Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Será verdade que Jeanine Añez declarou ter traços arianos e nórdicos?

Falso

Será verdade que Jeanine Añez declarou ter traços arianos e nórdicos?

Será verdade que Jeanine Añez declarou ter traços arianos e nórdicos?

Assim que publicamos um artigo verificando a autenticidade de uma série de tuítes supostamente atribuídos a Jeanine Añez, a autoproclamada presidente interina da Bolívia, uma usuária no Twitter nos questionou sobre uma declaração, na qual Jeanine teria dito, que tinha “traços arianos e nórdicos, e que não tinha nada a ver com as indígenas bolivianas”!

Confira a suposta declaração, abaixo:

Suposta declaração de Jeanine Añez que vem circulando nas redes sociais.

Assim sendo, fomos atrás e resolvemos falar separadamente sobre essa suposta declaração! O resultado vocês conferem a seguir!

Quem Divulgou Essa Suposta Declaração de Jeanine Añez?

Numa rápida pesquisa em mecanismos de busca verificamos que essa imagem de Jeanine Añez, juntamente com a suposta declaração, repercutiu em perfis no Twitter (1 | 2 | 3 ), sites na internet (1 | 2 | 3) e numa determinada página no Facebook – com mais de 600 mil seguidores – alegadamente destinada “a divulgação de conteúdo histórico baseado em pesquisa acadêmica, com fins didáticos e de entretenimento”.

Lista de alguns sites e perfis em redes sociais que disseminaram a suposta declaração.

Embora a página do Facebook já tenha deletado a publicação, ainda é possível encontrar rastros de sua existência no Google.

Ainda é possível encontrar rastros da publicação que foi ventilada na página “Imagens & História 2.0”, no Facebook.

Além dessa página, a suposta declaração de Jeanine também ganhou força através do perfil oficial do Carlos Minc, deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSB, no Twitter! Diga-se de passagem, o perfil possui mais de 83 mil seguidores!

Enfim, fato é que seu tuíte já obteve mais de 1.700 compartilhamentos desde ontem (16)!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A suposta declaração de Jeanine também ganhou força através do perfil do Carlos Minc.

Entretanto, será que Jeanine Añez deu mesmo essa declaração? Será que ela foi tirada de contexto? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Jeanine Añez nunca deu essa declaração! Na verdade, trata-se de uma manipulação digital feita a partir de uma imagem contendo uma outra frase, que foi publicada pela página do jornal Argentino “Clarín”, no Facebook, no dia 13 de novembro de 2019 (1 | 2)!

A imagem e a declaração original de Jeanine Añez, que foi divulgada pela página do Clarín, no Facebook.

Eis o que Jeanine Añez realmente disse, devidamente traduzido:

Não aceitarei outra saída que não sejam as eleições democráticas

Um detalhe interessante é que na imagem manipulada digitalmente é mencionado “coyas bolivianas“.A palavra “coya” geralmente refere-se ao grupo culturalmente sincrético e homogêneo de povos andinos indígenas das províncias do noroeste da Argentina, principalmente Jujuy, Salta e Catamarca. Contudo, na Bolívia, a palavra assumiu um significado ambíguo e foi usada no leste do país para generalizar, pejorativamente e erroneamente, aqueles que vivem ou nasceram no Altiplano boliviano.

Vale a pena destacar nesse ponto, que a Bolívia possui grandes divisões culturais entre as regiões leste e oeste do país. A palavra “coya” pode soar tanto como um insulto a muitos bolivianos (beirando o racismo, por assim dizer), quanto pode ser usada como motivo de orgulho e identificação com suas origens.

Conclusão

Falso! Jeanine Añez nunca deu essa declaração! Na verdade, trata-se de uma manipulação digital feita a partir de uma imagem contendo uma outra frase, que foi publicada pela página do jornal Argentino Clarín, no Facebook, no dia 13 de novembro de 2019.

Continue lendo

Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

17 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo