Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Pabllo Vittar nas notas de R$50: O dia em que inventamos uma fake news!

E-farsas

Pabllo Vittar nas notas de R$50: O dia em que inventamos uma fake news!

Veja o resultado do nosso estudo social onde mapeamos o comportamento da disseminação de uma fake news desde a sua criação até a viralização!

Como nasce uma fake news? Como são criadas? Onde vivem e do que se alimentam?

Essas e outras perguntas a respeito dos boatos virtuais são difíceis de serem respondidas, visto que várias organizações se especializaram nisso e que – além criarem suas fake news – ainda contam com uma rede de contatos para conseguirem espalhar as notícias falsas criadas!

Para tentar entender, em parte, quanto tempo leva para que uma fake news se torne viral, criamos uma nota falsa de 50 reais, com a ajuda de um editor de imagens e do talento de um dos membros do nosso grupo fechado do Facebook.

O detalhe da nota é que, no lugar da Efígie Simbólica da República, inserimos uma foto estilizada do cantor Pabllo Vittar, que ficou assim:

Montagem criada por um dos membros do nosso grupo no Facebook!

Origem

No dia 16 de fevereiro de 2018, um dos membros do nosso grupo fechado do Facebook (que pediu anonimato) publicou no grupo restrito que mantemos no WhatsApp uma reprodução da nota de 500 rupias da Tanzânia, com uma homenagem ao já falecido cantor Freddie Mercury:

Reprodução/Facebook

A partir dessa brincadeira, imaginamos como seria uma cédula com a cara de uma das maiores vítimas de boatos digitais brasileiros, o cantor drag queen Pabllo Vittar:

Imediatamente, nosso talentoso e bem humorado amigo bolou a imagem abaixo:

Montagem criada por um dos membros do nosso grupo no Facebook!

A imagem original usada na montagem foi essa, retirada do Instagram do cantor:

Reprodução/Instagram

Compare as duas imagens

Bom, montagem feita, é hora de espalhar na rede. No dia 16 de fevereiro de 2018, às 12:21, publicamos no perfil do E-farsas no Twitter a imagem adulterada, apenas com a pergunta se aquilo era verdade ou mentira:

https://twitter.com/efarsas/status/964505081587650560

Em menos de uma hora, alguns grupos humorísticos começaram a espalhar que já estava sendo encaminhada à “camêra de vereadores” um projeto da Casa da Moeda para estampar o rosto de Pabllo Vittar nas cédulas de 50 reais:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A partir dessa “notícia”, vários perfis no Twitter e no Facebook passaram a espalhar a “informação”. Muita gente espalhando apenas como brincadeira, enquanto outros compartilhavam indignados. Abaixo, a reprodução de uma postagem meio de zoeira, feita em um perfil com muitos seguidores no Twitter:

https://twitter.com/rodpocket/status/964512542533062657

Mais uma hora se passa, e os portais de notícias começam a publicar a respeito, avisando que se trata de um boato, mas nenhum deles se preocupou em saber onde a montagem surgiu. O Portal Famosos foi um dos primeiros:

O site da Rádio Metropolitana FM (SP) também alertou sobre o boato (igualmente, ignorando as possíveis origens da brincadeira):

Até os nossos parceiros do Portal R7 noticiaram a disseminação do boato. O portal também avisou que algumas pessoas haviam criado até eventos no Facebook sobre o assunto:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204116260224819&set=a.1474366837208.43874.1774824198&type=3&theater

Foram criadas também petições no Avaaz (contra e a favor da inserção do rosto de Pabllo Vittar nas notas de 50 reais):

E vídeos também pipocaram no YouTube a respeito:

https://www.youtube.com/watch?v=7bSSLV1eauY

 

Por fim, o site humorístico Sensacionalista fez uma das melhores brincadeiras a respeito dessa fake news:

Conclusão

A ideia desse artigo foi a de mostrar como é relativamente simples criar um boato digital e fazer com que ele se espalhe pela rede. Em menos de 3 horas, conseguimos fazer com que o assunto fosse um dos mais comentados na web! Além disso, vimos também como é difícil se rastrear a origem de certos boatos, visto que ninguém conseguiu chegar até os criadores da montagem! 🙂

Continue lendo
27 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo