Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Uma enfermeira foi agredida por bolsonaristas quando voltava do trabalho?

Crimes

Uma enfermeira foi agredida por bolsonaristas quando voltava do trabalho?

Uma enfermeira foi agredida por bolsonaristas quando voltava do trabalho?

Desde ontem (2), uma publicação vem viralizando nas redes sociais, mais especificamente no Facebook, sobre uma enfermeira que teria sido agredida por “bolsonaristas” quando voltava do trabalho (arquivo).

Na foto, a suposta enfermeira aparece como o rosto bem machucado, mas não foram mencionados mais detalhes sobre o caso. Não foi divulgado seu nome, a cidade onde a agressão teria acontecido, a data ou qualquer outra informação mais relevante. Ainda assim, isso não impediu que a foto e a narrativa viralizasse e obtivesse mais de 700 compartilhamentos em menos de 12 horas.

Publicação disseminada no Facebook.

Enfim, será que essa agressão realmente aconteceu aqui no Brasil? Estamos realmente diante de uma profissional da área da saúde? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A narrativa em que “bolsonaristas” teriam agredido a mulher que aparece na foto, em razão da COVID-19, é falsa. Na verdade, essa foto foi publicada no dia 22 de abril de 2020, num perfil mexicano do Twitter (arquivo) chamado “*(M)(A)(T)(A)(D)(O)(R)*” (@Matador08640286).  O perfil do usuário destina-se prioritariamente a disseminação de conteúdo político e claramente mostra-se um apoiador do atual presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador.

Tuíte do usuário “(M)(A)(T)(A)(D)(O)(R)”.

No tuíte o usuário menciona que o nome da mulher seria “Claudia Mira”, e teria sido atacada por “sujeitos ignorantes” assim que saiu de seu turno num hospital. A mulher teria passado na mesma calçada onde os agressores estavam, e teria sido agredida sob o pretexto que ela estaria expondo-os ao COVID-19.

A Mulher que Aparece na Foto é uma Profissional da Área da Saúde?

Entretanto, temos um enorme problema aqui. Não há nenhuma comprovação que a mulher que aparece na foto seja uma profissional da área da Saúde! Isso porque, quase que imediatamente após a publicação, o perfil da Procuradoria Geral da Cidade do México solicitou mais informações sobre a suposta ocorrência.

Foi questionado por duas vezes se a suposta ação tinha ocorrido na Cidade do México. No entanto, houve apenas o silêncio por parte do usuário e das demais pessoas que comentaram no tuíte.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O o perfil da Procuradoria Geral da Cidade do México solicitou mais informações sobre a suposta ocorrência, mas não houve respostas.

Outros usuários e o site de um jornal mexicano também compartilharam essa foto, mas não ofecereram mais informações.

Houve até quem dissesse que a ação teria acontecido no Estado do México, mas ao ser questionado em que parte do estado isso teria acontecido, novamente, não houve qualquer resposta. Portanto, não há nenhuma informação confiável de que a mulher que aparece na foto seja uma profissional da área da Saúde, tenha sido realmente agredida por uma questão de intolerância relacionada a COVID-19, tampouco seja, de fato, mexicana.

Houve até quem dissesse que a ação teria acontecido no Estado do México, mas ao ser questionado em que parte do estado isso teria acontecido, novamente, não houve qualquer resposta.

O que sabemos de mais concreto é que a mulher que aparece na foto não foi agredida por “bolsonaristas” em razão da COVID-19, visto que já havia uma narrativa anterior relacionada ao México, além da ausência de indícios, anteriores ou posteriores a disseminação da foto por parte desse perfil mexicano, de que ela represente uma ocorrência desse gênero, independentemente de sua motivação, no Brasil.

Conclusão

Falso! A narrativa em que “bolsonaristas” teriam agredido a mulher que aparece na foto, em razão da COVID-19, é falsa. Na verdade, essa foto foi publicada no dia 22 de abril de 2020, num perfil mexicano do Twitter. No tuíte o usuário disse que a mulher, uma suposta profissional mexicana da área da Saúde, teria sido atacada por “sujeitos ignorantes” assim que saiu de seu turno num hospital. A mulher teria passado na mesma calçada onde os agressores estavam, e teria sido agredida sob o pretexto que ela estaria expondo-os ao COVID-19.

No entanto, desde então nenhuma outra informação mais relevante foi mencionada. Não há nenhuma informação confiável de que a mulher que aparece na foto seja uma profissional da área da Saúde, tenha sido realmente agredida por intolerância relacionada a COVID-19, tampouco seja, de fato, mexicana.

O que sabemos de mais concreto é que a mulher que aparece na foto não foi agredida por “bolsonaristas” em razão da COVID-19, visto que já havia uma associação anterior relacionada ao México, além da ausência de indícios, anteriores ou posteriores a disseminação da foto por parte desse perfil mexicano, de que ela represente uma ocorrência desse gênero, independentemente de sua motivação, no Brasil.

Continue lendo
11 Comentários

11 Comments

  1. Maria

    3 de maio de 2020 em 15:08

    Hummmmm…:| A esta altura do campeonato, não dá para saber se foram os Esquedalhas que soltaram essa Fake News. Os Bolsomínions estão CHEIO DE INIMIGOS e a cada dia piora, especialmente depois das demissões de Mandetta e Moro. Tem até “FOGO AMIGO” (Friendly Fire) ou TRETAS entre eles como, por exemplo, desentendimentos entre Carla Zambelli (PSL-SP) e o famigerado blogueiro FAJUTO do Terça Livre, Allan dos Santos (links abaixo). YouTubers influenciadores de Direita e Extrema Direita, como Nando Moura e Mamãe Falei, também se voltaram contra os Bolsomínions. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    https://twitter.com/CarlaZambelli38/status/1203845949749186560

    https://twitter.com/allantercalivre/status/1124875283704766465

  2. Renan dos Santos

    4 de maio de 2020 em 0:29

    Quem esses vermes teriam votado se estivessem no Brasil né

  3. Corongão

    4 de maio de 2020 em 18:27

    Eu conheco vários que espalharam esse fake no whatsapp e quebraram a cara.

  4. Corongão

    4 de maio de 2020 em 19:33

    Talvez dê para dar um pequeno “desconto” para as pessoas que compartilham fake news envolvendo esse tipo de violência por parte de bolsonaristas, pois é muito fácil de acreditar nisso, já que eles consideram uma virtude ser truculento. Caso contrário, não seriam tão fanáticos pelo “mito”. Se bobear, são alguns deles mesmos que criam esses fakes para “se exibirem”. Tem louco pra tudo.

    • Maria

      5 de maio de 2020 em 8:33

      @Corongão , Bolsomínions criando Fake News contra eles mesmos? Hummmmmm… 😐 É possível, só que eu acho ESTUPIDAMENTE ARRISCADO isso daí. É como acender um fósforo num paiol cheio de pólvora ou gasolina ou, ainda, brincar de roleta russa com somente um vazio no tambor. 😐 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Corongão

        5 de maio de 2020 em 15:08

        Alguns deles são extremamente alienados, profundamente perturbados, com uma visão totalmente distorcida da realidade, sem noção e até mesmo neonazistas. Eu espero qualquer coisa vinda deles…

  5. Tereza

    7 de maio de 2020 em 0:37

    Já vi uma foto de uma enfermeira parecida com essa, mas dizia que eram marca das máscaras que tinham que usar para atender pacientes baixados no hospital por Covid-19!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo