Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Será verdade que Hitler teve um crocodilo de estimação chamado Saturno?

Animais

Será verdade que Hitler teve um crocodilo de estimação chamado Saturno?

Será verdade que Hitler teve um crocodilo de estimação chamado Saturno?

Há muito tempo circula nas redes sociais uma história muito peculiar: Hitler teria tido um crocodilo/jacaré de estimação chamado Saturno! Numa rápida busca no Facebook, por exemplo, encontramos duas publicações da página “Fatos Desconhecidos”, datadas de setembro e outubro de 2015, onde foi feita essa afirmação.

Numa rápida busca no Facebook, por exemplo, encontramos duas publicações da página “Fatos Desconhecidos”, datadas de setembro e outubro de 2015, onde foi feita essa afirmação.

Publicação da página “Fatos Desconhecidos”.

No fim de maio de 2020, o suposto jacaré/crocodilo de Hitler morreu de velhice aos 84 anos no Zoológico de Moscou, na Rússia. Sua morte, no entanto, reacendeu a discussão se Saturno teria sido um animal de estimação de Hitler em algum momento da sua vida!

Assim sendo, fomos atrás dessa história! Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Em primeiro lugar, Saturno não era crocodilo, mas um aligátor americano. Em segundo lugar, o animal nunca pertenceu a Hitler. Não há nenhuma comprovação que o ditador alemão o mantivesse em algum espaço particular ou fosse mantido em algum zoológico como se fosse um animal de sua coleção/propriedade, muito pelo contrário. Saturno sempre foi mantido em exposição ao público.

Um Pouco de História

Saturno nasceu livre no estado norte-americano do Mississipi em 1936, mas foi capturado e levado dos Estados Unidos para a Alemanha, mais precisamente para o Jardim Zoológico de Berlim ainda naquele ano. Foi a partir daí que surgiu a lenda urbana de que Saturno era o “animal de estimação” de Adolf Hitler.

Acredita-se que essa lenda tenha tido origem num artigo escrito por Boris Akunin, um escritor russo, popular por suas histórias de ficção. Ele especulou que o animal poderia ter pertencido a Hitler e, bem, vocês sabem como as pessoas gostam de um conto popular, não é mesmo? Fato é que Saturno sempre esteve em exposição ao público, e não há nenhum indício ou registro de Hitler como seu proprietário.

Foto mostrando Saturno, mas não sabemos exatamente quando ela foi tirada.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Jardim Zoológico de Berlim foi praticamente destruído, mas Saturno milagrosamente sobreviveu aos bombardeios juntamente com alguns outros animais. Ao final da guerra, a área onde o Zoológico de Berlim estava localizado ficou sob a jurisdição da Zona Britânica de Ocupação. Em 1946, soldados britânicos encontraram Saturno e o levaram para Leipzig, então parte da Zona Soviética de Ocupação, onde o animal foi entregue aos soviéticos.

Veterinário do Zoológico de Moscou Afirmou que o Saturno Nunca Foi um Animal de Estimação de Hitler

Em fevereiro de 2017, uma equipe do site “Russian Beyond” um braço midiático da agência estatal russa RIA Novosti entrevistou o herpetólogo Dmitry Vasilyev, veterinário há 30 anos no Zoológico de Moscou. Dmitry foi enfático ao dizer que Saturno nunca foi o animal de estimação de Hitler, mas, muito provavelmente ambos se cruzaram em algum visita de Hitler ao zoológico de Berlim.

Dmitry foi enfático ao dizer que Saturno nunca foi o animal de estimação de Hitler, mas, muito provavelmente ambos se cruzaram em algum visita de Hitler ao zoológico de Berlim.

A Propaganda Nazista

Cabe destacar nesse ponto, que a propaganda nazista “vendia” Hitler como um amante do animais. Ele era constantemente fotografado ao lado de animais, especialmente cães pastores alemães. Há quem diga também que Hitler costumava visitar o zoológico de Berlim, mas, de qualquer forma, Saturno nunca pertenceu a qualquer coleção particular do ditador.

Foto de Heinrich Hoffmann, fotógrafo oficial de Hitler, mostrando o ditador alemão alimentando um cervo.

Hitler era constantemente fotografado ao lado de animais, especialmente cães pastores alemães.

A título de curiosiodade, Saturno sobreviveu a vários incidentes ao longo de sua vida, desde bombardeios, inundações até visitantes que atiraram pedras e garrafas de vidro nele. Enfim, ele foi, de fato, um sobrevivente do tempo e da ação humana.

As Desastrosas Publicações da Página “Fatos Desconhecidos”

Para finalizar, as duas publicações da página “Fatos Desconhecidos” são desastrosas por três motivos:

  1. Saturno nunca foi um animal de estimação de Hitler.
  2. Em 2015, Saturno não tinha 85 anos de idade.
  3. A foto utilizada na publicação de setembro de 2015 não é de Saturno, muito menos de um aligátor, mas de um crocodilo americano. A publicação de outubro daquele ano também não é de Saturno, embora, aparentemente, seja um aligátor.

Conclusão

Falso! Em primeiro lugar, Saturno não era crocodilo, mas um aligátor americano. Em segundo lugar, o animal nunca pertenceu a Hitler. Não há nenhuma comprovação que o ditador alemão o mantivesse em algum espaço particular ou fosse mantido em algum zoológico como se fosse um animal de sua propriedade, muito pelo contrário.

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

3 Comentários

3 Comments

  1. Claudio Tavares

    6 de julho de 2020 em 10:35

    Faltou acrescentar se a informação de que Saturno estaria vivo, é verdadeira. Isso, sim, seria espetacular.

  2. Alligator

    6 de julho de 2020 em 14:51

    Só faltou acrescentar que o “crocodilo” tinha um anel.

    • Praçódia, o Grande

      6 de julho de 2020 em 22:56

      Na verdade ele está é de olho em Uranus. Cuidado com seu anel!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo