Há muito tempo circula nas redes sociais uma história muito peculiar: Hitler teria tido um crocodilo/jacaré de estimação chamado Saturno! Numa rápida busca no Facebook, por exemplo, encontramos duas publicações da página “Fatos Desconhecidos”, datadas de setembro e outubro de 2015, onde foi feita essa afirmação.

Numa rápida busca no Facebook, por exemplo, encontramos duas publicações da página “Fatos Desconhecidos”, datadas de setembro e outubro de 2015, onde foi feita essa afirmação.

Publicação da página “Fatos Desconhecidos”.
No fim de maio de 2020, o suposto jacaré/crocodilo de Hitler morreu de velhice aos 84 anos no Zoológico de Moscou, na Rússia. Sua morte, no entanto, reacendeu a discussão se Saturno teria sido um animal de estimação de Hitler em algum momento da sua vida!
Assim sendo, fomos atrás dessa história! Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Em primeiro lugar, Saturno não era crocodilo, mas um aligátor americano. Em segundo lugar, o animal nunca pertenceu a Hitler. Não há nenhuma comprovação que o ditador alemão o mantivesse em algum espaço particular ou fosse mantido em algum zoológico como se fosse um animal de sua coleção/propriedade, muito pelo contrário. Saturno sempre foi mantido em exposição ao público.
Um Pouco de História
Saturno nasceu livre no estado norte-americano do Mississipi em 1936, mas foi capturado e levado dos Estados Unidos para a Alemanha, mais precisamente para o Jardim Zoológico de Berlim ainda naquele ano. Foi a partir daí que surgiu a lenda urbana de que Saturno era o “animal de estimação” de Adolf Hitler.
Acredita-se que essa lenda tenha tido origem num artigo escrito por Boris Akunin, um escritor russo, popular por suas histórias de ficção. Ele especulou que o animal poderia ter pertencido a Hitler e, bem, vocês sabem como as pessoas gostam de um conto popular, não é mesmo? Fato é que Saturno sempre esteve em exposição ao público, e não há nenhum indício ou registro de Hitler como seu proprietário.

Foto mostrando Saturno, mas não sabemos exatamente quando ela foi tirada.
Entre em contato com o E-farsas
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Jardim Zoológico de Berlim foi praticamente destruído, mas Saturno milagrosamente sobreviveu aos bombardeios juntamente com alguns outros animais. Ao final da guerra, a área onde o Zoológico de Berlim estava localizado ficou sob a jurisdição da Zona Britânica de Ocupação. Em 1946, soldados britânicos encontraram Saturno e o levaram para Leipzig, então parte da Zona Soviética de Ocupação, onde o animal foi entregue aos soviéticos.
Veterinário do Zoológico de Moscou Afirmou que o Saturno Nunca Foi um Animal de Estimação de Hitler
Em fevereiro de 2017, uma equipe do site “Russian Beyond” — um braço midiático da agência estatal russa RIA Novosti — entrevistou o herpetólogo Dmitry Vasilyev, veterinário há 30 anos no Zoológico de Moscou. Dmitry foi enfático ao dizer que Saturno nunca foi o animal de estimação de Hitler, mas, muito provavelmente ambos se cruzaram em algum visita de Hitler ao zoológico de Berlim.

Dmitry foi enfático ao dizer que Saturno nunca foi o animal de estimação de Hitler, mas, muito provavelmente ambos se cruzaram em algum visita de Hitler ao zoológico de Berlim.
A Propaganda Nazista
Cabe destacar nesse ponto, que a propaganda nazista “vendia” Hitler como um amante do animais. Ele era constantemente fotografado ao lado de animais, especialmente cães pastores alemães. Há quem diga também que Hitler costumava visitar o zoológico de Berlim, mas, de qualquer forma, Saturno nunca pertenceu a qualquer coleção particular do ditador.

Foto de Heinrich Hoffmann, fotógrafo oficial de Hitler, mostrando o ditador alemão alimentando um cervo.

Hitler era constantemente fotografado ao lado de animais, especialmente cães pastores alemães.
A título de curiosiodade, Saturno sobreviveu a vários incidentes ao longo de sua vida, desde bombardeios, inundações até visitantes que atiraram pedras e garrafas de vidro nele. Enfim, ele foi, de fato, um sobrevivente do tempo e da ação humana.
As Desastrosas Publicações da Página “Fatos Desconhecidos”
Para finalizar, as duas publicações da página “Fatos Desconhecidos” são desastrosas por três motivos:
- Saturno nunca foi um animal de estimação de Hitler.
- Em 2015, Saturno não tinha 85 anos de idade.
- A foto utilizada na publicação de setembro de 2015 não é de Saturno, muito menos de um aligátor, mas de um crocodilo americano. A publicação de outubro daquele ano também não é de Saturno, embora, aparentemente, seja um aligátor.
Conclusão
Falso! Em primeiro lugar, Saturno não era crocodilo, mas um aligátor americano. Em segundo lugar, o animal nunca pertenceu a Hitler. Não há nenhuma comprovação que o ditador alemão o mantivesse em algum espaço particular ou fosse mantido em algum zoológico como se fosse um animal de sua propriedade, muito pelo contrário.