Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Imagens de satélite mostram o dramático derretimento do gelo na Groenlândia?

Falso

Imagens de satélite mostram o dramático derretimento do gelo na Groenlândia?

Imagens de satélite mostram o dramático derretimento do gelo na Groenlândia?

No início de dezembro de 2019, uma determinada conta no Twitter começou a disseminar um comparativo envolvendo supostas imagens de satélite da Groenlândia. A conta pertence a uma celebridade norte-americana, alegadamente jornalista e que atualmente dirige a própria firma dedicada a relações públicas, chamada Sharika Soal. Já o comparativo mostrava o suposto e dramático derretimento do gelo, na Groenlândia, entre as estações do verão e do inverno, ou seja, em menos de um ano.

Confira abaixo o tuíte:

Tuíte da usuária Sharika Soal.

Entretanto, será que esse comparativo é mesmo verdadeiro? A Groenlândia está derretendo de forma tão dramática quanto apresentado nas imagens? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! As imagens não passam de frames de uma animação 3D chamada “Greenland Ice Cap Melting Global Warming“. O material foi produzido por um estúdio chamado “CG4TV”, que trabalha há mais de duas décadas nesse segmento. Segundo Janne Ahlberg, responsável pelo perfil @hoaxeye, no Twitter, a animação teria sido produzida por volta de 2010.

Na descrição da animação não consta que as imagens, geradas por computador, são baseadas em fotos ou dados reais, e nem mesmo é informado qualquer período de tempo. Na verdade, a intenção da animação 3D foi apenas vislumbrar o destino que a Groenlândia terá devido ao aquecimento global. Portanto, tratava-se tão somente de uma espécie de previsão, que poderá ou não se concretizar. Infelizmente, no entanto, a perspectiva continua sendo caótica.

Confira o vídeo abaixo:

Qual o Estado Atual de Derretimento do Gelo da Groenlândia?

Qualquer pessoa pode conferir o fluxo de derretimento do gelo da Groenlândia, principalmente durante o verão, no Hemisfério Norte, através do site do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo (NSIDC), que por sua vez trata-se de um centro de informação norte-americano, que apoia a investigação polar e criosférica.

O NSIDC arquiva e distribui informação digital e analógica sobre neve e gelo e mantém também dados sobre cobertura de neve, avalanchas, glaciares, mantos de gelo, gelo de água-doce, gelo marinho, gelo sobre terra, pergelissolo, gelo atmosférico, paleo-glaciologia e amostras de gelo.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Por exemplo, o derretimento do gelo em 2019, principalmente durante o verão, foi bem superior a média registrada entre os anos de 1981 e 2010:

Imagens mostrando o derretimento de gelo na Groenlândia no dia 17 de novembro de 2019 (à esquerda) e a quantidade de dias em que o gelo derreteu no período entre 1º de janeiro e 17 de novembro de 2019.

O derretimento do gelo em 2019, principalmente durante o verão, foi bem superior a média registrada entre os anos de 1981 e 2010.

Entretanto, notem como a cobertura do gelo da Groenlândia, durante o verão de 2019, foi visualmente muito diferente daquela que vimos na animação anterior:

Conclusão

Falso! As imagens não passam de frames de uma animação 3D chamada “Greenland Ice Cap Melting Global Warming“, ou seja, trata-se tão somente de computação gráfica! O vídeo não reflete a realidade atual ou anterior da cobertura de gelo da Groenlândia entre o verão e inverno no Hemisfério Norte.

De acordo com o site “CG4TV”, a intenção da animação 3D foi apenas vislumbrar o destino que a Groenlândia terá devido ao aquecimento global. Assim sendo, estamos diante de uma espécie de previsão, que pode ou não vir a acontecer. De qualquer forma, esse artigo não pode e nem deve servir como pretexto ou base negacionista do chamado aquecimento global, visto que este não é o foco do material aqui apresentado.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

13 Comentários

13 Comments

  1. José junior

    5 de dezembro de 2019 em 21:01

    Parabéns! Pode não parecer mas todos do E-Farsas no futuro serão lembrados como ídolos da verdade. abçss a toda equipe e em especial Marcos Faustino.

    • Marco Faustino

      6 de dezembro de 2019 em 18:47

      Agradeço pelo reconhecimento, José! Fico feliz que esteja acompanhando o nosso trabalho! 😀

  2. Adyr Sebastião Ferreira

    6 de dezembro de 2019 em 8:00

    Oportuno e excelente esclarecimento do vídeo sobre o degelo na Groenlândia, que não mostra a realidade atual, e sim que pode (ou não) acontecer. Como sempre a pesquisa da equipe de Marcos Faustino é contundente e exata, pois, segundo melhores pesquisas estamos nas imediações, ainda futuras, de um esfriamento global (processo longo e paulatino), mas que também é aleatório.

  3. Pedro Lucio Ribeiro

    6 de dezembro de 2019 em 10:00

    Não acredito que o Aquecimento Global é causado por ação humana. Tampouco, que a Terra é plana. Cientistas do IPCC são políticos. Outros, que estudam Geologia, Astronomia, Glaciologia, por exemplo, alertam para a influência dos raios do Sol e dos raios cósmicos na temperatura terrestre. O mais incrível é o estudo da “mudança dos polos da Terra”. Então, é só “dar um Google” e perguntar para o Gilmar se é “verdadeiro ou falso”, Fato ou Fake… :-))

    • Doutor Nozelo

      6 de dezembro de 2019 em 10:30

      Não acredito que (…)
      Crenças são irrelevantes.

  4. ONGS BOTAFOGO

    6 de dezembro de 2019 em 10:32

    A foto pode ser falsa, mas esse calor que estamos vivendo em 2019 no brasil é sem dúvida o reflexo dessa ideologia da ditadura petista que durou 16 anos nesse país. Venderam todas as riquezas naturais do país para comprar triplex e erva pros maconheiros não conseguirem pensar direito e defenderem esse merda, e só recebemos dejetos dos outros países, destruindo o ecossistema e resultando nas queimadas absurdas desse ano, que já foram COMPROVADAS terem sido feitas por ongs petistas. Uma vergonha esse país. Em breve brasil estará igual a foto da “suposta” groenlândia, com a exceção que não dará pra ver nada por conta da fumaça exalada pela “verdinha” desses pão com mortadela.

    • Jaime

      6 de dezembro de 2019 em 15:43

      Fontes?

      • Listador de fontes

        7 de dezembro de 2019 em 8:30

        Arial, 12.
        Vozes da Cabeça.
        Zapzap da Tia.
        Bellagio, Trevi e Tivoli.

    • Muuu

      6 de dezembro de 2019 em 15:55

      Mimimi, chora mais, gadominion.

    • ZapZap

      6 de dezembro de 2019 em 15:56

      “que já foram COMPROVADAS terem sido feitas por ongs petistas.”
      Fonte: EU

    • Victor Henrique Gonçalves

      7 de dezembro de 2019 em 21:00

      Muuuuuuuu!

    • Wagner

      8 de dezembro de 2019 em 8:26

      Interessante que até o degelo da Groenlândia termina no triplex do Lula 😂

    • Alexandre

      19 de dezembro de 2019 em 7:26

      As queimadas são na verdade milhões de becks queimando e o calor é fruto de tanta erva em brasa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo