21.3 C
São Paulo
domingo, dezembro 4, 2022

Sombra de uma criança pulverizada pela bomba atômica em Nagasaki! Será verdade?

- Publicidade -

Será verdadeira ou falsa a foto que mostra uma sombra de uma criança que teria sido impressa numa parede após ela ser pulverizada pela explosão atômica em Nagasaki?

A imagem surgiu nas redes sociais no final de setembro de 2020 e mostra a silhueta de uma criança pulando corda desenhada em um muro. De acordo com o texto que acompanha a foto, a cena seria o resultado da explosão de uma bomba atômica jogada pelos Estados Unidos na cidade de Nagasaki, no Japão, que teria pulverizado a criança e deixado apenas a sua sombra estampada na parede!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto que acompanha a imagem: “Foto de uma criança brincando de pular corda em Nagasaki, depois de ser pulverizada por uma bomba nuclear lançada pelos Estados Unidos” (Foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos bombardearam as cidades de Hiroshima e Nagasaki, sendo esse o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis. Os ataques deixaram cerca de 246 mil mortos nas duas cidades e demais áreas afetadas pelos efeitos devastadores das bombas.

O calor gerado pela bomba de Hiroshima causou o ‘efeito sombra’ em locais distantes até 2 km do epicentro do bombardeio, como podemos ver na foto abaixo:

(Fotos: Reprodução/Wikipédia)

No entanto, nem todas as fotos de sombras em paredes que circulam pela web são dessa mesma ocasião. No caso dessa foto compartilhada em páginas do Facebook em setembro de 2020, trata-se de uma imagem criada com ajuda de computação gráfica chamada “Innocent Shadow”.

O criador da imagem, Mark, explica tudo direitinho o passo-a-passo no seu site pessoal. A ilustração foi criada usando um software chamado POV-Ray, um programa de rastreamento de luz e sombras gratuito disponível para a maioria das plataformas que pode gerar uma ampla gama de imagens a partir de arquivos de descrição de texto.

- Publicidade -

Imagem usada para gerar a sombra

A imagem criada por esse ex-engenheiro da NASA é colorida, mas foi compartilhada em preto-e-branco para dar um ar mais triste à cena:

Ilustração gerada pelo ex-engenheiro da NASA (foto: Reprodução)

Conclusão   

A foto mostrando a sombra de uma criança estampada em um muro não tem nenhuma relação com as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Trata-se de uma ilustração feita com ajuda de computação gráfica para demonstrar o poder computacional de um software!

*Com a contribuição de Thiago Lucas

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui