Uma quadrilha fortemente armada sitiou o centro da cidade, fez reféns, e arrombou caixas eletrônicos de uma agência bancária.
Somente um usuário no Twitter divulgou uma série de imagens alegando se tratar da ação de criminosos em Criciúma/SC.
Entretanto, será que elas estão relacionadas ao que aconteceu em Criciúma nesta madrugada? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Fora de Contexto! Nenhuma das imagens que estão na capa deste artigo foram tiradas em Criciúma/SC, tampouco estão relacionadas ao que aconteceu na cidade na madrugada de 1° de dezembro de 2020.
A Origem das Imagens
A seguir, vamos mostrar a origem de cada uma das imagens!
A arma estava acoplada na parte traseira de uma camionete Toyota Hilux SW4, onde estavam os executores do Rafaat.
A foto que mostra uma metralhadora no interior de um carro é referente a um atentado executado por criminosos brasileiros, que matou Jorge Rafaat Toumani, empresário apontado como chefe da maior quadrilha de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, em junho de 2016.
Na verdade, a “foto” é apenas um frame de um vídeo divulgado, na época, pela Polícia Civil. Além disso, os criminosos não estão tirando uma selfie, mas amarrando explosivos no cofre da agência bancária.
Tratava-se de um jovem de 21 anos, morador do município de Apiúna, e suspeito de ser uma das peças fundamentais no assalto. Além disso, na época, o delegado da Polícia Civil de Ascurra, Ronnie Reis Esteves, afirmou que o crime tinha ligação com outro roubo de uma outra agência bancária, em Apiúna, em outubro daquele ano.
A foto de uma mochila cheia de dinheiro está relacionada a prisão de um suspeito de participar do assalto a uma agência bancária da cidade de Apiúna, no Vale do Itajaí/SC, ocorrido em 17 de dezembro de 2019.
A “foto” de reféns na rua está relacionada a ação de bandidos que atacaram agências bancárias em Botucatu/SP na noite de 29 de julho de 2020.
Na verdade, a “foto” é apenas um frame de uma câmera de segurança que registro parte dessa ação criminosa.
Conclusão
Fora de Contexto! Nenhuma das imagens que estão na capa deste artigo foram tiradas em Criciúma/SC, tampouco estão relacionadas ao que aconteceu na cidade na madrugada de 1° de dezembro de 2020.
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.