20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Fotos mostram a colisão entre dois aviões em pleno ar!

- Publicidade -

Sequencia de fotos mostram o exato momento em que dois aviões quase se chocam em pleno ar! Será verdade?

Na semana passada começamos a receber uma quantidade enorme de e-mails nos questionando sobre essa foto acima. Segundo contam os textos que a acompanha, os aviões chegaram a se tocar em pleno ar e um esperto e ágil fotógrafo conseguiu congelar o exato instante com sua câmera fotográfica.

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Fotos mostram a colisão entre 2 aviões em pleno ar! Verdadeiro ou falso?
Fotos mostram a colisão entre 2 aviões em pleno ar! Verdadeiro ou falso?

 

Depois de algumas pesquisas e consultas com especialistas e fotógrafos descobrimos que a imagem é REAL! Isso mesmo… é real.

A cena aconteceu de verdade no dia 28 de janeiro de 2006 – às 3:00hs da madruga com os aviões da Japan Airlines e da DHL Global Delivery Service. E essa cena acontece todos os dias nos céus próximos aos aeroportos do mundo todo. Mas os aviões não chegam a se tocar! Na verdade, por uma medida de segurança, os aviões têm de suas distâncias rigorosamente controladas de maneira que eles fiquem distantes milhares de metros uns dos outros.

Segundo a empresa área DHL, os dois aviões pousaram no aeroporto de Heathrow sãos e salvos.

O cara que fez as imagens disse ao jornal Sunday Mirror que começou a fotografar os aviões depois de tê-los visto “em rota de colisão”.

Quem matou a charada da fotografia foi um porta-voz da DHL. O executivo afirmou que as imagens fotográficas podem ser “incrivelmente enganosas”. Ele afirmou ainda que não há a menor possibilidade de que um dos aviões tivesse saído de sua rota, o que significa que eles estavam separados por uma distância de pelo menos 4 km.

- Publicidade -

Abaixo veja mais algumas fotos dos aviões:

Colisão entre 2 aviões! Ilusão de ótica!

Colisão entre 2 aviões! Ilusão de ótica!

Colisão entre 2 aviões! Ilusão de ótica!
Colisão entre 2 aviões! Ilusão de ótica!

Por que na foto parece que os aviões estão tão perto?

Esse efeito é pura ilusão de ótica! Fotografar grandes objetos, no ar e sem nenhuma referencia (como montanhas, por exemplo) podem nos pregar algumas peças. Um exemplo fácil é a lua: quando é lua cheia e a vemos saindo detrás de uma montanha, temos a impressão de que ela é enorme, porém, quando essa mesma lua fica posicionada mais ao alto no céu, perdemos as montanhas que serviam de referencia e ela fica bem pequeninha!

Assim acontece com os aviões: não temos nenhuma referencia no céu a não ser os dois aviões. Também não temos como saber a que distância um está do outro e nem sabemos qual o tamanho de cada avião.

Além de tudo isso, um outro “truque” pode ser feito na hora de se bater a fotografia: dependendo da lente usada na máquina, pode-se obter vários efeitos.

Veja esses exemplos abaixo:

Foto tirada com lentes de 17mm
Foto tirada com lentes de 17mm

Foto tirada usando lentes de 35mm
Foto tirada usando lentes de 35mm

Foto tirada usando lentes de 50mm
Foto tirada usando lentes de 50mm

Foto tirada usando lentes de 100mm
Foto tirada usando lentes de 100mm

As quatro fotos a seguir foram tiradas no mesmo lugar e na mesma hora, a única diferença foram as lentes que foram

usadas: na primeira foto, foi usada uma lente de 17 milímetros enquanto que a última foto foi feita com uma lente de 100mm.

Note que a torre aparentou estar muito mais perto na última foto do que na primeira.

Fizemos um vídeo com o resumo dessa pesquisa, dá uma olhada aí embaixo:

Conclusão

A foto é real, mas é uma ilusão de ótica.

Sites pesquisados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui