11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Será verdade que Jeanine Añez declarou ter traços arianos e nórdicos?

- Publicidade -

Assim que publicamos um artigo verificando a autenticidade de uma série de tuítes supostamente atribuídos a Jeanine Añez, a autoproclamada presidente interina da Bolívia, uma usuária no Twitter nos questionou sobre uma declaração, na qual Jeanine teria dito, que tinha “traços arianos e nórdicos, e que não tinha nada a ver com as indígenas bolivianas”!

Confira a suposta declaração, abaixo:

Suposta declaração de Jeanine Añez que vem circulando nas redes sociais.

Assim sendo, fomos atrás e resolvemos falar separadamente sobre essa suposta declaração! O resultado vocês conferem a seguir!

Quem Divulgou Essa Suposta Declaração de Jeanine Añez?

Numa rápida pesquisa em mecanismos de busca verificamos que essa imagem de Jeanine Añez, juntamente com a suposta declaração, repercutiu em perfis no Twitter (1 | 2 | 3 ), sites na internet (1 | 2 | 3) e numa determinada página no Facebook – com mais de 600 mil seguidores – alegadamente destinada “a divulgação de conteúdo histórico baseado em pesquisa acadêmica, com fins didáticos e de entretenimento”.

Lista de alguns sites e perfis em redes sociais que disseminaram a suposta declaração.

Embora a página do Facebook já tenha deletado a publicação, ainda é possível encontrar rastros de sua existência no Google.

Ainda é possível encontrar rastros da publicação que foi ventilada na página “Imagens & História 2.0”, no Facebook.

Além dessa página, a suposta declaração de Jeanine também ganhou força através do perfil oficial do Carlos Minc, deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSB, no Twitter! Diga-se de passagem, o perfil possui mais de 83 mil seguidores!

Enfim, fato é que seu tuíte já obteve mais de 1.700 compartilhamentos desde ontem (16)!

- Publicidade -

A suposta declaração de Jeanine também ganhou força através do perfil do Carlos Minc.

Entretanto, será que Jeanine Añez deu mesmo essa declaração? Será que ela foi tirada de contexto? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Jeanine Añez nunca deu essa declaração! Na verdade, trata-se de uma manipulação digital feita a partir de uma imagem contendo uma outra frase, que foi publicada pela página do jornal Argentino “Clarín”, no Facebook, no dia 13 de novembro de 2019 (1 | 2)!

A imagem e a declaração original de Jeanine Añez, que foi divulgada pela página do Clarín, no Facebook.

Eis o que Jeanine Añez realmente disse, devidamente traduzido:

Não aceitarei outra saída que não sejam as eleições democráticas

Um detalhe interessante é que na imagem manipulada digitalmente é mencionado “coyas bolivianas“.A palavra “coya” geralmente refere-se ao grupo culturalmente sincrético e homogêneo de povos andinos indígenas das províncias do noroeste da Argentina, principalmente Jujuy, Salta e Catamarca. Contudo, na Bolívia, a palavra assumiu um significado ambíguo e foi usada no leste do país para generalizar, pejorativamente e erroneamente, aqueles que vivem ou nasceram no Altiplano boliviano.

Vale a pena destacar nesse ponto, que a Bolívia possui grandes divisões culturais entre as regiões leste e oeste do país. A palavra “coya” pode soar tanto como um insulto a muitos bolivianos (beirando o racismo, por assim dizer), quanto pode ser usada como motivo de orgulho e identificação com suas origens.

Conclusão

Falso! Jeanine Añez nunca deu essa declaração! Na verdade, trata-se de uma manipulação digital feita a partir de uma imagem contendo uma outra frase, que foi publicada pela página do jornal Argentino Clarín, no Facebook, no dia 13 de novembro de 2019.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

18 COMENTÁRIOS

  1. Discordo! Vocês descobriram a origem da fotografia, nada mais. Isto não prova nada. É como se vocês pegassem um quadro renascentista que retrata Cristo Louro (Giotto, por exemplo), e afirmassem que Cristo que nasceu na Palestina, é uma farsa.

    • Olá Francisco! Não há nenhum tuíte, publicação, documento ou gravação em que Jeanine Añez tenha dito isso.
      A frase foi simplesmente inventada e introduzida numa imagem publicada pelo Clarín, onde havia uma declaração totalmente diferente.

      O fato de você concordar ou não é irrelevante neste caso. Se acredita que estamos errados, por favor nos forneça provas ao invés de uma mera opinião.

  2. Discordo! Vocês descobriram a origem da fotografia, nada mais. Isto não prova nada. É como se vocês pegassem um quadro renascentista que retrata Cristo Louro (Giotto, por exemplo), e afirmassem que Cristo que nasceu na Palestina, é uma farsa.

    • Olá Francisco! Não há nenhum tuíte, publicação, documento ou gravação em que Jeanine Añez tenha dito isso.
      A frase foi simplesmente inventada e introduzida numa imagem publicada pelo Clarín, onde havia uma declaração totalmente diferente.

      O fato de você concordar ou não é irrelevante neste caso. Se acredita que estamos errados, por favor nos forneça provas ao invés de uma mera opinião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui