Connect with us

E-farsas

Primeiro iPhone foi desenvolvido em 1983?

Falso

Primeiro iPhone foi desenvolvido em 1983?

Fotos mostram o que parece ser um protótipo do iPhone que teria sido inicialmente desenvolvido em 1983. Será que isso é verdadeiro ou falso?

Há alguns meses, algumas imagens de um telefone com visor digital, tela sensível ao toque e um design bastante futurista para a época (de acordo com o texto que acompanha as imagens, as fotos seriam de 1983) começaram a circular pela internet. Várias publicações na web afirmam que o aparelho seria um protótipo do que viria a ser o iPhone, o smartphone da Apple lançado somente em 2007.

Será que a empresa fundada por Steve Jobs já tinha planos de lançar o iPhone desde 1983? Será que essas fotos são verdadeiras ou falsas?

mac_phone

Uma das imagens que mostram um protótipo do primeiro iPhone da Apple! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução)

Duas das imagens que mostram um protótipo do primeiro iPhone da Apple! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução)

 

Verdadeiro ou falso?

O protótipo existiu, de fato! Mas ele não tem nada a ver com o iPhone!

As fotos que circulam por aí são, na verdade, do projeto chamado de “MacPhone”. O conceito de um telefone fixo – com fio – integrado a uma agenda, com uma tela sensível ao toque acesso à internet e (apesar da web ainda não estar ao alcance de todos na época)  foi criado pelo designer Hartmut Esslinger em 1983 quando trabalhava na Apple, mas nunca chegou a ser fabricado.

mac_phone2

Apesar do conceito de “telefonia celular” existir desde 1940, o “MacPhone” era um projeto para um telefone residencial, de linha fixa.

 

“i” de “iPhone”?

Em 1983, o iPhone (ou algo similar que começasse com “i”) ainda não estava na lista de criações da empresa de Steve Jobs. O prefixo “i” só surgiu nos produtos da Apple em 1998 com o lançamento do iMac. Em entrevista ao Cult of Mac, Ken Segall – diretor de criação que trabalhou na agência de marketing da Apple (a TBWA\Chiat\Day) – explica que em 1997 ele foi incumbido de criar uma campanha para vender o novo computador Macintosh (O nome “Macintosh” é uma homenagem às maçãs do tipo “McIntosh Red”).

Ken Segall, um dos criadores do prefixo "i"! (foto: Divulgação)

Ken Segall, um dos criadores do prefixo “i”! (foto: Divulgação)

A agência TBWA sugeriu que, como a Apple era uma empresa que “não seguia as regras” e “pensava diferente” das outras fabricantes de tecnologia da época, o slogan “Think Different” (“pense diferente”, em inglês) cairia como uma luva!

 

O primeiro produto “i” da Apple

O lema da Apple foi aceito por Steve Jobs, ao contrário do nome “iMac” sugerido por Ken Segall. Segundo Segall, Jobs havia lhe dito o novo computador era um Mac (para deixar claro que nome tinha a ver com marca Macintosh). Além disso, diz Ken, o nome tinha que mostrar que a máquina havia sido projetada para a internet e poderia ser aplicável a vários outros produtos que poderiam ser lançados no futuro.

Ah! E pra deixar um pouco mais complicada situação de Ken Segall, Jobs impôs mais uma condição: Tinha que ser rápido: A campanha tinha que estar pronta em uma semana!

Steve Jobs com um Mac! (foto: Reprodução)

Steve Jobs com um Mac! (foto: Reprodução)

Segall diz que apresentou cinco nomes para o novo computador da Apple, incluindo o “iMac” (que era o que ele mais gostava) e Steve Jobs rejeitou todos (até o “iMac”). Mas Ken foi tão persistente que acabou “ajudando” na escolha definitiva do nome.

Há muitas interpretações e lendas envolvendo o prefixo “i” nos produtos da Apple, mas Ken Segall explica que a vogal, além de indicar que o produto foi feito para a internet, também significa “individual” e “imaginativo”.

Conclusão

As fotos são reais, mas o protótipo era para um telefone fixo e não para o iPhone!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top