio de 2020 em 13:49

      @SERGIO DINIS OLAVO , quando não se acha NADA ou somente SUSPEITAS (links abaixo), o ÔNUS DA PROVA é primariamente e principalmente de quem acusa, denuncia, alega etc, ou seja, é VOCÊ, que é o interessado, quem tem provar que é verdade suas alegações de que o Alexandre de Moraes é/era advogado do PCC e/ou de criminosos associados e não o e-Farsas ou qualquer outra Agência de Fact-Checking de modo obrigatório. Veja bem, não estou dizendo que o que você está alegando é mentira, MAS, na falta, ausência, insuficiência de PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS é melhor não fazer acusações, sob o risco da vítima, réu, acusado etc REAGIR e querer PROCESSÁ-LO JUDICIALMENTE, lembrando-se de que ele NÃO É OBRIGADO a produzir provas contra ele mesmo. 😉

      https://veja.abril.com.br/politica/relembre-dez-controversias-envolvendo-moraes-indicado-ao-stf/

      https://veja.abril.com.br/politica/secretario-da-seguranca-defende-cooperativa-de-van-ligada-ao-pcc/

      • Gilmar Lopes

        30 de maio de 2020 em 19:35

        Até ouso dizer que mesmo que fosse verdade (que o ministro Alexandre de Moraes tivesse trabalhado para criminosos do PCC), a profissão de advogado tem dessas coisas. Às vezes, o profissional tem que defender um assassino, por exemplo. Uma vez tive uma conversa informal com um amigo advogado e questionei justamente isso: Como um advogado tem coragem de defender um assassino?
        Ele me respondeu que não cabe ao advogado julgar seus clientes. Isso é papel do juiz! Se aceitar trabalhar praquele réu, o advogado tem o dever de cuidar para que os direitos de seu cliente sejam garantidos, além de trabalhar para – no mínimo – conseguir diminuir a pena!
        Em resumo, quem escolhe essa área para atuar (área criminal) entende que está ali defendendo os direitos de seu cliente, e não o do crime pelo qual cometeu ou está sendo acusado.
        Esse artigo explica bem esse assunto: https://pedrobarata3152.jusbrasil.com.br/artigos/165192949/o-papel-do-advogado-criminalista-na-sociedade

        • Maria

          30 de maio de 2020 em 21:23

          @Gilmar Lopes , infelizmente Gilmar, a profissão de advogado (Juízes também) muitas vezes é INGRATA e está cheio de discriminações, preconceitos e esteriótipos. O pessoal não entende que, uma vez aceito o caso, é DEVER do advogado defender seu cliente (criminoso ou não) da melhor forma que ele puder e dentro da lei. Dizem até que advogado é “sinônimo” de “mentiroso” ou “criminoso”. Inclusive, isso é retratado em diversos filmes e séries como: Advogado do Diabo (1997), O Mentiroso (1997), Demolidor – O Homem sem Medo (2003) e por aí vai, exemplos não faltam. 😐

  3. SERGIO DINIS OLAVO

    29 de maio de 2020 em 16:49

    Ai, quando voce vai resgatar a noticia, da de cara com comunicado nada convencional como este ; Access Denied
    You don’t have permission to access “http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,carta-liga-lideres-do-pcc-ao-controle-de-lotacoes-nas-zonas-leste-e-sul-de-sp,1604098” on this server.
    Reference #18.6694dc17.1590781604.1d23ffa7

  4. José Muino

    29 de maio de 2020 em 18:46

    Toda mentira esconde muito da verdade quando sequer defender o indefensável. O Brasil está nas mãos de corruptos que não querem o Brasil governado!

    • Fernando

      30 de maio de 2020 em 12:51

      Isso que você disse é confirmado pelas ações do legislativo e judiciário, não contra o governo, mas contra o país. Os números mostram isso, mas não interessa ao sistema reconhecer.Esse quadro autoriza todo tipo de conclusão contra agentes públicos que participam desse boicote.

    • Maria

      30 de maio de 2020 em 13:55

      @José Muino , deve ser por isso que há muitos internautas que vem até aqui no e-Farsas dizerem coisas do tipo: “Olha, não é verdade, é Fake, é mentira etc, MAS…, blablablá, bzzbzzbzz, tititi… 😛 😛 😛 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  5. Alexandre Mendes

    30 de maio de 2020 em 1:37

    Pera ai? Bandidos de facção pedindo paz, justiça e liberdade? era pra pegar um dos helicopteros de combate da FAB e larga o aço neles. sem dó nem piedade

  6. Roberto Vianna

    30 de maio de 2020 em 11:19

    Um togado é ex advogado do PCC, o outro só foi advogado do PT , colocado na AGU e lá virou ministro e assim caiu no STF pra proteger os interesses da cambada esquerdista …. um STF que gasta horrores e se “deu” aumento pra trabalhar em home office … passou da hora de fechar aquele rendez vous !

    • Gilmar Lopes

      30 de maio de 2020 em 19:38

      Roberto, você leu o nosso artigo?

  7. Joaldo Silva

    31 de maio de 2020 em 13:28

    Todos sabemos da incapacidade de quase todos os ministros do STF, de suas arbitrariedades e completa parcialidade nas suas decisões, todavia, noticias falsas devem ser repudiadas por toda sociedade e seus autores devem ser severamente punidos. Porém, não se pode repudiar e punir apenas a quem constrói, adultera e disseminas falsava noticias contra o STF ou contra a algumas pessoas, mas a todos que os praticam contra quem quer que seja.

  8. Corongão

    31 de maio de 2020 em 13:59

    Se você quiser provar qualquer coisa para esse gado, basta saber usar algum editor de imagens.

    • Bildemar Melo

      3 de junho de 2020 em 0:02

      Para provar qualquer coisa para os porcos e pombos, não é preciso nada. Eles acreditam em tudo. Inclusive até mesmo que o larápio pixuleco é a “viva alma mais honesta do Brasil”. Pior, impossível! kkkk

      • ahhh

        20 de junho de 2020 em 23:03

        KKKKK JUMENTOS ENCANTADOS PELO “ENCANTADOR DE JUMENTOS” O LULADRÃO DE 9 DEDOS

  9. Bildemar Melo

    2 de junho de 2020 em 23:59

    Falou mal da esquerda, daqueles postos por ela lá, falou mal de quem defende bandidos, falou mal dos bandidos e alegou que bandido bom, é bandido morto, fodeu! Pronto! Pisou no calo do Gilmar(baba ovo do mal) e da Maria, baba ovo do Gilmar. Ah, Maria, uma observação – É dever do Advogado defender um cliente, mas ele pode abandonar o caso, caso lhe convenha. Então, defende bandido quem quer!

  10. Sepol Ramlig Obmop

    3 de junho de 2020 em 0:21

    Faz isso não, pois assim você ofende o Gilmar, a Maria e o resto dos pombos daqui! rsrs Todo bandido, independente do(ou dos crimes) crime que tenham cometido, incluindo crime hediondo, merece o respeito dessa gente e a total oportunidade de recuperação e pronto retorno ao convívio social, além, claro, de proteção para que sua integridade física não seja molestada. rsrs

    • Gilmar Lopes

      3 de junho de 2020 em 8:07

      Não sei se isso foi irônico ou não, mas tá na Constituição!

      • Marques

        3 de junho de 2020 em 8:37

        Acho que esse Gilmar deveria ser imparcial ao fazer seus comentários, e tirar suas conclusões, da mesma forma como quando comenta sobre Fakes que vão ao encontro de sua ideologia que, claramente, é de esquerda, o cara é parcial, irônico e um mal formador de opinião, jornalismo deveria ser totalmente imparcial e deixar para o leitor pensar e tirar suas próprias conclusões… Eu penso e procuro me informar, não vou por ideologias e nem pensamentos alheios… O povo não é mais bobo, já foi o tempo em que acreditavam em tudo que as TVs e Jornais publicavam… Tenho visto mais fakes nos meios oficiais, que deveriam apenas passar informações sem distorções, do que em redes sociais…

        • Gilmar Lopes

          3 de junho de 2020 em 8:47

          Dá licença que O SITE É MEU e, mesmo que não fosse, tenho o mesmo direito de comentar que você ou qualquer outro leitor! Não gostou, cria seu próprio site e me bloqueie lá!
          Sempre tento ser polido e cordial aqui nas minhas respostas, mas tem gente que não aceita ser contrariado, né?
          Encontre algum erro nas nossas pesquisas que teremos o maior prazer em arrumar, mas aqui nos comentários tenho liberdade para dizer o que penso!

          • Marques

            3 de junho de 2020 em 10:39

            Sabe que você tem razão…??? O site é seu e vc pode escrever a abobrinha que quiser e ninguém é obrigado a ler suas materias, mas tô saindo pois não sou gado pra ficar vendo um cara escrever o que quer e como quer, achando que somos obrigados a aceitar suas conclusões pessoais como sendo verdades absolutas; continue com seu ideologismo barato e parcial…!!!

          • Gilmar Lopes

            3 de junho de 2020 em 10:45

            Abração!

        • Almoes Alciso

          3 de junho de 2020 em 17:25

          Simplesmente, Gilmar não consegue “segurar a onda”! Como disseram aí em cima, basta falar mal da esquerda, ou postar alguma menção a isso, por mínima que seja, que o carinha sobe nos tamancos(ele e os discípulos dele) e se coça todo de raiva. Tudo bem que o site pertence a ele e, logicamente, mesmo com descabida desculpa por isso ele faz, fala e escreve o que quiser. E não deveria ser assim! Poderia ter o mínimo de perspicácia para não tomar partido e muito menos, tornar pública sua predileção pelo que comprovadamente arrasou com a Nação e transformou isso aqui no paraíso para a bandidagem, o que além disso, prova sua satisfação pela atual Constituição – “tá ródia, má tá bão!. Quanto pior, melhor – pelo menos ele tem uns poucos subterfúgios na manga como argumento para tentar provar o contrário e até consegue em alguns poucos casos. Triste!

          • Gilmar Lopes

            3 de junho de 2020 em 20:01

            O que eu disse é que aqui nos comentarios posso me expressar como quiser. Agora, nos artigos tenho a obrigação de ser o mais imparcial possível! Se você achar alguma coisa errada nas nossas pesquisas nos avise que faremos correções sem problemas.

          • Maria

            6 de junho de 2020 em 4:59

            @Almoes Alciso , NÃO SERIA CRIME E NEM REPROVÁVEL se ele fosse eleitor e/ou simpatizante (NÃO FANÁTICO) da Esquerda, Centro, Direita, anarquista, apartidário ou da Aliança Galáctica Alienígena. Todo mundo tem esse direito. O que ele NÃO PODE é construir, confeccionar, conduzir etc a MATÉRIA PRINCIPAL de acordo com sua convicções, ideologias, crenças, achismos, opiniões etc pessoais. Agora, nos COMENTÁRIOS ele é LIVRE para expressar o que quiser, se quiser, como quiser, se achar conveniente etc. 😉

        • Maria

          6 de junho de 2020 em 4:46

          @Marques , e quais são as suas “Fontes de Informação”? 😐 Sites e Blogs FAJUTOS ENVIESADOS? Redes Sociais e ZapZaps da vida? Vozes do Além? 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Maria

      4 de junho de 2020 em 18:55

      @Sepol Ramlig Obmop , não é “respeito” no sentido de “admiração” ou “pena” do meliante e/ou suspeito. É DIREITO DE AMPLA DEFESA, CONTESTAÇÃO, RECURSOS, EMBARGOS etc garantida pela Constituição Brasileira e Justiça, quer você queira ou não. 😉

  11. Flavio

    23 de junho de 2020 em 19:17

    Flavio 0 Tenho uma amiga advogada que foi chamada para trabalhar em escritório e aceitou obviamente, e começou a trabalhar e ficou só durante tres meses e percebeu que era muito estranho o escritório, e ai resolveu desistir. Só que passaram-se 6 meses a policia foi de madrugada na casa de seus pais 5 horas da manhã arrembataram a porta e entraram. Só que minha amiga casou-se com um rapaz do Rio e não acharam ela no momento. Após 7 meses que ela não se apresentou e foi denunciada pois estavam pagando recompensa e ela foi presa e não tinham prova nada do que a denunciavam e ficou 7 meses presa pois não havia provas. Ai a pergunt: Que lei protege o advogado para atuar em ação de bandido. Nenhuma.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo