today-is-a-good-day
17.8 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

O jornal The New York Times publicou na capa as manifestações a favor do Bolsonaro?

- Publicidade -

Imagem compartilhada nas redes sociais mostra capa do jornal norte-americano com a manchete “Brazil Whants To Be Free” e fotos de manifestações no Brasil! Será verdade?

A suposta capa do jornal The New York Times foi compartilhada na primeira semana de maio de 2021, no dia seguinte às manifestações pró e contra o Governo Federal que ocorreram em todo o país!

Na imagem podemos ver o jornal norte-americano com a manchete “Brazil Whants To Be Free” juntamente com fotos de manifestações ocorridas no Brasil. 

O jornal teria dedicado sua primeira página inteira para mostrar como o povo brasileiro estaria manifestando seu apoio ao presidente e desejando liberdade a todo custo.

Será que isso é verdade mesmo?   

Jornal norte-americano teria dedicado sua capa inteira da edição de 1º de maio de 2021 com as manifestações ocorridas no Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Logo de cara, podemos notar que a imagem foi manipulada grosseiramente. A diferença entre os títulos e o corpo das chamadas mostram que tudo não passa de uma pobre fotomontagem:

Perceba no detalhe que o corpo da notícia está embaçado enquanto o título continua legível
Perceba no detalhe que o corpo da notícia está embaçado enquanto o título continua legível

Uma busca no site do jornal New York Time pela edição impressa do dia 1º de maio de 2021 e encontramos a capa real, que não traz nada relacionado às manifestações brasileiras:

Reprodução da capa da edição do dia 1º de maio de 2021 do jornal The New York Times

- Publicidade -

A edição do dia 2 também não trouxe nada a respeito:

Reprodução da capa da edição do dia 02 de maio de 2021 do jornal The New York Times

As fotos usadas na montagem

Além de fazer uma montagem muito amadora, os criadores dessa foto falsa ainda usaram uma foto de outra ocasião. Ao invés de usarem imagens das manifestações ocorridas no dia 1º de maio de 2021, usaram uma foto de um protesto feito em 2016, contra a então presidente Dilma Rousseff.

Já a outra fotografia usada na montagem da capa do jornal, que mostra Bolsonaro segurando a bandeira do Brasil (amarrada a um bambu) é de um evento de março de 2020 a favor do presidente.

Erros na grafia

Pra finalizar, cabe ressaltar alguns errinhos cometidos pelos brilhantes fraudadores de capas de jornais: a forma correta de dizer “Brasil quer ser livre” em inglês é “Brazil wants to be free” e não “Brazil whants to be free”. A palavra “wants” escreve-se sem o “H”.

A frase “Brazil from Bolsonaro” também não está correta, pois o certo seria “Bolsonaro’s Brazil” (ou “Brasil de Bolsonaro” em inglês).

Se essa capa fosse real, os editores do New York Times não iam deixar passar esses erros…

Atualização 04/05/2021

No dia 04 de maio de 2021, o perfil oficial do jornal New York Times se pronunciou a respeito, negando ter publicado a capa que circulou em seu nome:

Conclusão

A capa do jornal The New York Times mostrando as manifestações ocorridas aqui no Brasil em 1º de maio de 2021 é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

  1. O problema não é o The New York Times publicar e sim que a imprensa mainstream canhota daqui resolver esconder o fato de que houve sim grande manifestação de apoio ao atual Presidente. Um sujeito que consegue movimentar milhões de pessoas nas ruas em plena pandemia é porque tem cacife eleitoral respeitável, já o carniça nine fingers mal sai às ruas, pois certamente será chamado de ladrão cachaceiro, quero ver se terá colhões para o corpo a corpo numa eleição a presidente no ano que vem. .

    • Não tenho como provar isso que vou dizer agora, mas acho (só acho) que não tem tanta manifestação contra o presidente porque quem é mais sensato não faz aglomeração. Se tivesse liberado sair nas ruas, acredito que o Bolsonaro já tinha caído!

      • Eu torço para que esse tosco seja defenestrado da presidência, sem que isso abra uma porteira para a quadrilha petista voltar ao poder. Se há uma coisa que político não tem é sensatez, se precisar movimentar o gado, é claro que farão, aliás já fizeram e não estavam nem aí para o isolamento social. O pT só não fez manifestação dessa vez porque passaria a pior vergonha, acabou o dinheiro que pagava aquela militância do pão com mortadela + os trinta e cinco mangos por dia, Gleisi Hoffmann fez um movimento dia 01/05 aqui no PR, apareceram meia dúzia de militontos, daí a diferença para o gado bolsominion, os caras estão indo pras ruas de graça. pT e Bolsonaro nunca mais!

        • Esse messias que o brasileiro espera nunca vai chegar. Infelizmente, política ainda se faz (e se fará por muito tempo) com conchavos e acordos. O político que faz campanha prometendo “fazer uma nova política” está mentindo!

        • Curiosamente o primo do amigo do cunhado do meu irmão ganhou R$ 100,00 e uma coxinha para ir aos “protestos” (protesto a favor da situação é nova, mas ok). Esse bilete é tão verdade quanto o “militância do pão com mortadela + os trinta e cinco mangos por dia”.

          Muu

    • Se as manifestações de apoio foram tão expressivas, por que estão usando imagens fake, antigas ou de outros eventos como a visita do papa, nas redes sociais, para passar uma ideia de que esse movimento foi maior?

  2. Ironicamente os jornais internacionais repercutiram a manifestação anti-bozo do dia 29:

    “Repercussão internacional
    A imprensa internacional repercutiu os protestos deste sábado.

    O jornal britânico The Guardian destacou a manifestação como notícia principal do seu site durante a tarde e a noite do sábado, afirmando que esta foi a maior mobilização anti-Bolsonaro desde o início da pandemia de covid-19 no país.

    https://uploads.disquscdn.com/images/5e38aa6610dae297d9a8f275bb847d8c5323f53f48839e9aec408b9ec240e846.jpg

    Site do jornal The Gurdian com os protestos no Brasil em destaque
    CRÉDITO,REPRODUÇÃO
    Legenda da foto,
    O jornal britânico The Guardian destacou a manifestação como notícia principal do seu site

    A rede de televisão francesa France 24 destacou a queda de popularidade de Bolsonaro em meio à pandemia e o fato de o presidente ter feito pouco caso da severidade da doença, desincentivado o uso de máscaras e levantado dúvidas sobre a eficácia das vacinas, enquanto o país supera as 450 mil mortes pelo vírus.

    A rede Al Jazeera, do Catar, lembrou que os protestos acontecem enquanto o governo está sob escrutínio de uma investigação pelo Senado sobre sua atuação no combate à pandemia.

    A emissora turca TRT destacou a presença de imagens do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva em meio aos cartazes de protesto e lembrou que o petista tem se articulado com outros políticos para tentar barrar a reeleição de Bolsonaro.”

    Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57296849

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui